top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Itatiaia Motor Park: RJ terá pista homologada pela FIA e poderá receber corridas após 10 anos

Atualizado: 4 de mar.

O autódromo Itatiaia Motor Park contará com uma pista de 4.200 metros nos padrões da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e poderá sediar campeonatos como Stock Car, Porsche Cup e Fórmula 4.


Veja mais sobre o autódromo: Saiba como será a infraestrutura do projeto


Planta do projeto Itatiaia Motor Park

Após demolição do autódromo de Jacarepaguá e uma longa espera de quase 10 anos, o Estado do Rio de Janeiro acompanha a construção do Itatiaia Motor Park, um autódromo completo com espaço total de 770 mil m² e com uma pista de 4.200 metros nos padrões da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Situado na cidade de Itatiaia, a 180 km da capital fluminense e a 230 km de distância da cidade de São Paulo, o projeto é uma iniciativa privada financiado em sua maioria pelo Grupo Hoteleiro Agulhas Negras.


O Itatiaia Motor Park foi apresentado no mês passado a autoridades e imprensa local, além de parceiros estratégicos para o projeto. O investimento estimado para o total do projeto será de R$80 milhões, com R$70 milhões sendo destinados para infraestrutura e montagem dos circuitos das diversas modalidades de corridas. Essa é a primeira parte do projeto, que deverá estar pronto em um ano e meio.


Saiba como será a infraestrutura do projeto:

  • Pista com 4.200m padrão CBA para carros, motos e caminhões;

  • Estrutura para sediar provas de Stock Car, Porsche Cup, Formula 4, entre outras;

  • Utilização para eventos de Arrancada, Track Day e Cursos de Pilotagem;

  • Possibilidade de organizar provas de ciclismo, corridas de rua e aeromodelismo, além de eventos não esportivos como testes de montadoras, exibições, desfiles de clássicos e protótipos e cenário para filmes e séries;

  • Boxes e oficinas exclusivos;

  • Arquibancadas fixas e móveis para atender toda a parte de evento;

  • 70.000 m² de estacionamento;

  • Sala de imprensa.


Provas a serem realizadas no autódromo do Rio de Janeiro

A estrutura do projeto conta com duas pistas, a pista principal que poderá receber campeonatos como: Stock Car, Porsche Cup e Fórmula 4 com homologação de nível 3 da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e a pista off-road (primeira a receber eventos esportivos), que estará apta para realizar provas profissionais de modalidades fora-de-estrada. Além das duas pistas, haverá uma atração extra, um kartódromo com pista de 1.100 metros e diversas possibilidades de traçados.


Embora a conclusão da obre esteja bem a frente, já estão previstos para os meses finais de 2022 torneios de Motocross e Velocross, que irão inaugurar o complexo da pista off-road do autódromo. Na sequência, será realizado um evento exclusivo para UTVs (Utility Task Vehicles).


O projeto Itatiaia Motor Park a longo prazo

As etapas seguintes a montagem da infraestrutura será: implementação de medidas mais sustentáveis para o autódromo, com a criação de uma usina de energia fotovoltaica e uma estação de recarga para veículos elétricos que estará disponível não apenas para os participantes dos eventos, mas também, para motoristas que necessitarem carregar seus veículos na via Dutra.


Não apenas de corridas será feito o Itatiaia Park, eventos de lançamento de veículos, produtos, track days e encontros de antigomobilismo são algumas das atrações que podem estar presentes ao longo de todo o ano com intercalação das corridas. As pistas também estarão disponíveis para cursos de pilotagem, direção defensiva e evasiva, aperfeiçoamento e treinamento especial para policiais, entre outras categorias.


planta Itatiaia Motor Park

Gostou do texto? Não perca nenhum de nossos conteúdos!

Nos siga nas redes sociais e saiba todas as atualizações do nosso blog! 😃

193 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page