Listras coloridas nos pneus novos: você sabe o que significam?

Atualizado: 17 de Jul de 2020

O que significam as listras coloridas que aparecem nos pneus novos? Será que são um defeito? Qual a função delas? Descubra as respostas agora!



Você acabou de comprar pneus novos e percebeu neles algumas linhas coloridas na banda de rodagem - vermelhas, azuis ou brancas, por exemplo.


Aí você se pergunta: o que essas linhas coloridas significam? Será que é algum tipo de defeito ou elas têm mesmo alguma função?


Continue lendo para descobrir de uma vez por todas o que elas representam.



Pneus novos possuem listras coloridas? Saiba o que elas significam!


As listras coloridas nos pneus novos não têm nenhum significado para o consumidor final. Elas são usadas apenas pelos fabricantes.


Essas linhas coloridas têm a função de servir como referência dentro das fábricas durante os processos de inspeção. Elas ajudam a identificar as medidas dos pneus, evitando a mistura de medidas diferentes tanto no depósito como também durante o transporte.


Conheça aqui o processo de fabricação dos pneus.


As listras coloridas têm a ver com a qualidade do pneu?


Não. A linhas na banda de rodagem não estão relacionadas à qualidade do produto.

Normalmente, as linhas coloridas na banda de rodagem são aplicadas durante sua produção. Isso quer dizer que as cores já estão definidas e são aplicadas antes de o pneu “ficar pronto” de fato.


Assim, as linhas não denotam qualquer tipo de defeito de qualidade na peça final. Em resumo, as linhas são usadas para organizar e controlar o processo produtivo e não como um recurso de controle de qualidade.

Quer tirar mais dúvidas sobre pneus? Deixe sua pergunta nos comentários que a gente responde para você.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)


Aproveite para ver a linha completa de pneus novos na Achei Pneus.