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Indicadores do pneu: como verificar a vida útil e identificar a hora certa de trocar

  • Foto do escritor: Achei Pneus
    Achei Pneus
  • 26 de set.
  • 6 min de leitura

Os pneus são fundamentais para a segurança e o desempenho de qualquer veículo. Afinal, são o único ponto de contato com o solo, garantindo tração, estabilidade, frenagem eficiente e dirigibilidade adequada. Mas como saber o momento certo de trocar? É aí que entram os indicadores do pneu, ferramentas essenciais para medir a vida útil dos pneus e evitar surpresas desagradáveis na estrada. O uso constante e a exposição às condições das vias, entretanto, faz com que os pneus sofram desgaste natural ao longo do tempo. Para prevenir acidentes e manter o cliente sempre ciente do estado de conservação da banda de rodagem, existem os indicadores do pneu, ferramentas essenciais para que motoristas possam acompanhar o momento certo de realizar a troca.


Entenda o que são esses indicadores do pneu e como funciona o TWI (Tread Wear Indicator), que é um dos mais importantes. Além disso, conheça outras tecnologias modernas que fabricantes renomados desenvolveram para auxiliar na leitura da vida útil da banda de rodagem.


Neste artigo você vai ler:




Onde está localizado o TWI do pneu

Principais indicadores do pneu: como funcionam e por que são importantes

O TWI (Tread Wear Indicator) é o indicador mais conhecido, sendo obrigatório em todos os pneus comercializados no Brasil. Ele consiste em pequenas barras de borracha localizadas dentro dos sulcos da banda de rodagem. Serve como um alerta sobre a durabilidade do pneu, permitindo acompanhar o desgaste da borracha na banda de rodagem ao longo do tempo.


A maneira de verificação é simples: quando a altura da borracha dos sulcos da banda atinge o mesmo nível dessas barras, significa que o pneu chegou ao limite de desgaste permitido por lei, que é de 1,6 mm segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Continuar rodando com os pneus nesse estado é, além de perigoso, também passível de multa. Por causa disso, é imprescindível trocar o mais rápido possível. 


Identificar o TWI no pneu é simples: basta observar a lateral, onde há pequenas inscrições com a sigla TWI ou ícones de triângulos que indicam o ponto exato em que as barras estão localizadas. Esses marcadores ficam bem visíveis e funcionam como um alerta silencioso para o motorista. Se a banda de rodagem já estiver nivelada com esses marcadores, o pneu deve ser substituído imediatamente.


Como verificar o TWI e a profundidade da banda de rodagem do pneu?

Existem diferentes maneiras de consultar o TWI e o desgaste da banda de rodagem do pneu. Vale ressaltar que a maneira de verificar pode ser diferente entre cada modelo de pneu, por mais que a presença do indicador seja uma obrigação para os pneus comercializados no Brasil. Confira alguns métodos de verificação abaixo:


Localize o TWI: O primeiro método é o mais simples. Procure diretamente na banda de rodagem do pneu pelas barras do TWI. Esses relevos estão localizados entre os sulcos, mas podem haver marcações laterais no pneu para identificar a posição deles.


Compare com a banda de rodagem: Quando a banda de rodagem se desgasta até o ponto de ficar no mesmo nível das barras do TWI, significa que o pneu atingiu o limite mínimo de segurança de 1,6 mm de profundidade e precisa ser trocado imediatamente.


Verifique a profundidade do sulco: Caso não seja possível comparar com o TWI, é possível medir a profundidade do sulco com ferramentas de medição especializadas. Caso a medição acuse profundidade inferior a 1,6 milímetros é necessário realizar a troca dos pneus também.



Mantenha sempre atenção à profundidade do sulco

Como evitar o desgaste do pneu?

É muito importante saber as principais maneiras de diminuir o desgaste e preservar o pneu para que ele possa ter maior vida útil. Existem diversas práticas que ajudam a potencializar a durabilidade da banda de rodagem do pneu, que traz benefícios únicos como: maior economia, menor frequência ao trocar pneus e maior segurança ao dirigir também. Conheça os métodos mais importantes para evitar desgaste acelerado dos pneus do carro.


Calibragem dos pneus

Manter os pneus devidamente calibrados é fundamental para prolongar a vida útil. A pressão deve seguir as especificações encontradas no manual do fabricante ou na lateral da porta do carro. Pneus murchos ou com calibragem acima do ideal sofrem desgaste irregular e aumentam o consumo de combustível.


Alinhamento e balanceamento das rodas

Outro cuidado importante para evitar o desgaste irregular dos pneus é o alinhamento e balanceamento das rodas. Ambos são cruciais para que o carro mantenha uma dirigibilidade de confiança, além do desgaste dos sulcos. Caso não estejam devidamente adequados para o carro, podem causar problemas de direção e até mesmo acidentes de trânsito. 


Rodízio dos pneus

Trocar os pneus de posição é algo que ajuda a manter o desgaste entre os pneus de trás e os da frente mais uniforme. Isso acontece porque a maior parcela de peso do veículo está concentrada na região onde está o motor, que pode causar maior desgaste aos pneus da frente. O recomendado é que se faça o rodízio a cada 10.000 quilômetros rodados. 


Suspensão e amortecedores do carro

O sistema de suspensão, bem como os amortecedores do veículo, é responsável por amenizar o impacto sob o carro e as rodas ao encontrar obstáculos e buracos na pista. Caso não estejam funcionando adequadamente, pode afetar diretamente o desgaste dos pneus e a vida útil do mesmo. 


Outras tecnologias de indicadores do pneu

Com o avanço da engenharia, as fabricantes desenvolveram novas soluções que vão além do simples TWI, trazendo recursos mais precisos para monitorar a vida útil dos pneus.


Tecnologia Wet Wear Indicator da Continental

Uma tecnologia para indicadores de pneu além do TWI foi criada pela Continental, fabricante alemã de pneus, que inovou ao criar o WWI, ou Wet Wear Indicator. Esse é um indicador exclusivo que sinaliza quando a profundidade do sulco atinge 3 mm, que é o nível considerado ideal para manter dirigibilidade segura em pisos molhados. Com auxílio dessa tecnologia, o motorista é capaz de estimar a segurança ao dirigir em dias de chuva sem esperar o limite legal (1,6 mm). Dependendo da temporada ou do uso pretendido para o veículo, já pode planejar a troca preventiva dos pneus para  garantir maior proteção contra aquaplanagem e evitar acidentes inesperados. 


Tecnologia Cyber Tire da Pirelli

Os pneus de alta tecnologia da Pirelli contam com o monitoramento interno e inteligente do Cyber Tire, que é capaz de colher uma série de dados simultaneamente sobre o pneu durante o uso e transmitir para o software de bordo. Entre informações muito úteis, como calibragem interna e possíveis danos à banda de rodagem, também é possível monitorar em tempo real o desgaste e a profundidade do sulco. Esses são modelos de última geração desenvolvidos pela fabricante de pneus italiana, feito para equipar veículos de luxo para conceder maior segurança e capacidade de monitoramento. 


É importante ficar atento aos indicadores do pneu?

Sim, é fundamental ficar atento aos indicadores do pneu, eles funcionam como um mecanismo de alerta para a condição de segurança do veículo. É possível que tenham danos significativos na banda de rodagem ou que não seja perceptível nenhuma irregularidade nos sulcos, mas o desgaste da banda de rodagem pode comprometer gravemente a dirigibilidade, a aderência e a capacidade de frenagem, principalmente se for irregular.


Ignorar os indicadores do pneu aumenta os riscos de acidentes, principalmente em situações de emergência ou quando há a necessidade de frear bruscamente. Além disso, pneus desgastados tornam o veículo mais vulnerável ao fenômeno da aquaplanagem, que pode ser extremamente perigoso. Também aumentam o consumo de combustível, já que o atrito com o solo se torna maior.


Outro ponto relevante é a questão legal: trafegar com pneus carecas é uma infração grave, sujeita a multa, pontos na CNH e até apreensão do veículo. Portanto, acompanhar o TWI e outras tecnologias de desgaste não é apenas uma questão de prudência, mas também uma obrigação de todo motorista que deseja rodar com segurança e dentro da lei.


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7 comentários


Maurício
01 de out.

No meu caso específico uso para os 2 terrenos, claro que mais asfalto.

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Achei Pneus
Achei Pneus
03 de out.
Respondendo a

Olá, Maurício! Nesse caso, os pneu AT, ou All-Terrain, são os melhores indicados.

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Nilson Barbosa dos Santos
01 de out.

Os pneus de uso misto, também conhecidos como All-Terrain, são os mais indicados para quem busca transitar tanto em superfícies asfaltadas quanto estradas de terra! São muito bons pra isso.

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Achei Pneus
Achei Pneus
03 de out.
Respondendo a

Olá, Nilson! Exatamente, esses são os pneus para todo tipo de situação e que são mais versáteis! 😉

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felipe Nicolau batista
28 de set.

pneus mais adequado para os 2 terrenos é realmente o misto ?

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Achei Pneus
Achei Pneus
30 de set.
Respondendo a

Olá, Felipe! Os pneus de uso misto, também conhecidos como All-Terrain, são os mais indicados para quem busca transitar tanto em superfícies asfaltadas quanto estradas de terra!

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Convidado:
28 de set.

no meu caso específico uso para os 2 terrenos,claro que mais asfalto,por tanto qual o mais ideal?

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