top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Como comprar uma bicicleta ideal? Veja quais fatores considerar na hora de comprar a sua

Atualizado: 4 de mar.

A escolha de uma bicicleta pode parecer fácil, mas com tantas marcas e modelos, pode se tornar algo confuso. Por isso, preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas.



Escolher uma bicicleta vai muito além de observar suas cores e tamanhos, para escolher a bicicleta certa é preciso analisar: quadros, desempenho, estilo e por último, estética. Pensando nisso, reunimos um conteúdo completo para você saber o que analisar na hora de comprar a sua companheira de pedalada!


Veja sobre o que você vai aprender: Quais são os modelos de bicicletas


Quais são os modelos de bicicletas

Em primeiro lugar, é preciso entender que há vários tipos de bicicletas, com desempenhos diferentes e para necessidades diferentes e, é nesse momento que você precisa decidir qual a função que a bicicleta terá no seu dia a dia: longas pedaladas, locomoção para o trabalho ou apenas pedaladas curtas no final de semana. Definindo a necessidade, é hora de escolher quais modelos se encaixam para você, mas, antes desse passo, confira quais os tipos de bicicletas estão disponíveis no mercado atualmente.


Bicicleta Urbana

A bicicleta urbana é ideal para quem quer usá-la para pedaladas funcionais, como ir ao trabalho, escola, etc. Perfeita para circular em terrenos urbanos, como ruas, estradas, calçadas, ciclovias e demais pistas com ou sem asfalto. Bicicleta Elétrica

A bicicleta elétrica é uma opção para quem deseja mais conforto e praticidade na hora de se deslocar. Além de ser uma opção para pessoas com dificuldade de locomoção, pois não há necessidade de realizar força no pedal da bike.


Esse tipo de bicicleta chega a uma velocidade média que pode variar entre 20 e 32 km/h dependendo da sua potência.


Bicicleta de passeio

Um modelo tradicional com a famosa cestinha que é super conhecido. Uma bicicleta extremamente funcional, serve para passeios curtos ou saídas rápidas para estabelecimentos comerciais, por exemplo. Esse tipo de bike não possui marchas, o que pode ser um quesito a ser considerado na hora de fechar negócio!



Bicicleta dobrável

Esse tipo de modelo é uma opção para quem precisa de maior otimização de espaço, uma vez que, ela dobrada ganha espaço de sobra para guardá-la onde quiser.


É claro, se você busca grandes aros, tenha ciência que esse modelo não é muito atrativo, por ser um modelo de dobra, seus aros variam entre os tamanhos 16 à 20, apenas.


Bicicleta Mountain Bike

Um modelo cuja funcionalidade já é pensada para iniciantes no ciclismo. Com desenvoltura para terrenos com mais obstáculos, seu desempenho oferece estabilidade e segurança para quem está no comando do pedal.


Bicicleta BMX

A bicicleta BMX é um modelo ideal para quem pratica manobras com a bike. Desenvolvidas com aro 20 e pneus grossos, possui alto desempenho em terrenos ou pistas com obstáculos e com muitas curvas.


Bicicleta Speed

Esse modelo oferece eficiência aerodinâmica, pois é desenvolvida com uma estrutura compacta e ultrafina. Ideal para terrenos lisos e asfaltados, pois seu objetivo é atingir grandes velocidades. Além disso, seu aro é sempre no mesmo tamanho, mudando apenas a largura de seus pneus, que podem variar de estreitos e super finos a largos.


Bicicleta Infantil

A bicicleta infantil é desenvolvida, como o próprio nome já diz, para crianças. Pensada na estabilidade e equilíbrio das crianças, esse tipo de bicicleta pode vir com atrativos para os pequenos como: cestinhas, rodinhas e cores chamativas com personagens, além é claro, de contar com o tamanho adequado para cada criança, por isso, fique atento ao tamanho sugerido para cada criança conforme a idade.



O que observar ao comprar uma bicicleta?

Agora que você já sabe quais os modelos, é hora de verificar outros pontos que vão ser cruciais para a escolha da melhor bicicleta!


Confira os itens que você deve ter muita atenção na hora que for comprar a sua bike:


Tamanho de aros e quadros:

Na hora de definir qual o melhor aro, é importante pensar no desempenho e na velocidade que deseja atingir com a sua bicicleta. No mercado, o tamanho 26 é o mais comum de se encontrar, isso porque ele oferece várias vantagens, como: agilidade e eficiência em terrenos urbanos, por exemplo. Já o aro 29, segundo mais comum nas vendas, é indicado para terrenos lisos, isso porque atinge grandes velocidades.


Outros quadros também estão disponíveis, com novos tamanhos e características específicas, não deixe de pesquisar um a um se você não deseja investir nos tradicionais.


Outro fator a considerar, são os quadros. Sabia que cada quadro pode influenciar no seu corpo, causando dor nas costas e outras dores? Isso por que os quadros foram pensados para cada tamanho, então, fique atento a sua altura e escolha o quadro certo para você conforme a tabela abaixo:



Material da Bicicleta:

O material escolhido para a produção de uma bicicleta diz muito sobre seu desempenho, durabilidade e peso. Em geral, três materiais são encontrados: alumínio, carbono e aço.


  • Alumínio: o material mais popular entre o mundo das bikes, o alumínio possui a vantagem de ser leve e não sofrer corrosão do material.

  • Carbono: um material caracterizado por sua resistência, têm chamado atenção para a fabricação de bicicletas. Deixando as bicicletas com um desempenho melhor, também influencia no preço, já que é um pouco mais caro que os demais materiais.

  • Aço: esse material é pouco usado, por sofrer corrosão no decorrer do tempo, não é muito atrativo aos consumidores, além de ser um material mais pesado, impactando no peso final de cada bike.


Motor e Bateria:

No caso de bicicletas elétricas é necessário avaliar alguns quesitos como motor e bateria, já que esses itens influenciam, e muito, no desempenho e velocidade que as bicicletas atingem.


Marchas:

Essa é uma escolha simples, só a duas opções: com ou sem marchas. Para saber se é ou não, necessário ter marchas na sua bicicleta, pense no trajeto e necessidade principal que ela terá. Caso você use ela casualmente, não há necessidade de marchas na sua bike.


A vantagem de ter uma opção com marchas é o conforto na pedalada que ela proporcionará, uma vez que em terrenos mais íngremes e difíceis, a marcha leve pode facilitar na hora de usar sua força nas pernas para chegar ao destino. Pensando nisso, basta definir se você deseja ou não leveza em certos terrenos para pedalar Se sim, escolha uma bicicleta com marchas.


Tamanho dos Pneus:

Há dois tipos de pneu, os finos e os largos. Pneus finos te dão mais velocidades, pneus mais grossos, proporciona estabilidade e conforto na hora da pedalada. Basta escolher a melhor funcionalidade e pronto!


Extra: acessórios para Bicicleta

É sempre importante considerar acessórios que vão fazer parte da pedalada, afinal, a segurança também é um ponto importante. Fique atento aos seguintes acessórios extras: capacete, luzes e refletores. No caso das crianças é preciso ficar ainda mais atento, pois elas irão precisar de itens de proteção adicional no caso de joelheiras e cotoveleiras e as famosas rodinhas de apoio para manter o equilíbrio.



Quais modelos de bicicleta estão disponíveis na Achei Pneus?

Aqui na Achei Pneus contamos com alguns modelos de bicicletas, com diversas cores, tamanhos e, que servem tanto os adultos quanto as crianças! Então, veja nossas indicações!



Quer saber mais sobre nossas opções para bicicletas? Dá uma espiadinha em nosso setor de ciclismo no nosso site, clicando aqui e comprando a sua bike!


Esse conteúdo te ajudou?

Não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais para não perder nenhum assunto! 📲

4.605 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page