top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Higienização veicular; aprenda a fazer a limpeza interna do carro

Limpar o carro por dentro não é só uma questão de estética, mas também de saúde e segurança. A sujeira acumulada pode atrair ácaros, fungos e bactérias, além de prejudicar o funcionamento de alguns componentes do veículo.


Pensando nisso, trouxemos a seguir algumas dicas para você limpar o carro por dentro corretamente, como usar produtos adequados, aspirar o interior, limpar os vidros, higienizar o ar-condicionado e cuidar dos bancos e do painel.



Limpeza do carro é muito importante para higiene


🧼 Continue sua leitura!


Como fazer a limpeza interna do carro

Se você é daqueles motoristas que preferem limpar o carro em casa, saiba que é preciso fazer essa limpeza corretamente e, principalmente, uma higienização eficiente.


Mas calma que não vamos te apresentar produtos milagrosos para o interior do seu veículo, aqui vamos trazer dicas de como fazer uma boa limpeza interna do seu veículo utilizando produtos de casa.


1. Aspiração

Para começar sua limpeza, o ideal é ter um aspirador de pó potente. Com ele você começa a aspiração de cima para baixo, ou seja, no teto do veículo até o chão. Retire os tapetes e limpe-os separadamente!


2. Limpeza do painel e portas

Utilize um pano de microfibra úmido com sabão neutro para passar por todo o painel. Se quiser caprichar nos cantinhos e lugares difíceis de alcançar, utilize um pincel macio para retirar o excesso de pó. Em seguida, finalize com um silicone para painel de carro, que trará brilho, hidratação e evitará riscos na superfície. Repita o processo para o interior das portas.


3. Limpeza dos bancos

Com a aspiração realizada nos bancos, prepare uma solução com água, álcool, bicarbonato de sódio, amaciante e vinagre branco, borrife a mistura em um pano que não solte pelos e faça a higienização do tecido.

Em caso de limpeza de bancos de couro, utilize apenas um pano umedecido com água e sabão neutro. Aqui, caso você tenha, pode aplicar um produto de hidratação de couro da sua preferência.


Deixe o carro com as portas abertas para arejar até que esteja completamente seco. 


4. Limpeza dos vidros

Para a limpeza dos vidros você pode utilizar apenas o sabão neutro com um pano umedecido e após isso secar com outro pano. Se preferir uma limpeza mais higienizante, aplique a mesma solução dos bancos para o vidro e seque bem.


Se quiser facilitar esse processo ainda mais, você pode utilizar um limpa-vidros pronto, que seja de sua preferência. Lembre-se de limpar as janelas regularmente para manter a visibilidade e a aparência limpa.


5. Limpeza dos tapetes e carpetes

Após toda a limpeza do interior do veículo, faça a limpeza dos tapetes com água e sabão neutro, esfregando com uma escova para retirar a sujeira pesada e areia. No carpete do interior, após a aspiração você pode optar por passar um pano úmido com a solução dos estofados. Deixe secar muito bem e só então coloque os tapetes no lugar.


Após todas essas etapas, não se esqueça de um bom aromatizador para deixar seu carro cheiroso!


Como higienizar o ar condicionado do carro?

Dica extra! A higienização do ar-condicionado é um item muito importante que muitos motoristas esquecem! É um ponto importante para a sua saúde e pode ser feita em casa também.





Primeiro você deve realizar a troca do filtro do seu ar condicionado, para isso basta remover o filtro antigo e substituir pelo novo.


Em seguida, você pode utilizar um higienizador de ar condicionado automotivo — que você encontra numa faixa de R$15 a R$30 — em spray.




Use os produtos adequados para limpar o ar condicionado

Para a utilização do produto*, siga os passos abaixo:

1. Ligue o veículo e o ar condicionado em modo de recirculação interno, com a saída de ar para a parte superior próximo ao pára-brisa (posição de desembaçador);

2. Coloque o limpador de ar condicionado na posição vertical no piso do veículo, pressione a válvula do lado do passageiro, próximo a aspiração de ar (embaixo do porta luvas);

3. Pressione a válvula até travá-la, saia e feche o veículo e aguarde 15 minutos para abri-lo novamente;

4. Desligue o veículo e o ar-condicionado e aguarde por mais 10 minutos para que a limpeza seja realizada completamente.


* O exemplo de instruções utilizou o produto “Limpa Ar Condicionado” da Wurth como base para o passo a passo. Para outros produtos se atentar às instruções presentes em cada embalagem. ** Isso não é uma publicidade do produto.


5 produtos para higienizar e livrar o carro da sujeira interna

Existe uma série de produtos disponíveis para realizar a limpeza dentro do veículo. A acessibilidade de certos produtos ou marcas depende muito de região para região, mas vamos elencar algumas boas opções para realizar um tratamento de higienização na cabine interior do veículo, contemplando produtos versáteis e eficientes, com uma aplicação simples e rápida.


Esponjas e panos: Esses são os primeiros e mais importantes itens a serem utilizados na hora da limpeza. São alternativas baratas que são capazes de retirar a camada de sujeira ou poeira mais superficial dos componentes do carro. Opte pelo uso do pano, que é mais macio, em superfícies como o painel e estofamento. A esponja pode ser guardada para limpeza de superfícies mais resistentes ou componentes metálicos. Procure usar panos ou flanelas que não soltem muitos fios, para uma melhor aparência final.


Espuma multiuso: É um produto muito útil para limpeza a seco da superfície do veículo. Entre as principais aplicações deste produto estão a limpeza das paredes internas do carro, do teto e do estofamento de tecido dos bancos. Muito eficiente, consegue até tirar manchas de sujeiras mais difíceis de serem removidas apenas com o pano umedecido, como graxa e gordura. Dependendo do produto, talvez seja necessário aplicar com uma esponja úmida e deixar o produto agir por um determinado espaço de tempo antes de retirá-lo com um pano limpo, mas essas instruções geralmente estão no rótulo do produto, então se certifique da aplicação.


Limpa vidros: Atingir clareza e transparência para os vidros do carro é muito importante para garantir aquele ar de limpeza impecável, mas também é muito importante para não prejudicar a visibilidade do motorista. Por causa disso, alguns produtos oferecem uma limpeza de vidros eficiente, com uma aplicação rápida e fácil. Na hora de adquirir um desses produtos, é importante procurar um que contenha substâncias desengordurantes também, pois formam uma camada de proteção após a aplicação que conserva a aparência limpa por mais tempo. É necessário ter um pouco de cuidado na hora da aplicação para não deixar formar manchas no vidro.   


Hidratante de couro: Caso o carro conte com bancos de couro ou revestimento de couro em outras partes, há uma série de cuidados especiais que precisam ser tomados para garantir que sejam sanitizados de maneira competente e não nociva. Sendo assim, um produto que é capaz de limpar e, ao mesmo tempo, hidratar se torna essencial para conservar a qualidade do couro. 


Silicone para painel: O painel do carro é uma área que sofre muitas agressões, principalmente por conta de poeira e raios solares. Por conta disso, é importante aplicar o silicone para impedir que ele adquira uma aparência envelhecida e danificada. É um produto que serve para proteger o painel e impedir o ressecamento do mesmo.  Antes de aplicar o silicone, entretanto, é necessário retirar a sujeira e a poeira antes, pois esse é um produto oleoso e pode facilitar a aderência de detritos no painel. 


Como proteger a pintura, o estofado e o painel do seu veículo


Depois de realizar uma limpeza e deixar o carro em um excelente estado de conservação, é importante também tomar cuidados para garantir que ele continue dessa maneira e impedir que acumule sujeira rapidamente. Existem algumas formas de assegurar essa manutenção, confira abaixo mais detalhadamente.


Pintura: Para impedir que a pintura seja danificada por conta de sol forte, chuva ácida e outros detritos que podem causar incômodos, existem diversos procedimentos. Desde uma lavagem eficiente até técnicas mais complexas como vitrificação e cristalização, existem muitas maneiras de preservar a pintura do carro. Outra forma muito comum é a utilização de cera, que dá brilho e protege a lataria contra os raios solares. Caso opte pelo uso de cera, é importante entender que é um produto que precisa de aplicação regularmente, em média uma vez por mês. Além disso, na hora de aplicar deve ser feito com movimentos circulares e leve pressão para efeitos mais duradouros e perceptíveis. 


Estofamento: O tempo e, principalmente, o sol podem deixar os revestimentos de tecido do banco manchados e amarelados. Caso o banco seja feito com revestimento de couro, esses danos são ainda mais agravantes, então tomar cuidado com essa parte do carro é essencial para não perder o conforto na hora de dirigir. Manter o banco limpo é muito importante, recomendando assim o uso de aspirador de pó uma vez por semana, inclusive nos tapetes e assoalhos do interior do veículo. Faça limpeza com pano úmido e sabão neutro, depois o carro deve ficar com as portas abertas e na sombra para secar e impedir que criem-se bolor e mofo dentro do veículo. 


Painel: O painel sofre excessivamente com exposição prolongada aos raios solares, por isso é importante que ele esteja sempre devidamente limpo e higienizado, evitando o acúmulo de poeira no mesmo. Além disso, é importante aplicação de silicone como uma camada de proteção ou instalação de uma capa de proteção que disperse os raios UV e impeça a ação prolongada deles no painel, evitando o envelhecimento e ressecamento acelerado. Essa é uma medida muito comum durante o verão, quando é necessário estacionar o carro em áreas sem sombra por muito tempo. 


Após feita a limpeza e tomadas as devidas precauções para preservar o veículo, é possível adquirir um interior muito mais saudável, confortável e elegante para o veículo. A higienização da cabine do carro é crucial para motorista e passageiros e para assegurar essa experiência, os bons cuidados são essenciais e precisam ser sempre observados.



Gostou do conteúdo?

Esperamos que estas dicas te ajudem a cuidar do seu veículo e deixá-lo mais higienizado.


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram para ficar por dentro de conteúdos automotivos. 📲

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page