top of page

Troca ou manutenção do pneu sem trocar válvula? Não cometa esse erro!

Atualizado: 16 de fev.

O bico de pressão (válvula) é tão importante quanto o pneu. A válvula para calibrar deve ser trocada, para garantir a segurança do conjunto roda/pneu.



Trocar ou fazer a manutenção dos pneus do veículo sem substituir as válvulas de calibragem usadas é um erro que muitos motoristas cometem.

Isso porque as válvulas são equipamentos de segurança e, assim como outras peças, também envelhecem e sofrem desgastes, o que pode comprometer a segurança e reduzir a vida útil do pneu.

Neste texto você vai conferir:



Qual a importância das válvulas e por que precisam ser trocadas

Não são só os pneus que se desgastam com o tempo de uso. As válvulas também são submetidas a esforços constantemente e se deterioram.


Para você ter uma ideia, um pneu rodando a 100 km/h tem mais de 500 rotações por minuto. Nesse processo, a válvula sofre uma pressão equivalente a mais de 60 vezes o seu peso por ação da força centrífuga.


De acordo com especialistas, essa força causa fadiga da válvula do pneu, o que pode trincar o material. A válvula resseca com o passar do tempo e isso aumenta a chance de falhas.


Quais os problemas ou riscos de válvulas com defeito

Uma válvula com defeito pode causar, por exemplo, rápida e súbita perda de pressão. Isso pode comprometer de forma grave a segurança do veículo e das pessoas.


Outro risco que pode acontecer é de a válvula perder a propriedade de estanqueidade, ou seja, o ar do pneu vai ficar vazando aos poucos.


Se isso acontecer e não for consertado, a performance do pneu irá piorar, a dirigibilidade será afetada e a vida útil do pneu diminuirá, além de ficar mais suscetível a danos.


Por fim, pelo fato de perder pressão, o pneu vazio forçará ainda mais do carro e irá ocasionar aumento do consumo de combustível, acarretando no crescimento dos gastos para o motorista.

Quando é necessário trocar as válvulas dos pneus?

Embora pareça ser difícil fazer uma inspeção da válvula por causa da localização, as fabricantes de pneus recomendam que ela seja substituída sempre que os pneus novos sejam montados ou quando um pneu for desmontado para conserto - neste caso, normalmente, a válvula está em uso há muito tempo.


Atenção: nunca compre válvulas de procedência duvidosa nem reaproveite após terem sido desmontadas.


E você, sabia que tem de trocar a válvula do pneu? Conte pra gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)


10.816 visualizações0 comentário
bottom of page