Para que servem os pelos do pneu ou cabelinho do pneu? Descubra agora!

Atualizado: 17 de Jul de 2020

Chamados de "cabelinho", aqueles pelinhos que saem da banda de rodagem não servem para nada. Então porque têm esses pelos? Confira.


cabelo do pneu
Pneus modernos nem têm mais os pelinhos

Para que servem os pelos do pneu? Também chamados de "cabelinho do pneu", aqueles pelinhos que saem da banda de rodagem do pneu, na verdade, não servem para nada, ou seja, não têm função nenhuma.


Mas, afinal, então porque em alguns pneus têm esses pelos? Leia abaixo o motivo.


Os cabelinhos no pneu são fruto do excesso de borracha (matéria-prima do pneu) que é deixada pelo molde da máquina de fabricação. Nesse processo, as substâncias sofrem pressão até o pneu atingir o formato o qual o conhecemos.


Os moldes possuem pequenos buraquinhos (orifícios) que têm o objetivo de soltar o ar em excesso, retirar os gases de dentro do molde e possibilitar que a borracha se transforme no pneu.


Processo de vulcanização do pneu


Esse processo citado acima pode causar manchas e rebarbas nos pneus.


Quando o "pneu verde" é pressionado contra as paredes do molde no processo de vulcanização, parte da borracha não vulcanizada que está na área da banda de rodagem entra nesses furos, porque ainda estão em estado plástico, gerando os “cabelinhos”.


Tecnicamente, os cabelinhos são rebarbas não removidas.


“Cabelinho” do pneu é prejudicial?


Depende, mas especialistas em pneus comentam que os pelos nos pneus podem ser prejudiciais para as performances de emissão sonora, pois causariam turbulência no fluxo de ar que passa pelos pneus.


Por conta disso, alguns fabricantes eliminaram esses cabelinhos do pneu. Os moldes utilizados pela empresa alemã Continental, por exemplo, utilizam a tecnologia chamada de euro-vent, que remove todos os cabelinhos presentes nos pneus.


E você, sempre procura pneus com o cabelinho? Conta pra gente. Ah, e aproveite para saber mais como é feito um pneu e seu processo de fabricação.


Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)