top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Pretinho para pneu: saiba tudo sobre o produto e como aplicar

Atualizado: 17 de out. de 2023

É do time que adora cuidar da estética do carro? Então esse conteúdo é pra você!


Ao realizar a limpeza do carro, os pneus ganham destaque com o uso do pretinho, mas sabia que nem todos os pretinhos de pneus são indicados? Há aqueles que têm componentes prejudiciais à borracha dos pneus.


Fique com a gente nesse artigo e entenda quais pretinhos são indicados para uso nos pneus, quais as nossas recomendações e, ainda, como fazer pretinho caseiro em casa!

aplicação de pretinho em pneus

Nesse artigo você vai ver:


O que é pretinho do pneu?

O pretinho para pneus é um produto que serve para realçar a aparência dos pneus de um veículo. É uma solução feita à base de silicone — ou em algumas versões com polímeros — que oferece brilho e revitalização aos pneus, tornando-os com uma tonalidade escura e nova. Além de melhorar a estética, o pretinho também desempenha um papel importante na proteção dos pneus contra os danos causados ​​pelo sol, contra raios UV e outros elementos.


A escolha do tipo de pretinho para pneus depende das preferências pessoais dos motoristas ou dos comércios de lavação/estética automotiva e do nível de brilho desejado. No entanto, aprender a aplicá-lo corretamente para obter os melhores resultados e garantir a segurança dos pneus é essencial.


O pretinho para pneus pode ser encontrado em diversas formas: spray, líquido, gel e até mesmo ser feito em casa, com ingredientes do dia-a-dia.


Por que nem todo pretinho para pneu é recomendado?

Há dois tipos de composição de pretinho para pneus: os pretinhos feitos à base de glicerina e aqueles que contém compostos derivados do petróleo. A segunda opção não é a recomendada! Isso porque, o contato de compostos à base de petróleo presentes em alguns pretinhos pode corroer, ressecar ou rachar aos poucos a borracha dos pneus, deteriorando a banda de rodagem e prejudicando a dirigibilidade, além de comprometer a segurança na direção.


Além dos fatores acima, a troca precoce dos pneus também está em jogo, já que um pneu em más condições não deve rodar e comprometer a segurança de seu veículo! Sempre que for comprar um pretinho para aplicar em seus pneus, certifique-se que não há componentes derivados do petróleo na composição. Essa informação estará descrita no rótulo do produto.


Então, quais componentes devem ser evitados?

Gasolina, querosene, óleos, parafina, lubrificantes e demais componentes como esses. Além desses compostos, muitos itens caseiros também são prejudiciais ao seu pneu, alguns exemplos: açúcar em excesso, café e refrigerantes de cola.


Agora que você já sabe a diferença entre os pretinhos e quais componentes evitar, conheça os benefícios que esse produto oferece aos pneus.


Benefícios do pretinho para os pneus

pneu com pretinho x pneu sem pretinho

O pretinho para pneus é muito associado à estética do carro, uma vez que, o primeiro pensamento de quem utiliza seja “o pretinho deixa o meu pneu mais preto e brilhoso”, e, embora essa ideia até esteja correta, os benefícios desse produto podem ir além da aparência. Veja alguns benefícios do produto:


Pneus com boa aparência: o produto proporciona brilho aos pneus, entregando um aspecto de cuidado e atenção aos detalhes do veículo na limpeza.


Resistência à sujeira e à poeira: o pretinho para pneus cria uma barreira protetora que impede a penetração de sujeira e lama, facilitando a limpeza e a manutenção dos pneus.


Aderência ao solo: o pretinho pode contribuir na conservação da borracha dos pneus, evitando o ressecamento e rachaduras causadas pelas condições climáticas — como chuva em excesso ou exposição ao sol — contribuindo assim para uma condução mais segura.


Pretinho de pneu na proteção contra os raios UV

A exposição constante aos raios UV do sol pode causar alguns danos aos pneus, rachaduras, ressecamento e descoloração são alguns dos exemplos. O pretinho para pneus atua como uma camada protetora, impedindo que os raios UV danifiquem a borracha dos pneus. Isso não apenas mantém a aparência dos pneus, mas também ajuda a prolongar sua vida útil, economizando trocas antes do tempo necessário.


Essa proteção contra os raios UV também é benéfica para a segurança na estrada. Para manter a seguridade, é preciso uma boa aderência ao solo, principalmente em condições de chuva ou pista molhada, desse modo, pneus protegidos e com a banda de rodagem sem comprometimentos, mantém a estabilidade ao rodar.


Por essas razões, o uso regular de pretinho para pneus não é apenas uma questão estética, mas também uma medida de segurança importante para qualquer motorista.


Mitos e verdades sobre o pretinho para pneus

Existem alguns mitos sobre o uso do pretinho para pneus. Entenda agora o que é verdadeiro e o que é falso quando o assunto é pretinho para carro:


TODO PRETINHO DANIFICA A BORRACHA DOS PNEUS

Um dos mitos mais comuns é que todo produto danifica a borracha dos pneus. Na realidade, os pretinhos com compostos à base de petróleo é que prejudicam a borracha do pneu. Quando usado corretamente, o pretinho protege os pneus e não causa danos.


TODO PRETINHO PARA PNEUS É IGUAL

Na verdade, existem várias marcas e tipos disponíveis nos mercado automotivo, cada produto com suas próprias fórmulas e propriedade. É importante pesquisar e escolher um produto de qualidade que atenda às suas necessidades específicas, além de, claro, ser um pretinho que não prejudique a borracha dos pneus.


✅ É PRECISO APLICAR PRETINHO COM FREQUÊNCIA

Isso depende do produto e das condições de condução. Alguns pretinhos duram mais que outros. Em geral, a aplicação recomendada é entre 2 e 4 semanas para manter o brilho e a proteção desejados.


PRETINHO PARA PNEUS É CARO

O preço do pretinho varia conforme a marca e a qualidade do produto. Existem opções disponíveis para todos os bolsos nos mercados, desde R$10 até R$70*. A escolha depende do orçamento e preferências.


Baseado em pesquisa no shopping do Google com produtos de 500ml.


PRETINHO PARA PNEUS É INOFENSIVO PARA O MEIO AMBIENTE

Alguns pretinhos podem conter produtos químicos nocivos à natureza como falamos anteriormente, sendo assim, procure opções que não comprometam os seus pneus e o meio ambiente.


✅ APLICAR PRETINHO EM PNEUS SUJOS/MOLHADOS PODE NÃO TER COBERTURA UNIFORME

É preciso aplicar o pretinho de uma forma que não seja exagerada, evitando que o produto escorra e fique irregular por toda a superfície do pneu.


USAR UMA QUANTIDADE EXCESSIVA DE PRETINHO DARÁ UM BRILHO MAIS DURADOURO

Aplicar pretinho em excesso poderá deixar os pneus escorregadios e fixar sujeira com mais facilidade, dificultando a eficácia do produto e até mesmo comprometendo a frenagem nas pistas.


O USO FREQUENTE DE PRETINHO É NECESSÁRIO PARA EVITAR RACHADURAS NOS PNEUS

O pretinho não é um composto específico para prever rachaduras. Pneus de boa qualidade devem resistir ao envelhecimento sem a necessidade de aplicação constante de produtos como pretinho ou semelhantes.


✅ PRETINHO PODE SER USADO EM PNEUS DE BICICLETA

Embora o uso mais comum seja em carros, nada impede que o produto possa ser usado em bicicletas.


Pretinho caseiro: faça você mesmo em casa

Muitas pesquisas estão relacionadas a receitas de pretinho caseiro, se é possível e como fazer. Saiba que é possível, sim, criar seu próprio pretinho para pneus com ingredientes domésticos! Pensando nisso, trouxemos duas receitas de pretinho caseiro para você criar aí na sua casa. Veja como prepará-las:


Receita 1: Pretinho caseiro com glicerina

Uma receita simples que contém apenas três ingredientes principais. Para fazer o pretinho caseiro com glicerina basta juntar todos os produtos listados abaixo e suas respectivas medidas em um recipiente e misturar bem. Aplique com pincel ou esponja.

  • 100 ml de glicerina;

  • 50 ml de água;

  • 50 ml de álcool;

  • Corante preto (opcional).


Receita 2: Pretinho caseiro com cola branca

Para a segunda receita, é preciso fazer um pequeno passo a passo, misturando o açúcar e a cola separadamente. Primeiro, coloque metade da água e misture com o açúcar, em seguida, em outro recipiente, adicione a outra metade da água e misture com a cola branca.


Após as duas misturas estiverem prontas, junte em um terceiro recipiente e misture tudo de uma vez. Pronto, aplique com uma escova ou pincel.

  • 100 ml de água;

  • 50 ml de açúcar;

  • 50 ml de cola branca;

  • Corante preto (opcional).


Ao optar por uma receita caseira, é importante estar ciente de que o desempenho e a durabilidade podem variar em comparação com produtos comerciais especializados. Lembre-se de seguir todas as instruções corretamente e faça o teste em uma pequena área do pneu antes de aplicar em toda a lateral.


Como aplicar pretinho nos pneus corretamente

aplição correta de pretinho nos pneus

A aplicação do pretinho em muitos casos é realizada por profissionais de estética em lavações automotivas. Embora seja comum, não é um serviço exclusivo desses profissionais, até porque, muitos motoristas acabam optando por lavar o carro em casa.


Não é todo motorista que realiza a finalização com pretinho, mas se você é do time que sim, é preciso conhecer o passo a passo corretamente para não errar na aplicação. Então, veja como realizar a aplicação em 3 passos:


1. Limpeza: o primeiro passo para começar a aplicação é certificar-se de que os pneus estejam limpos e secos. É importante os pneus estarem secos para melhor aderência do produto!


2. Aplicação: leia atentamente as instruções do fabricante no rótulo (no caso de ter adquirido um produto pronto) e veja qual tipo de aplicador é o recomendado para o tipo de pretinho adquirido (líquido, gel ou pasta). Se você fez o seu próprio pretinho em casa, opte por um pincel ou esponja para realizar a aplicação. Após definir qual o aplicador irá utilizar, passe pouco a pouco o produto na lateral do pneu, evitando a banda de rodagem e claro, a roda do veículo. Evite aplicar excesso de pretinho, pois isso pode causar respingos na carroceria do carro.


3. Secagem: Após a aplicação, deixe o produto secar completamente antes de dirigir. Essa etapa simples de manutenção pode fazer uma grande diferença na aparência e na proteção dos seus pneus.


Para alcançar um acabamento personalizado, você pode escolher o nível de brilho que deseja para seus pneus. Alguns produtos oferecem um acabamento mais fosco, enquanto outros oferecem brilho intenso. Experimente diferentes marcas e tipos de pretinhos até encontrar o que mais agrada você.


Meio ambiente: alternativas sustentáveis de pretinho para pneus

Já comentamos aqui sobre pretinhos com componentes prejudiciais aos pneus, os produtos com base de petróleo, que além de serem prejudiciais aos pneus, podem também prejudicar o solo e o meio ambiente ao longo do tempo.


No mercado automotivo, atualmente, isso já é uma preocupação. Algumas marcas estão desenvolvendo produtos mais ecológicos, com fórmulas menos agressivas para o meio ambiente e embalagens recicláveis. Os pretinhos à base de glicerina são uma prova disso.


Além disso, algumas alternativas naturais, como as receitas caseiras, também podem ser consideradas para aqueles que desejam reduzir seu impacto ambiental.


Marcas de pretinho recomendadas

embalagem de pretinhopara pneu

Com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher a melhor marca de pretinho para pneus. Há aqueles que se adaptam com uma marca e aplicador de primeira, há outros que precisam testar várias opções até encontrar a que mais agrade. Trouxemos três opções de pretinho para pneus, confira!


Pneu Pretinho Vintex — VONIX — 500ml

Pneu Pretinho Vintex — VONIX — 500ml

O pretinho mais pesquisado da internet e o mais barato da nossa seleção, traz a qualidade Vonixx, especialista em produtos automotivos. O Pneu Pretinho Vintex da Vonixx está disponível em três medidas: 500ml, 1,5L e 5L e promete “proteção prolongada, brilho intenso e duradouro que deixa os pneus com as pecto de novos”. É necessário adquirir o aplicador separado.



Pretinho Pneu Revitalizador Black Magic — CADILLAC — 500ml

Pretinho Pneu Revitalizador Black Magic — CADILLAC — 500ml

Um pretinho super conhecido e bem recomendado pelos motoristas. O Pretinho Revitalizado Black Magic da Cadillac promete “brilho molhado e de longa duração nas borrachas do pneu, que resiste e permanece por semanas até mesmo em dias chuvosos”. Está disponível nas versões 200ml e 500ml. É necessário adquirir o aplicador separado.


Black Magic — SOFT99 — 150ml

Black Magic — SOFT99 — 150ml

A última recomendação é importada. O Black Magic da Soft99 promete longa duração, segundo a marca “o produto possui durabilidade média de até 60 dias, seu brilho é acetinado, mais voltado para pneus novos. Não deixa melado nem grudento. Hidrata os pneus e devolve a aparência natural da borracha”. O produto possui aplicador próprio embutido na embalagem.


Essas marcas são conhecidas por oferecer produtos de qualidade que conferem brilho e proteção duradouras para os pneus. Ao escolher uma marca, é importante considerar suas preferências pessoais, o tipo de acabamento que deseja e o orçamento disponível.


Outras marcas bem avaliadas no mercado

Além das nossas indicações, outros pretinhos estão em destaque com boas avaliações e indicações dos consumidores, confira abaixo quatro produtos que também podem fazer parte do seu kit de limpeza automotiva e deixar o pneu do seu carro brilhando como novo!

Pretinho para pneu: marcas bem avaliadas

Gráfico baseado em produtos vendidos pela plataforma de compras online Amazon.


Ainda ficou alguma dúvida sobre pretinho de pneu ou como utilizá-lo? 🧽

Deixe seu comentário que ajudamos você!


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais, por lá, você fica sabendo de todas as promoções que estão ativas! Siga a Achei Pneus no Facebook e Instagram. 📱

1.368 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Felicio Paiva
Felicio Paiva
Oct 07, 2023

Ótima matéria, indico aos leitores o Black Pretinho Condicionador De Pneus 500ml Easytech, esse é TOP, não agride a borracha e os pneus ficam com aparência original!!!

Like
Achei Pneus
Achei Pneus
Nov 14, 2023
Replying to

Obrigado, Felicio! Ficamos feliz que a matéria tenha te ajudado a tirar dúvidas e orientar outros sobre o tema também! 😋

Like
bottom of page