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Como ler a etiqueta do pneu? Aprenda de uma vez por todas!

Atualizado: 16 de fev.

A etiqueta do Inmetro que vem nos pneus tem três critérios de avaliação de eficiência. Você sabe quais são, o que significam e como interferem na performance do pneu? Aprenda agora e não erre na hora de comprar o seu próximo pneu.


Saiba como ler a etiqueta do Inmetro no pneu e entenda a importância desse selo

Você sabe como ler a etiqueta que você encontra ao comprar um pneu novo? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm ao se depararem com esse selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que vem nos pneus. Por isso, desenvolvemos este conteúdo para você entender melhor o que significa e saber como fazer a leitura correta dessas informações de uma vez por todas.


Neste artigo, você vai ler:


O que é a etiqueta do pneu?

A etiqueta que vem na lateral dos pneus novos tem como objetivo fornecer aos consumidores informações sobre o desempenho dos pneus. Ela é chamada de Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).


Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de pneus

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, todos os pneus novos do tipo radial para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus só podem ser vendidos com esse selo informativo desde abril de 2018, quando o PBE passou a exigir o selo oficialmente.


Quais critérios são avaliados pelo PBE?

Os critérios encontrados na etiqueta do pneu, avaliados pelo PBE, são os seguintes:


1. Resistência ao rolamento

A resistência ao rolamento é a força que se opõe à rotação do pneu e é influenciada principalmente pelo desenho e composto da banda de rodagem. O consumo de combustível é influenciado pela resistência ao rolamento, resultando em perdas energéticas. Assim, uma menor resistência ao rolamento significa um menor consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de gases poluentes.


2. Aderência em pista molhada

O segundo critério analisado pelo PBE se refere à capacidade de aderência de um pneu na superfície molhada. É um item relacionado à segurança.


3 - Ruído externo

O terceiro item avaliado é o ruído provocado pelo pneu durante o deslocamento do veículo. Ele é apresentado em decibéis (dB) e dividido em três níveis: baixo, médio e elevado.


Como ler a etiqueta do pneu?

A etiqueta do pneu é apresentada com símbolos, letras e números que podem gerar dúvidas. Abaixo, você confere a representação de cada um e como você deve fazer a leitura para saber interpretá-los corretamente.


Resistência ao rolamento

Logo no começo da etiqueta, você encontra as informações sobre a resistência do pneu referente ao rolamento (eficiência energética). A escala vai de A a G, sendo A mais eficiente e G, menos eficiente.


O indicador não mede se o pneu vai rodar mais ou menos quilômetros. Essa categorização mostra a facilidade com que o pneu gira em torno do rolamento. Quanto menor a resistência, mais eficiente é o pneu. Ou seja: mais economia de combustível para o seu veículo.


Aderência sob pista molhada




Assim como a resistência ao rolamento, essa escala também vai de A a G, sendo A mais aderente e G, menos aderente.


Assim, quanto maior a aderência do pneu sobre uma superfície molhada, menor distância o veículo irá percorrer durante o processo de frenagem e melhor será a estabilidade nas curvas e a dirigibilidade nas retas.


Nível de ruído externo








Pneus mais barulhentos, com mais decibéis (dB), não apresentam tanta eficiência quanto os modelos mais silenciosos.










Abaixo, você confere o limite máximo de emissão de ruído por categoria de pneu:


Tabela com a relação de limite máximo de emissão de ruído por categoria de pneu

Agora que você já sabe sobre a importância e como fazer a leitura correta da etiqueta dos pneus novos, fique atento a essas informações na hora de escolher os seus próximos pneus.



Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


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