Som automotivo: os equipamentos necessários para montar o seu

Atualizado: 25 de out. de 2021


som automotivo

Você quer melhorar o som do seu carro, mas não sabe exatamente de quais equipamentos precisa para isso? Por aqui nós lhe explicamos. Continue lendo! Antes, quero te contar uma novidade. A Achei Pneus aumentou o leque de produtos. Por isso, a partir de 2021, você também pode contar com a Achei para escolher o melhor som para o seu carro e para sua casa.


Se quiser dar apenas um retoque na qualidade do som, temos os produtos para você. Se quiser transformar o carro em um palco, conte com a gente. Churrasco de domingo com porta-malas aberto? Temos o que precisa.


Conte com a Achei Pneus!

Agora sim vamos explicar sobre som automotivo!

Esse é um texto para você entender o que são os equipamentos que podem compor o som automotivo. Nele, você vai aprender: O que precisa para melhorar a qualidade do som do carro Tipos de players de som automotivo Alto-falantes e módulo amplificador

- Woofer

- Subwoofer

- Mid-range

- Tweeter

- Coaxial

- Kit 2 Vias

- Triaxial

- Quadriaxial

- Pentaxial

- Amplificador


Vamos então?


O que preciso para melhorar a qualidade do som do meu carro?


A resposta para essa pergunta vai depender do que você quer fazer exatamente com seu som automotivo e qual valor pretende investir.


Você pode apenas querer melhorar um pouco o som que veio de fábrica. Pode também querer transformar o carro em um verdadeiro palco de show, para curtir dentro ou fora do veículo.


Se você quer criar um projeto do zero é importante conhecer e saber escolher cada um dos equipamentos do seu sistema de som. Para se ter um som com qualidade, três itens são necessários: player, amplificador e alto-falantes.


É possível combinar diferentes tipos de equipamento para ter a melhor qualidade e pressão sonora. Para isso é preciso entender a função e as características de cada aparelho para saber combiná-los de forma correta.


O ideal sempre é consultar um profissional especializado, como um técnico de som automotivo, para fazer o melhor projeto de forma segura. Não adianta, por exemplo, comprar o melhor amplificador do mercado se o sistema elétrico do carro não conseguir alimentá-lo.


Aliás, é importante revisar periodicamente o sistema elétrico. Dessa forma é possível diagnosticar um problema que você não tenha percebido e evitar que uma falha elétrica danifique componentes importantes do sistema de som.

Tipos de players de som automotivo

CD player

Esse é o mais comum dos sons automotivos. Os modelos mais simples são usados apenas para ouvir rádio e CD’s. Há modelos com entrada USB para conexão de pen drives e reprodução de arquivos MP3. Também há opções com tecnologia Bluetooth, que permite conectar outros aparelhos ao som do carro, como o celular, sem o uso de cabos ou fios.


DVD player

Com o uso de um DVD player é possível reproduzir e assistir a clipes ou filmes. Conectado a um sistema de alto-falantes adequado, o efeito pode ser incrível. Mas atenção! Os monitores devem ser instalados de forma que somente os passageiros ocupantes dos bancos traseiros possam visualizar as imagens.


Eles só podem ser instalados na parte dianteira caso o equipamento possua algum mecanismo automático que o torne inoperante enquanto o veículo estiver em movimento. Com o carro andando, ele só pode funcionar com a função de informação de auxílio à orientação do condutor. O descumprimento dessa regra gera infração grave, multa e até retenção do veículo para regularização.


Central multimídia

É um equipamento que agrega diferentes meios em um só local, por isso ele possui diversas funcionalidades. Por meio de uma central multimídia é possível acessar MP3 player, DVD player, conectar-se ao celular por Bluetooth tanto para ouvir músicas como para atender ligações. Além desses, a central multimídia também pode ter outros recursos, como GPS, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Alto-falantes e módulo amplificador


Todo som é composto por diferentes frequências: graves, médias e agudas. Dependendo do equipamento de som que você utiliza no carro, ele não possui muita performance e qualidade para reproduzir todos esses tipos de som.


O som ideal é aquele que te possibilita ouvir todos os instrumentos de uma música de forma clara e não embolados em uma massa sonora.

Para isso, por vezes é preciso ter alto-falantes específicos para potencializar cada uma dessas frequências. Eles são equipamentos que fazem parte do sistema de som do carro. Para funcionar, eles precisam estar conectados ao player do veículo ou a um amplificador, no caso de você querer potencializar o som do carro.


Existem diversos tipos de alto-falantes, que servem para ampliar sem deformações as diferentes frequências de sons. É possível comprar apenas um tipo de alto-falante, que reproduza especialmente uma frequência, mas dessa forma o áudio não será harmônico e pode ficar distorcido.

Woofer

Woofer JBL som automotivo

O woofer é o modelo de alto-falante ideal para potencializar os sons graves, médio-graves e uma parte dos médios, dependendo do seu tamanho. São sons com frequências que variam de 50 a 4.500 Hz. Na prática, sons como a voz humana e de instrumentos como tambor, bumbo, baixo e algumas notas graves do piano ficam mais límpidos e fortes.

Onde instalar? Ele pode ser instalado em qualquer lugar do carro. Os locais mais comuns são: porta-malas, laterais das portas ou no painel.

Quando comprar? Quando você quiser potencializar os sons graves e médio-graves. Além disso, depende do uso que se quer fazer do som do carro. Caso queira usá-lo em festas ou churrascos, em que vai deixar o porta-malas aberto para várias pessoas escutarem, o Woofer é uma boa escolha porque consegue projetar a música a uma distância mais longa.

Subwoofer

Subwoofer JBL som automotivo

O subwoofer é um alto-falante responsável por potencializar os sons graves e subgraves. Frequências que variam de 20 a 200 Hz. Com um subwoofer, os sons como os do bumbo e do surdo da bateria, do baixo, contrabaixo ou do timbal das músicas ficam mais límpidos e fortes.

Onde instalar? Geralmente, é instalado em caixas no porta-malas, embaixo ou atrás dos bancos.

Quando comprar? Quando você quiser potencializar os sons graves e subgraves. Além disso, ele também é indicado para sistemas de som automotivo interno, ou seja, com a finalidade de ouvir apenas dentro do carro.

Mid-range

Mid-range som automotivo

Responsável por reproduzir frequências médias, aquelas de 300 a 5.000 Hz. Seu melhor desempenho é potencializando a voz humana.


Onde instalar? Normalmente ele é instalado nas portas e no tampão do porta-malas. Quando comprar? Quando você quiser potencializar o som da voz e de forma genérica instrumentos com frequências médias de som.


Tweeter

Tweeter som automotivo

Esse é um alto-falante para potencializar sons agudos, aqueles que ficam na frequência de 2.000 a 20.000 Hz. Com ele, os sons de instrumentos como violino, guitarra, flauta doce, prato da bateria ficarão muito mais nítidos e intensos. Sem os tons agudos, a música fica com um som muito abafado.

Onde instalar? Normalmente é instalado nas portas ou nas colunas do carro.

Quando comprar? Quando você quiser potencializar os sons agudos. O Tweeter é ideal para sistemas de som interno. Se a sua ideia é utilizar sistemas trio, de porta-malas aberto, opte por um super tweeter.

Coaxial

Coaxial som automotivo

São alto-falantes que possuem um Woofer e um Tweeter na mesma estrutura, na mesma carcaça do falante. Por isso, são capazes de reproduzir bem sons de frequência média e aguda. Para isso, ele tem um capacitor interno que impede que frequências médias e graves sejam enviadas ao Tweeter.

Como os reprodutores das frequências estão na mesma estrutura, esse tipo de alto-falante acaba não distribuindo tão bem o som pelo ambiente como outros. Por isso, também não produz tão fielmente o efeito de palco.

Onde instalar? Normalmente é instalado na porta do carro ou no porta-malas.

Quando comprar? Quando você quiser um alto-falante com preço mais acessível. Caso você busque por qualidade sonora, mas não seja muito exigente, ficará satisfeito com esse tipo de alto-faltante.


Kit 2 Vias

Kit 2 vias som automotivo

Conjunto de 2 alto-falantes: um Woofer e um Tweeter. O primeiro está acoplado na carcaça do falante, já o Tweeter vem separado. O equipamento contém um Crossover, um divisor de frequências, que envia as faixas de frequências específicas, como as graves e médias-graves para o Woofer, e as faixas agudas para o Tweeter. Isso faz com o que o som tenha mais fidelidade e qualidade de reprodução.

A diferença entre o Kit 2 Vias e um alto-falante Coaxial é que no kit o Tweeter vem separado do Woofer, enquanto o coaxial possui os dois alto-falantes na mesma estrutura. Isso permite que os Tweeters sejam instalados em locais diferentes no carro, fazendo uma melhor distribuição sonora pelo ambiente, produzindo um efeito palco.

Além disso, o kit conta com um divisor de frequências, já o coaxial apenas impede que frequências médias e graves sejam enviadas ao Tweeter.

Onde instalar? Normalmente é instalado na porta do carro. Pode também ter a instalação do Woofer na porta e do Tweeter no painel.

Quando comprar? Quando você quiser produzir um som estilo palco, com mais qualidade e melhor distribuição sonora pelo ambiente.

Triaxial

Triaxiais som automotivo

É um tipo de alto-falante que possui 3 vias para reprodução de sons graves, médios e agudos, todos numa mesma carcaça. Essa é uma opção mais barata do que kits com alto-falantes separados. Onde instalar? Normalmente são instalados nas portas ou no tampão do carro.


Quando comprar? Quando você precisa de um alto-falante com melhor custo-benefício, sem abrir mão de qualidade, já que eles reproduzem todas as frequências sonoras. Quadriaxial

Quadriaxiais som automotivo

É um tipo de alto-falante que possui 4 vias: 1 para reprodução de sons graves, 1 para reprodução de médios e 2 para agudos. Com uma via a mais para reprodução de agudos, esse alto-falante potencializa os sons como do violino, guitarra e o prato da bateria, que ficam mais nítidos e intensos. Essa também é uma opção mais barata do que kits com alto-falantes separados.

Onde instalar? Normalmente são instalados nas portas e no porta-malas do carro. Quando comprar? Quando você precisar de um alto-falante com melhor performance nas faixas de frequência agudas, já que eles possuem 1 via a mais que os triaxiais.

Pentaxial

Pentaxiais som automotivo

É um tipo de alto-falante que possui 5 vias: 1 para reprodução de sons graves, 1 para reprodução de médios e 3 para agudos. Com duas vias a mais para reprodução de agudos, esse alto-falante potencializa os sons como do violino, guitarra e o prato da bateria, que ficam mais nítidos e intensos. Essa também é uma opção mais barata do que kits com alto-falantes separados.

Onde instalar? Normalmente são instalados no porta-malas e em alguns carros nas portas. Quando comprar? Quando você precisar de um alto-falante com melhor performance nas faixas de frequência aguda. Amplificador

Amplificador som automotivo

A função do amplificador é deixar o som automotivo mais potente e com melhor qualidade. Ele usa a energia da bateria do carro para enviar aos alto-falantes um som mais forte do player do carro.


Onde instalar? O local mais comum é no porta-malas do carro, mas pode também ser instalado embaixo de bancos.

Quando comprar? Quando você quiser aumentar a potência dos alto-falantes e qualidade ou quando for sobrealimentar o som com caixa de subwoofer. Ficou com alguma dúvida ou quer trocar uma ideia sobre som automotivo? Fale nos comentários ou entre em contato com a gente 😀

Posts Relacionados

Ver tudo