top of page

Como economizar combustível? 5 dicas simples para começar agora

Atualizado: 28 de mar.

economia de combustível

Quem não quer economizar no combustível do carro? Afinal, esse é o principal gasto recorrente que o motorista tem com o veículo.


É comum as pessoas buscarem por tipos de combustíveis mais baratos e postos que ofereçam preços melhores. Talvez o que você muitas vezes não se atenta é que economizar no combustível também depende da forma como dirige.


Dar partidas e frear de forma súbita, por exemplo, fazem o veículo consumir mais combustível. Acelerar muito e percorrer lugares íngremes também. Mas existem outras atitudes que também influenciam.


Confira 5 atitudes que você pode começar a fazer a partir de hoje para reduzir os custos e aliviar seu bolso.


1 – Cuide com a troca de marcha

Trocar a marcha na rotação correta do motor pode auxiliar bastante no consumo. Se você pisa muito no acelerador com uma velocidade incorreta, o gasto de gasolina aumenta. Isso porque o motor precisará compensar com mais consumo para chegar na rotação certa.


Para trocar de marcha corretamente, fique de olho no velocímetro, também conhecido como conta-giros do painel do carro. É ele quem vai controlar e mostrar para o motorista o limite da potência da marcha. A medida que ele usa para isso são as rotações por minuto (RPM).


consumo de combustível

Cada carro possui uma numeração, que consta no manual do proprietário. O conta-giros geralmente vai do número 1 ao 8, mas isso varia de acordo com a potência do motor. Normalmente ele apresenta variações de cor no painel.


A cor verde indica uma aceleração correta, o que significa mais força do motor e menos consumo de combustível. A cor amarela indica que a velocidade não é a ideal. Consequentemente pode haver aumento no consumo de combustível e forçar o motor do carro. Já a cor vermelha é alerta! A rotação está errada, há um aumento de consumo de combustível e o motor do carro pode até fundir.


Motores que são equipados com injeção eletrônica podem sofrer um corte de injeção para preservar o motor caso a faixa vermelha seja ultrapassada. Isso significa que o combustível pode ser cortado e o carro é desligado.


Já se o seu veículo não possui um conta-giros, você pode se basear pela velocidade:


- Para sair com o carro e até alcançar 15 ou 20 km/h, utilize a primeira marcha.

- De 20 até 30 km/h, utilize a segunda marcha.

- Troque para a terceira até 40 ou 45 km/h.

- Depois dessa velocidade, acione a quarta marcha e permaneça nela até 60 km/h.

- Ao ultrapassar os 60 km/h, troque para a quinta marcha.


2 – Verifique a calibragem correta antes de rodar

Pneus com falta de pressão influenciam diretamente no consumo de combustível. Quando um pneu está descalibrado, a borracha fica mais em contato com o solo, se arrastando pelo chão. Isso faz com o que o carro precise gerar mais força para se mover.


Ou seja, serão mais rotações do motor para atingir a velocidade esperada. Isso tudo aumenta o consumo do combustível. O aumento pode chegar a 20% a mais de combustível.


Além disso, você vai desgastar o pneu mais rapidamente e diminuir a vida útil do produto. Mais um peso no bolso. Somado a isso tudo, pneus murchos também são prejudiciais ao meio ambiente, pois emitem mais CO2 na atmosfera.


O número correto da pressão do pneu consta no manual do veículo. Ele é informado também em adesivos que ficam na parte externa e interna do pneu. Programe-se para calibrar os pneus pelo menos uma vez por mês.


3 – Verifique a etiqueta do Inmetro do pneu

Etiqueta do Inmetro de um Pneu

Para se mover, o veículo faz uma força de tração contra o chão. Quanto mais força ele tiver de fazer, mais combustível ele vai consumir. O item que pode auxiliar o veículo neste sentido é o pneu. Pneus mais eficientes são aqueles que possuem melhores índices de resistência ao rolamento.

A resistência do pneu ao rolamento indica a facilidade com que o pneu gira em torno do rolamento. Quanto menor a resistência, mais eficiente é o pneu. Ou seja: mais economia de combustível para o seu veículo. A escala vai de A à G, sendo A mais eficiente e G, menos eficiente.



É importante saber que rodas desalinhadas também provocam maior resistência aos rolamento dos pneus. Por isso, alinhe o carro a cada 10 mil quilômetros. Mas se antes de atingir essa marca, você perceber algo diferente nos pneus, procure um mecânico. Melhor não arriscar.


4 – Não acelere parado no semáforo

Muitos motoristas continuam acelerando o carro quando estão parados em um semáforo. Não faça isso! Essa atitude colabora bastante para o esvaziamento do tanque do veículo. Para se manter ligado, o carro já consome combustível. O consumo aumenta se o motor precisar fazer uma força maior, como na aceleração.


O sinal ficou vermelho? Antes de frear completamente, desacelere o carro. Isso tende ajudar bastante na economia de combustível. Quanto mais suave e uniforme você dirigir, mais você irá economizar.


5 – Cheque o filtro do ar do carro

O filtro de ar do carro tem a função de impedir que as partículas de poeira e sujeira do ar externo entrem no carro. Isso interfere diretamente no consumo de combustível.


filtro de ar

Quando o filtro de ar está muito sujo ele diminui ou impede a passagem de oxigênio para o motor do veículo. Com um fluxo de ar menor para fazer a combustão, a central elétrica compensa essa falta com mais combustível. Ou seja, aumenta o consumo e ainda diminui o rendimento.


Então, a dica é seguir a quilometragem indicada pelo fabricante para fazer a substituição do filtro de ar. Caso você utilize o veículo diariamente em estradas de terra, pegue muito trânsito ou more em lugares com muita poluição, o filtro deve ser trocado antes. Por isso, vale sempre checar as condições da peça com um mecânico.


E aí, gostou das dicas?


Quer fazer um controle dos gastos que você tem com seu veículo? Então clique no botão abaixo que enviamos para você.


Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)

4.002 visualizações0 comentário
bottom of page