top of page

Pneu para Biz 125. Qual o melhor? Conheça os pneus Rinaldi

Atualizado: 4 de mar.


Você tem uma moto Biz 125 e está procurando pneus com o melhor custo-benefício? Fique com a gente neste post que vamos lhe dar 4 dicas de como escolher o melhor pneu para sua moto Biz 125.



1 - Avalie para que atividades você usa a moto Biz 125

A primeira questão que normalmente se verifica antes de se comprar pneus é o uso que se faz do veículo e as vias mais percorridas, como as de asfalto e estradas de chão. Isso interfere no tipo de pneus que se deve comprar.


No caso da Biz 125, ela foi projetada para ser usada apenas na cidade e em estradas pavimentadas. Por isso, o pneu que você vai escolher deve ser de uso urbano, também conhecido pela expressão “on road”.

2 - Confira a medida do pneu Biz 125

O segundo ponto é saber a medida do pneu de sua moto Biz 125. Essa informação consta na lateral do pneu, como mostra a foto abaixo.


Para facilitar seu trabalho, nós lhe informamos por aqui mesmo. A medida do pneu dianteiro da Biz 125 é: 60/100-17M/C 33L. Já o pneu traseiro tem medida: 80/100-14M/C REINF 49L.


pneu rinaldi para moto biz 125 medida

Importante 1! Não utilize pneus de medidas diferentes da original. Isso pode prejudicar a dirigibilidade e comprometer a segurança do motociclista.


Importante 2! Sempre que for substituir os pneus da sua Biz 125, troque também a câmara de ar. Isso porque ela pode estar dilatada e estourar se for instalada em um pneu novo.


Importante 3! Como as motos possuem sistema de tração traseiro, o pneu traseiro se desgasta mais rápido que o dianteiro. Observe frequentemente o estado da banda de rodagem para trocar na hora certa.


Dicas da Achei Pneus para fazer seus pneus durarem mais tempo:

  • Adote uma condução segura;

  • Respeite a carga máxima da moto;

  • Calibre os pneus na pressão adequada;

  • Faça manutenções preventivas.

3 - Confira os índices de carga e velocidade da moto Biz 125

Todo pneu possui esses dois índices. Eles indicam, respectivamente, a carga e a velocidade máxima que cada pneu suporta em condições de segurança.


Você não deve comprar pneus, por exemplo, que não sejam compatíveis com o índice de carga e velocidade da moto.


No caso da Biz 125, a capacidade máxima que ela pode suportar é de 160 kg. Esta carga já considera o peso do piloto, do passageiro, das bagagens e acessórios. Neste caso, os pneus precisam suportar uma carga mínima de 160 kg.


O índice de carga é o número que aparece depois da medida do pneu. Já o índice de velocidade é indicado por uma letra, que fica colada ao índice de carga. Por exemplo: 60/100-17 33L. O número 33 se refere ao índice de carga e a letra “L” é o índice de velocidade.


Para saber o peso e a velocidade que o produto suporta há uma tabela com os valores correspondentes. No caso dos pneus da Biz 125:



Não exceda a capacidade máxima de carga da moto! Assim, você garante melhor estabilidade, dirigibilidade e conforto.


4 - Escolha uma marca de qualidade

Dica fundamental para sua segurança e dos demais no trânsito. Invista em produtos de marcas de qualidade e homologadas pelo Inmetro.


Você não precisa utilizar necessariamente o mesmo pneu que sai de fábrica na sua moto. No caso da Biz 125 é o Pirelli MT15. O importante é seguir a mesma medida e respeitar os índices.


Existem outras excelentes marcas no mercado com ótimo custo-benefício. É o caso da brasileira Rinaldi.


A empresa tem mais de 50 anos de história e é uma das principais fabricantes de pneus para motos no Brasil. A sede da empresa fica em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em um espaço de 35 mil metros quadrados e um quadro de mais de 700 colaboradores.


Atualmente a Rinaldi fabrica pneus e câmaras de ar para motos off-road e on-road, motonetas, ciclomotores, tratores agrícolas (linha leve), charretes e industrial não motorizada.

Além de atender todo o mercado nacional, a marca está em mais de 20 países de todos os continentes, sendo líder no mercado em reposição de pneus para motos on e off-road.


A Rinaldi possui cinco linhas de pneus para motos, que vão do on-road ao off-road Pro, para diferentes tipos de uso. Os pneus on road são desenvolvidos para uso urbano. Com desenho moderno, eles proporcionam ótima tração e dirigibilidade, aliadas a um excelente rendimento quilométrico.

Câmaras de ar Rinaldi

As câmaras de ar da Rinaldi são desenvolvidas por uma equipe técnica utilizando matéria-prima de alta qualidade. Testadas nas pistas de todo o Brasil e Europa, são feitas para quem busca um produto de excelência. Países da América do Sul, América Central, do Norte e Europa importam câmaras de ar da Rinaldi. No Brasil, 90% das câmaras para motos que circulam no país são da marca.


Confira o preço especial dos conjuntos de pneu e câmara da Rinaldi para Biz 125:



Dica extra: Calibragem da Biz 125

A pressão para você calibrar os pneus da sua Biz 125 depende da carga que irá carregar. Andar sozinho ou com passageiro muda a calibragem da moto. Confira:


Pneu dianteiro: 25 psi

Pneu traseiro: 33 psi (somente piloto) ou 41 psi (piloto + passageiro)


Em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado.


Verifique a pressão dos pneus com um medidor uma vez por semana. Faça isso com os pneus frios.



Gostou dessa matéria? Compartilhe com amigos!

Até a próxima

Tags:

20.222 visualizações2 comentários
bottom of page