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Indicadores do pneu: como verificar a vida Ăștil e identificar a hora certa de trocar

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    Achei Pneus
  • hĂĄ 6 dias
  • 6 min de leitura

Os pneus sĂŁo fundamentais para a segurança e o desempenho de qualquer veĂ­culo. Afinal, sĂŁo o Ășnico ponto de contato com o solo, garantindo tração, estabilidade, frenagem eficiente e dirigibilidade adequada. Mas como saber o momento certo de trocar? É aĂ­ que entram os indicadores do pneu, ferramentas essenciais para medir a vida Ăștil dos pneus e evitar surpresas desagradĂĄveis na estrada. O uso constante e a exposição Ă s condiçÔes das vias, entretanto, faz com que os pneus sofram desgaste natural ao longo do tempo. Para prevenir acidentes e manter o cliente sempre ciente do estado de conservação da banda de rodagem, existem os indicadores do pneu, ferramentas essenciais para que motoristas possam acompanhar o momento certo de realizar a troca.


Entenda o que sĂŁo esses indicadores do pneu e como funciona o TWI (Tread Wear Indicator), que Ă© um dos mais importantes. AlĂ©m disso, conheça outras tecnologias modernas que fabricantes renomados desenvolveram para auxiliar na leitura da vida Ăștil da banda de rodagem.


Neste artigo vocĂȘ vai ler:




Onde estĂĄ localizado o TWI do pneu

Principais indicadores do pneu: como funcionam e por que sĂŁo importantes

O TWI (Tread Wear Indicator) é o indicador mais conhecido, sendo obrigatório em todos os pneus comercializados no Brasil. Ele consiste em pequenas barras de borracha localizadas dentro dos sulcos da banda de rodagem. Serve como um alerta sobre a durabilidade do pneu, permitindo acompanhar o desgaste da borracha na banda de rodagem ao longo do tempo.


A maneira de verificação é simples: quando a altura da borracha dos sulcos da banda atinge o mesmo nível dessas barras, significa que o pneu chegou ao limite de desgaste permitido por lei, que é de 1,6 mm segundo o Contran (Conselho Nacional de Trùnsito). Continuar rodando com os pneus nesse estado é, além de perigoso, também passível de multa. Por causa disso, é imprescindível trocar o mais råpido possível. 


Identificar o TWI no pneu é simples: basta observar a lateral, onde hå pequenas inscriçÔes com a sigla TWI ou ícones de triùngulos que indicam o ponto exato em que as barras estão localizadas. Esses marcadores ficam bem visíveis e funcionam como um alerta silencioso para o motorista. Se a banda de rodagem jå estiver nivelada com esses marcadores, o pneu deve ser substituído imediatamente.


Como verificar o TWI e a profundidade da banda de rodagem do pneu?

Existem diferentes maneiras de consultar o TWI e o desgaste da banda de rodagem do pneu. Vale ressaltar que a maneira de verificar pode ser diferente entre cada modelo de pneu, por mais que a presença do indicador seja uma obrigação para os pneus comercializados no Brasil. Confira alguns métodos de verificação abaixo:


Localize o TWI: O primeiro método é o mais simples. Procure diretamente na banda de rodagem do pneu pelas barras do TWI. Esses relevos estão localizados entre os sulcos, mas podem haver marcaçÔes laterais no pneu para identificar a posição deles.


Compare com a banda de rodagem: Quando a banda de rodagem se desgasta até o ponto de ficar no mesmo nível das barras do TWI, significa que o pneu atingiu o limite mínimo de segurança de 1,6 mm de profundidade e precisa ser trocado imediatamente.


Verifique a profundidade do sulco: Caso não seja possível comparar com o TWI, é possível medir a profundidade do sulco com ferramentas de medição especializadas. Caso a medição acuse profundidade inferior a 1,6 milímetros é necessårio realizar a troca dos pneus também.



Mantenha sempre atenção à profundidade do sulco

Como evitar o desgaste do pneu?

É muito importante saber as principais maneiras de diminuir o desgaste e preservar o pneu para que ele possa ter maior vida Ăștil. Existem diversas prĂĄticas que ajudam a potencializar a durabilidade da banda de rodagem do pneu, que traz benefĂ­cios Ășnicos como: maior economia, menor frequĂȘncia ao trocar pneus e maior segurança ao dirigir tambĂ©m. Conheça os mĂ©todos mais importantes para evitar desgaste acelerado dos pneus do carro.


Calibragem dos pneus

Manter os pneus devidamente calibrados Ă© fundamental para prolongar a vida Ăștil. A pressĂŁo deve seguir as especificaçÔes encontradas no manual do fabricante ou na lateral da porta do carro. Pneus murchos ou com calibragem acima do ideal sofrem desgaste irregular e aumentam o consumo de combustĂ­vel.


Alinhamento e balanceamento das rodas

Outro cuidado importante para evitar o desgaste irregular dos pneus é o alinhamento e balanceamento das rodas. Ambos são cruciais para que o carro mantenha uma dirigibilidade de confiança, além do desgaste dos sulcos. Caso não estejam devidamente adequados para o carro, podem causar problemas de direção e até mesmo acidentes de trùnsito. 


RodĂ­zio dos pneus

Trocar os pneus de posição é algo que ajuda a manter o desgaste entre os pneus de trås e os da frente mais uniforme. Isso acontece porque a maior parcela de peso do veículo estå concentrada na região onde estå o motor, que pode causar maior desgaste aos pneus da frente. O recomendado é que se faça o rodízio a cada 10.000 quilÎmetros rodados. 


SuspensĂŁo e amortecedores do carro

O sistema de suspensĂŁo, bem como os amortecedores do veĂ­culo, Ă© responsĂĄvel por amenizar o impacto sob o carro e as rodas ao encontrar obstĂĄculos e buracos na pista. Caso nĂŁo estejam funcionando adequadamente, pode afetar diretamente o desgaste dos pneus e a vida Ăștil do mesmo. 


Outras tecnologias de indicadores do pneu

Com o avanço da engenharia, as fabricantes desenvolveram novas soluçÔes que vĂŁo alĂ©m do simples TWI, trazendo recursos mais precisos para monitorar a vida Ăștil dos pneus.


Tecnologia Wet Wear Indicator da Continental

Uma tecnologia para indicadores de pneu além do TWI foi criada pela Continental, fabricante alemã de pneus, que inovou ao criar o WWI, ou Wet Wear Indicator. Esse é um indicador exclusivo que sinaliza quando a profundidade do sulco atinge 3 mm, que é o nível considerado ideal para manter dirigibilidade segura em pisos molhados. Com auxílio dessa tecnologia, o motorista é capaz de estimar a segurança ao dirigir em dias de chuva sem esperar o limite legal (1,6 mm). Dependendo da temporada ou do uso pretendido para o veículo, jå pode planejar a troca preventiva dos pneus para  garantir maior proteção contra aquaplanagem e evitar acidentes inesperados. 


Tecnologia Cyber Tire da Pirelli

Os pneus de alta tecnologia da Pirelli contam com o monitoramento interno e inteligente do Cyber Tire, que Ă© capaz de colher uma sĂ©rie de dados simultaneamente sobre o pneu durante o uso e transmitir para o software de bordo. Entre informaçÔes muito Ășteis, como calibragem interna e possĂ­veis danos Ă  banda de rodagem, tambĂ©m Ă© possĂ­vel monitorar em tempo real o desgaste e a profundidade do sulco. Esses sĂŁo modelos de Ășltima geração desenvolvidos pela fabricante de pneus italiana, feito para equipar veĂ­culos de luxo para conceder maior segurança e capacidade de monitoramento. 


É importante ficar atento aos indicadores do pneu?

Sim, Ă© fundamental ficar atento aos indicadores do pneu, eles funcionam como um mecanismo de alerta para a condição de segurança do veĂ­culo. É possĂ­vel que tenham danos significativos na banda de rodagem ou que nĂŁo seja perceptĂ­vel nenhuma irregularidade nos sulcos, mas o desgaste da banda de rodagem pode comprometer gravemente a dirigibilidade, a aderĂȘncia e a capacidade de frenagem, principalmente se for irregular.


Ignorar os indicadores do pneu aumenta os riscos de acidentes, principalmente em situaçÔes de emergĂȘncia ou quando hĂĄ a necessidade de frear bruscamente. AlĂ©m disso, pneus desgastados tornam o veĂ­culo mais vulnerĂĄvel ao fenĂŽmeno da aquaplanagem, que pode ser extremamente perigoso. TambĂ©m aumentam o consumo de combustĂ­vel, jĂĄ que o atrito com o solo se torna maior.


Outro ponto relevante Ă© a questĂŁo legal: trafegar com pneus carecas Ă© uma infração grave, sujeita a multa, pontos na CNH e atĂ© apreensĂŁo do veĂ­culo. Portanto, acompanhar o TWI e outras tecnologias de desgaste nĂŁo Ă© apenas uma questĂŁo de prudĂȘncia, mas tambĂ©m uma obrigação de todo motorista que deseja rodar com segurança e dentro da lei.


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