top of page

Coronavírus: 5 cuidados indispensáveis com o carro durante a pandemia

Atualizado: 28 de mar.

achei pneus cuidados com o veículo

Grande parte dos brasileiros está ficando em casa por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19). E assim como as pessoas, muitos carros também estão parados, o que pode ser ruim caso você não realize as manutenções necessárias.


Mas quais cuidados podemos tomar para que o veículo fique em dia e esteja funcionando perfeitamente quando formos usar novamente com mais frequência?


Para evitar problemas, separamos algumas dicas para você. Vamos começar pela limpeza. Continue lendo e descubra o que fazer!

1 - Água e detergente para descontaminar o carro

Antes mesmo de fechar o carro para deixá-lo parado na garagem durante a quarentena, capriche na limpeza. Não deixe restos de comida e embalagens de alimentos dentro dele. Tudo isso pode atrair insetos.


Limpe o interior do carro primeiramente com um pano seco. Isso inclui: bancos, portas, maçanetas, volante, câmbio, cinto de segurança e fivela, apoios de braço, porta-copos, porta-objetos. Além disso, não se esqueça dos painéis, telas, teclas e botões e o teto do carro. Dê atenção especial para todas as partes que você mais coloca a mão!


Em seguida, use um pano umedecido com água e detergente neutro para limpar essas mesmas partes. Cuidado para não molhar demais! O pano deve estar apenas úmido.


Para itens mais sensíveis, como a central multimídia do carro, use um pano de microfibra seco para tirar o pó. Eles absorvem melhor a poeira e não riscam a tela. Em seguida, utilize algum produto específico para telas. São os mesmos usados para limpeza de smartphones e tablets, por exemplo.


Não use produtos à base de acetona ou querosene. Eles não são eficientes contra o coronavírus e além disso podem danificar partes plásticas e tecidos do carro.

2 - Use álcool gel e mantenha as janelas abertas

Essa é uma orientação para todos mas especialmente para taxistas e motoristas de aplicativo. Use álcool gel antes e depois de uma viagem e também ao pegar em dinheiro ou cartões. Passe álcool gel no volante, na alavanca de câmbio e em outras partes que você mais coloca as mãos.


Sempre que puder, prefira manter as janelas abertas do que ligar o ar condicionado. Isso faz com que o ar circule dentro do veículo. Deixe o sol entrar! O vírus sobrevive por menos tempo em temperaturas mais quentes, já nas frias, ele é mais resistente.


Mas se não tiver jeito e precisar ligar o ar condicionado, opte pelo modo aberto. Assim, você permite a renovação do ar dentro do carro.


Ao chegar em casa, limpe a parte de fora do veículo também. Isso vale tanto para os profissionais que estão indo trabalhar quanto para os carros que ficarão parados na garagem! Vale atenção para as portas, maçanetas, retrovisores e tampa do reservatório de combustível.


Para os carros que ficarão parados, se puder, deixe as portas abertas. Faça isso regularmente. Veículos que ficam muito tempo fechados e com umidade podem ser espaço para proliferação de bactérias, fungos e ácaros.


3 - Mantenha os pneus calibrados

Quando o carro for ficar semanas parado, é importar calibrar os pneus com uma pressão maior que a indicada para o veículo. De dois a três PSI (libras) a mais é suficiente. Mesmo quando o carro está parado e os pneus não estão em uso, os pneus podem perder um pouco de ar e até vazar. Isso evita que quando você for sair o pneu esteja murcho.

4 - Dê partida no carro

Ligue o ao menos uma vez por semana e deixe-o funcionando por cerca de 10 minutos. Isso preserva a bateria e mantém algumas partes lubrificadas e as mangueiras funcionando.

5 - Mantenha o freio de mão solto

Se o seu carro estiver numa garagem plana, procure deixar o freio de mão solto. Para que o carro não ande sozinho, deixe uma marcha engatada. No caso dos carros automáticos, como de costume mantenha o câmbio engatado na posição “P” (Parking).


Deixar o freio de mão solto evita problemas. Por conta de umidade, por exemplo, o cabo do freio pode ficar trancado e dar problemas para ser solto na hora de usar. Mas se lembre: deixe o freio de mão solto apenas se o carro estiver estacionado em um local plano!

Agora você sabe de algumas dicas para manter seu carro “saudável” durante a pandemia do Coronavírus, diz para gente o que achou?


Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)

7.146 visualizações0 comentário
bottom of page