A General Tire, marca do grupo Continental, lançou em junho de 2021 os novos pneus de passeio: Altimax One e Altimax One S. A marca, que é reconhecida pelos seus pneus off road, já trabalhava com pneus de passeio e passa a investir pesado neste segmento para um novo posicionamento de mercado.
Os novos pneus Altimax One e Altimax One S têm um visual mais esportivo, com um apelo mais agressivo. A linha conseguirá atender cerca de 90% da frota de carros de passeio no Brasil e também alguns importados. Isso porque estará disponível em 22 medidas de pneus: do aro 13 ao aro 18.
A maioria dos pneus Altimax One e One S conta com protetor de roda. Nada mais é do que um ressalto de borracha que fica na lateral do pneu e protege ele e a roda de arranhões devido a batidas em meio-fio, buracos ou coisas do tipo. No caso dos novos pneus da General Tire, os pneus que possuem essa proteção estão identificados com a sigla FR. Exemplo: 205/55R16 91V FR ALTIMAX ONE S.
O Altimax One e o Onse S chegam como sucessores do Altimax RT, HP e UHP e também os Evertrek RT e HP. Os pneus melhoraram em todos os requisitos em que foram testados, como é o caso da frenagem no molhado. Além disso, contam com duas tecnologias inovadoras que ajudam o consumidor a identificar falta de alinhamento e hora de trocar o pneu.
Continue com a gente para descobrir todas as melhorias e as novas tecnologias desses pneus.
Etiqueta do Inmetro do Altimax One e Altimax One S
A principal mudança nos índices da etiqueta do Inmetro do Altimax One e One S é no mais importante deles: aderência em pista molhada.
Os pneus antecessores possuíam um índice E, em uma escala que vai de A a G (sendo A o mais eficiente). Já os novos pneus da General Tire subiram “duas casas” e possuem índice C de aderência em pista molhada. Isso traz muito mais segurança ao consumidor.
Tecnologia na banda de rodagem do Altimax One e Altimax One S
Os novos pneus passaram por quatro principais modificações em suas bandas de rodagem:
Novo composto de sílica. O composto de sílica é o que há de mais moderno em tecnologia para o pneu. O composto usado pela General no Altimax One e One S melhora a quilometragem, traz benefícios à resistência ao rolamento e desempenho dos pneus no molhado.
Blocos centrais. Os blocos centrais da banda de rodagem estão mais rígidos, o que permite uma condução mais esportiva e mais segura do veículo em dias secos.
Desenho dos sulcos. O desenho dos sulcos da banda de rodagem melhoraram o escoamento da água pelo pneu em dias de chuva. Os resultados foram a melhora no índice de aderência, mais segurança e melhor dirigibilidade ao motorista.
Banda assimétrica. A banda de rodagem dos novos pneus possuem desenhos assimétricos, o que torna mais regular o desgaste do pneu.
Altimax One e Altimax One S: Tecnologias para auxiliar o motorista
Outras três grandes novidades nos pneus Altimax One e One S são os indicadores na banda de rodagem, que ajudam o motorista a saber a condição dos pneus. O RTM e o WWI indicam o desgaste do pneu, já o VAI sinaliza o alinhamento dos pneus.
O RTM (Replacement Tire Monitor), em tradução livre para o português “Monitor de Substituição de Pneu”. Ele é um indicador mais visual e complementar ao TWI, a sinalização que indica o momento de trocar o pneu.
Como o TWI são pequenas marcações de borracha dispostas ao longo da banda de rodagem, alguns motoristas podem ter dificuldade de encontrá-las ou dúvidas sobre o real momento da troca.
O RTM é um jeito mais fácil de fazer isso. Funciona assim: No meio da banda de rodagem estará escrito “Replacement Tire Monitor”. Conforme o pneu for rodando e se desgastando, parte das palavras vão sumindo. Quando na banda aparecer apenas as palavras “Replace” e “Tire” estará na hora de trocar os pneus.
O WWI (Wet Wear Indicator) ou “Indicador de Desgaste Úmido”, em português, também complementa o TWI. No entanto, ele é um indicador específico para o desempenho do pneu em pista molhada. Trata-se de sinalizações de borracha, na cor vermelha, dispostas na banda de rodagem.
Quando o pneu atinge essas marcações, significa que a performance do pneu em pistas molhadas não será tão eficiente. Não é necessariamente um indicativo de troca de pneu. Ele ainda poderá rodar com segurança, pois neste ponto o TWI ainda não foi alcançado. No entanto, não terá uma performance tão boa em pista molhada quanto um pneu novo.
Por fim, o VAI (Visual Alignment Indicator) ou Indicador Visual de Alinhamento, como o próprio nome já diz, indica como está o alinhamento dos pneus. No Altimax One e One S irá constar duas vezes a sigla VAI, lado a lado, na banda de rodagem.
Depois de um tempo, conforme o carro for rodando, os dois indicativos irão sumir. Se o pneu estiver inclinado para um lado, o VAI irá sumir em apenas um lado do pneu. Isso significa que os pneus estão desalinhados e por isso estão se desgastando de forma irregular.
Qual a vantagem desse indicador? Perceber o desalinhamento e corrigi-lo com manutenção preventiva. É comum que os pneus cheguem ao fim de sua vida útil apenas de um lado, com boa quantidade de borracha ainda do outro lado. Neste caso, é preciso fazer a troca “prematura” do pneu, mesmo havendo borracha para consumir. Com essa tecnologia, que é exclusiva da General Tire, é possível aumentar a vida útil do pneu, aproveitando ao máximo sua matéria-prima.
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