Quer fazer o pneu do carro durar mais? Confira essas recomendações valiosas para evitar que o pneu tenha desgaste excessivo e desnecessário.
Como fazer o pneu durar mais? Essa pergunta é feita por muitos motoristas e, por isso, listamos abaixo 8 dicas valiosas para evitar que o pneu tenha desgaste excessivo e desnecessário:
Um pneu novo pode rodar 10.000 km ou 80.000 km. A diferença na durabilidade vai depender de diversos fatores, que você pode ler aqui.
Veja abaixo 8 dicas para fazer o pneu durar mais tempo e, assim, você poder economizar o suado dinheiro.
1 - Calibre os pneus toda semana, de acordo com a indicação do manual do fabricante
Calibrar os pneus semanalmente é fundamental. Pneu com pressão baixa é um grande inimigo, pois pode provocar vários problemas, entre eles:
Desgaste rápido do pneu, pois ele acaba trabalhando mais quente;
Aumento do desgaste nos ombros, já que há um apoio maior sobre esta área;
Maior consumo de combustível por causa da maior resistência ao rolamento;
Perda de estabilidade em curvas, pois há alteração da área de contato com o solo;
Direção pesada e perda da capacidade de manejo pela maior resistência ao dirigir;
Desgaste prematuro dos terminais de direção, uma vez que sua exigência é maior.
Além disso, também não é bom andar com pneu com excesso de pressão, pois pode ocasionar:
Desgaste mais acentuado no centro da rodagem, por causa do apoio maior sobre esta área;
Perda de estabilidade em curvas, pois há menor área de contato com o solo.
2 - Faça rodízio de pneus
Com quantos quilômetros você faz o rodízio dos pneus? Ou não faz?
O rodízio compensa a diferença de desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência, além de proporcionar melhor estabilidade na direção, especialmente em curvas e freadas. A recomendação da Anip é fazer o rodízio a cada 8.000 Km.
3 - Evite sobrecarga de peso
Ande sempre com o peso indicado pela fabricante do pneu para evitar desgaste rápido.
4 - Faça a manutenção preventiva das peças diretamente relacionadas aos pneus
Componentes mecânicos do veículo em estado ruim podem interferir na durabilidade dos pneus.
A manutenção periódica de amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas garantem maior durabilidade dos pneus.
5 - Alinhe o sistema de direção e suspensão, além do balanceamento de pneus conforme indicado pelo fabricante
Desvios mecânicos provocam desgastes prematuros nos pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro.
A recomendação é alinhar o veículo quando houver algum impacto na suspensão, na troca de pneus ou quando eles apresentarem desgastes irregulares - ou a cada 10.000 km rodados, de acordo com a Anip.
O desbalanceamento das rodas, além de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes em peça mecânicas e prejudica o próprio pneu.
6 - Utilize o pneu indicado para cada tipo de piso
A aplicação de um pneu informa para qual tipo de via ele é desenvolvido. Pode ser para:
Vias pavimentadas: Pneu feito para desempenho em asfalto, concreto e similares. Também pode, ocasionalmente, ser utilizado em vias não pavimentadas.
Terreno misto (Para Todo Tipo de Terreno): Pneu desenvolvido para ter equilíbrio de desempenho tanto em vias pavimentadas e como em vias não pavimentadas.
Terra: Pneu produzido para ter máximo desempenho em vias não pavimentadas, como em terra, lama, pedras, mas que pode, casualmente, ser utilizado em vias pavimentadas.
7 - Observe periodicamente o indicador de desgaste de rodagem (TWI – Tread Wear Indicators)
O aconselhável é verificar o Tread Wear Indicator (TWI). O TWI é o indicador que fica na banda de rodagem de todos os pneus. Quando o desgaste atinge essa marcação, significa que está na hora de trocar os pneus.
Segundo a Anip, o limite de segurança é “de 1,6 mm de profundidade indicado nos sulcos do pneu”. A marcação é uma saliência de borracha e, quando atingida, indica que o pneu chegou ao seu limite e deve ser trocado, pois passou a ser considerado “careca”.
8 - Evite a direção agressiva
Evite freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Isso ajuda a fazer o pneu rodar mais e ter um desgaste mais uniforme e regular.
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