Por que os pneus são pretos? Descubra a resposta neste post!

Atualizado: 17 de Jul de 2020

Você sabe por que os pneus de carro são pretos? Será que é por causa da coloração que vem da borracha? Descubra a resposta agora mesmo.



Você já leu em nosso blog como um pneu é fabricado. Agora você vai descobrir abaixo Por que os pneus são pretos.


Por que os pneus dos carros são pretos?


Os pneus dos carros são pretos por causa de um material usado na fabricação. O nome dessa substância ou pigmento é “negro de fumo”, também conhecido como “negro de carvão”.


O negro de fumo é usado há mais de 1 século pelas indústrias, principalmente no ramo de tintas. Atualmente, porém, esse pigmento é muito utilizado na fabricação de pneus.


O negro de fumo, de acordo com a Wikipédia, “é um pó escuro, produzido pela fuligem ou pela combustão de certas substâncias, como o marfim, resíduos do pez, do alcatrão e outras resinas, e que entra na composição da graxa, servindo para diferentes usos.”


Pigmento também influencia na durabilidade do pneu


Além de dar ao pneu a cor escura (preta) - caso contrário os pneus seriam mais acastanhados (cor natural da borracha) ou amarelados (cor da borracha sintética que também é usada) -, o negro de fumo deixa o produto mais resistente.


Sem esse pigmento, que é semelhante à fuligem, o pneu seria muito mole para suportar altas temperaturas e atrito, por exemplo - sem contar que seria mais difícil na hora do molde durante a fabricação.


Existem pneus que não são pretos?


Os pneus não precisam ser necessariamente pretos. Alguns, inclusive, foram fabricados coloridos por empresas como a Michelin, em 1998, durante a Copa do Mundo de Futebol, na França.


A questão é que pneus em diversas cores não são comercialmente interessantes. Primeiro por conta de os pneus pretos disfarçarem melhor a sujeira. Segundo, porque pneus coloridos marcavam o asfalto com “arrancadas e freadas coloridas”, não caindo no gosto dos moradores.

E aí, gostou do texto? Deixe seu comentário abaixo.


Não se esqueça de olhar o site da Achei Pneus, que vende pneus das melhores marcas do mercado.


Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)