top of page

7 passos para identificar se um site de pneus é seguro para comprar

Atualizado: 16 de out. de 2023

Você pode estar inseguro em fazer compras pela internet diante das notícias de fraudes. Os crimes digitais, aqueles praticados na internet, cresceram no Brasil desde o começo da pandemia do novo coronavírus.

Uma das fraudes mais comuns é aquela em que criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras e pedem dados bancários. Clonagem de WhatsApp, roubo de perfis de redes sociais e criação de sites falsos também estão na lista dos crimes da internet.

Para evitar que você sofra um golpe, vamos te dar algumas dicas de como reconhecer um site seguro. Como nossa especialidade é pneus, o foco desse conteúdo é a venda de pneus pela internet. Mas as orientações podem ser usadas para qualquer tipo de compra! Fique atento às dicas:


avaliações online de pneus

1 – Pesquise se o site de pneus é de confiança


Antes de mais nada, tenha certeza de que o site de venda online de pneus é de confiança. Primeiro, confira o índice da loja em portais de credibilidade, como Reclame Aqui e Ebit. Esses sites mostram se a empresa é séria, responde aos questionamentos de clientes e se entregam no prazo.


Não seja ingênuo a ponto de achar que as empresas não terão reclamações. A grande maioria das marcas lida com problemas diariamente, independentemente do seu ramo de atuação. Mas responder e solucionar essas questões é um forte indicativo de que ela se preocupa com cada usuário.


site Achei Pneus

2 – Verifique se a loja virtual possui certificado de segurança


Tenha a certeza de que o site preza e toma cuidado com os dados e informações dos clientes. Como saber disso? Verifique se a loja virtual possui o certificado de segurança (SSL), ou seja, se o endereço do e-commerce tem "https://www" no começo do link.


As páginas que possuem o certificado de segurança apresentam um ícone de cadeado ao lado do endereço do site. Isso significa que o ambiente é seguro para transações online.


achei pneus é confiável

3 – Confie nas avaliações de consumidores sobre a loja de pneus online


Depois de checar se o site é seguro, dê uma olhada nas avaliações de produtos e da loja feitas pelos próprios consumidores e clientes que já compraram.

Busque por informações em sites como Opiniões Verificadas e até mesmo as rede sociais da empresa, como Facebook e Instagram. Nesses espaços, você se informa sobre a experiência de compra das pessoas no site que você pretende comprar.


achei pneus online

4 – Confirme se o site tem canal de atendimento para orientação e dúvida


Comprar pneus, por exemplo, pela internet requer alguns cuidados - como saber exatamente a medida do produto - para evitar comprar errado. Só que essa tarefa de identificar a medida ideal pode não ser tão lógica assim para quem está comprando pela primeira vez ou não está acostumado.

Sites de confiança oferecem canais de atendimento para esclarecer essa e outras dúvidas e questionamentos. Normalmente, os e-commerce's disponibilizam atendimento por Chat, E-mail, WhatsApp, Redes Sociais ou telefone para os seus clientes.

Por isso, desconfie caso o site que você pretende comprar não tenha canais de comunicação diretos com você!


achei pneus no google

5 – Procure fóruns de ajuda referente a pneus


Como vimos acima, nem sempre saber ou encontrar a medida exata do pneu é uma tarefa fácil. Além disso, saber o que as outras pessoas estão comentando ou indicando é bem bacana.

Por isso, uma dica legal é acessar fóruns de ajuda na internet em que você pode fazer perguntas e/ou responder sobre determinado tema.

A grande vantagem é que você pode trocar informações sobre determinada marca ou modelo de pneu e conferir o que as pessoas que procuram sobre o mesmo produto estão falando.


6 – Veja se o site de pneu oferece grande variedade de marcas e modelos


Sites com grande variedade de marcas e modelos de pneus normalmente são lojas especialistas no ramo e contam com produtos reconhecidos mundialmente.

Entre as principais marcas que você vai encontrar nessas lojas estão, por exemplo: Bridgestone, Pirelli, Goodyear, Michelin, Continental, Dunlop, BF Goodrich e General Tire.

parcelamento de pneus

7 – Não faça pagamentos em conta de pessoa física

Toda empresa, seja física ou online, deve ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ. Antes mesmo de iniciar suas atividades, toda empresa precisa criar seu CNPJ junto à Receita Federal. O CNPJ é informado em qualquer Nota Fiscal e também na embalagem de qualquer produto industrializado.


Por isso, nunca faça depósitos de valores em contas relacionadas a CPFs, que identificam pessoas físicas. Esteja atento para ver se a empresa online em que você está comprando tem um CNPJ.

Observando todos esses pontos, o risco de você cair em uma fraude diminui consideravelmente!


Confira nosso site Achei Pneus.

11.624 visualizações1 comentário
bottom of page