Bolhas no pneu, e agora? Saiba quais os riscos e dicas para evitar!

Atualizado: 17 de Jul de 2020

As bolhas nos pneus são como uma bomba relógio. Tomar alguns cuidados é fundamental. Mas, afinal, como elas surgem e quais os riscos que representam? Confira.



Bolhas no pneu. E agora, o que fazer? Hoje em dia, topar com o pneu num buraco ou bater numa guia é quase que comum.


Mas como surgem as bolhas nos pneus? O que são e representam riscos?


Confira abaixo as respostas para essas e outras perguntas.


Por que surgem as bolhas nos pneus?


As bolhas nos pneus surgem a partir de impactos ou por problemas de montagem.

Essas saliências laterais podem aparecer na parte interna ou externa dos pneus, e são causadas principalmente por buracos ou choques contra guias.


Importante

As bolhas não são causadas por problemas de fabricação ou construção dos pneus.

Confira aqui como é o processo de fabricação de um pneu!



Como a bolha no pneu se forma?


Após o pneu passar por um buraco ou sofrer algum tipo de choque, a estrutura interna do pneu se rompe. Isso faz com que a pressão por dentro empurre a borracha para fora, formando a bolha.


Neste momento, a pressão interna dos pneus fica por conta somente da borracha, ocasionando uma situação perigosa que pode comprometer gravemente a segurança do automóvel.


As bolhas aparecem apenas em pneus velhos?


Não. As bolhas podem aparecer em pneus novos, recém-montados ou mesmo em pneus antigos. Tudo vai depender da maneira de como o motorista guia o carro e dos impactos aos quais os pneus foram submetidos.


Além disso, não precisa estar numa velocidade alta para que os impactos nos pneus causem bolhas. Pelo contrário! A maioria dos casos de bolhas no pneu acontece nas ruas da cidade, com o veículo andando a 40 km/h, em média.


Quais os riscos das bolhas no pneu?


Bolhas no pneu são como uma bomba relógio. Elas tendem a diminuir a resistência do pneu, causando sobrecarga na banda de rodagem e deixando a direção mais instável. Sem falar no risco de estouro, podendo até causar acidentes sérios.


Como identificar e reduzir o risco de ter bolhas no pneu?


A primeira grande ação é verificar se a calibração do pneu está de acordo com o recomendado pela fabricante. A correta calibração reduz o risco de sofrer esse tipo de dano.


Uma bolha no pneu pode ser identificada de diversas maneiras. A mais fácil delas é visualmente.

Além disso, é possível reconhecer uma bolha ao se constatar trepidação no volante ou ao escutar um ruído ao trafegar com o veículo.


O que fazer com um pneu com bolha?


Seu pneu realmente tem uma bolha?


Então a atitude mais segura e recomendada é trocar o pneu assim que possível. Isso porque não há garantia de que ele não irá trazer problemas a qualquer momento.


Quando for trocar, não se esqueça de pesquisar na Achei Pneus. Aproveite também para saber para que servem os pelos do pneu.


Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)

© 2018 Achei Pneus | www.acheipneus.com.br

  • Facebook Achei Pneus
  • Instagram Achei Pneus