top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Pneu Hankook iON evo ganha certificação ISCC e equipa Porsche Taycan

A Hankook Tire & Technology divulgou sua nova certificação ISCC PLUS com o iON evo, pneu que irá equipar originalmente o esportivo elétrico Porsche Taycan atualizado. Esse é o primeiro pneu da linha de equipamentos originais da fabricante de veículos premium a receber essa prestigiada certificação.

Pneu Hankook iON evo com certificação ISCC

Entenda mais sobre o iON evo e a certificação ISCC PLUS no artigo!


O que é a certificação ISCC PLUS?

A ISCC PLUS (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação de sustentabilidade que se aplica a diversos tipos de biomassas, resíduos, energias renováveis ​​não biológicas, materiais de carbono reciclado e outros materiais derivados de recursos renováveis, incluindo os pneus.


A certificação é um sistema global e independente que assegura a sustentabilidade e a rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de suprimentos. O pneu iON evo ganhou o reconhecimento devido à sua estrutura desenvolvida com 45% de matérias-primas renováveis.


Para a Hankook, ter a ISCC PLUS no iON evo reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, destacando-se e sendo a escolhida para uma parceria de sucesso com uma das grandes montadoras automobilísticas, a alemã Porsche.


"O iON evo, com certificação ISCC PLUS, representa o culminar da nossa ambição de produzir pneus verdadeiramente mais sustentáveis. Também estamos muito orgulhosos de que nossa fábrica de produção europeia na Hungria, onde o iON evo é produzido, seja a segunda unidade da Hankook em todo o mundo a receber a cobiçada certificação ISCC PLUS". Klaus Krause, Vice-Presidente e Chefe do Centro Técnico para a Europa da Hankook.

Pneu iON Evo EV: alta tecnologia da Hankook

O novo pneu da Hankook, certificado pela ISCC PLUS, é baseado no Hankook iON Race, que, desde 2023, é usado exclusivamente nos carros do Campeonato Mundial de Fórmula E, da ABB FIA. Sua composição leva 45% de matérias-primas sustentáveis.


A Hankook usou materiais renováveis e reciclados que combinam com a resistência, flexibilidade e durabilidade dos componentes convencionais dos pneus. Entre eles, incluem a sílica de base biológica de resíduos de grãos, o cordão têxtil PET reciclado de resíduos plásticos, a borracha sintética de matérias-primas biocirculares, negro de fumo reciclado de pneus usados e até resina natural.


Quais vantagens o pneu iON evo oferece para o carro?

Por ser um pneu de alto desempenho e com índices altíssimos de avaliação nos padrões de etiquetagem, o iON evo oferece diversas vantagens: excelente aderência, resistência ao rolamento e direção extremamente silenciosa que se destaca com seu minimizador de ruído.

Porsche Taycan com pneu iON evo da Hankook

Entenda as tecnologias que compõem o pneu iON evo, da Hankook:


Tecnologia Opti Pitch

Como os veículos elétricos são mais silenciosos que os à combustão, o iON evo conta com o sequenciamento Multi-Pitch, capaz de absorver os ruídos e os minimizando em qualquer velocidade. Isso permite ao condutor uma direção silenciosa.


Tecnologia Round Even

Com o peso da bateria, os veículos elétricos são, em média, 30% mais pesados que os convencionais, o que aumenta o desgaste dos pneus, mas não no caso do iON Evo. Ele é desenvolvido com tecnologia Round Even, que distribui a pressão das estradas por igual na banda de rodagem, dando um desgaste uniforme ao pneu. 


Além disso, o pneu conta com o composto ProDurable, um complexo com enchimentos avançados e materiais de borracha flexíveis para entregar mais quilometragem. 


Tecnologia Opti Cure

Com o melhor índice para rolamento, o iON evo tem suas partes aprimoradas para gerar menos energia ao rodar, entregando o mais alto nível de desempenho.


Tecnologia Grip Boost

Essa tecnologia permite uma direção controlada e estabilizada. A rigidez do pneu em curvas é aumentada em 10% para melhorar o desempenho do manuseio. Além disso, sua estrutura entrega uma carcaça reforçada com cinto de reforço com fibra aramida e blocos de ombros mais rígidos para entregar excelente tração, seja qual for a pista.


Pneu iON Evo é equipamento original do elétrico Porsche Taycan

A fabricante alemã Porsche, especializada em carros esportivos, SUVs e sedãs de alto desempenho, escolheu a Hankook como parceira para equipar originalmente o seu elétrico Porsche Taycan. Embora já haja confirmação da parceria, não se sabe ao certo quando os automóveis estarão disponíveis com a versão certificada do iON evo.


O iON evo será o primeiro equipamento original da Porsche a conter a prestigiada certificação ISCC PLUS.




Gostou do conteúdo? 😃


Fique por dentro do nosso blog para não perder nada sobre pneus e suas tecnologias. Não deixe de acompanhar também nossas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲

126 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page