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Pneu de carga para reboque: como saber a capacidade de peso correta?

Diferentes tipos de veículos necessitam de pneus igualmente distintos entre si. No caso dos reboques, que precisam carregar muito peso, é essencial que estejam equipados com pneus que também consigam suportar toda essa carga sem estourar ou apresentar outros tipos de avaria. Assim, é possível dirigir com segurança, ao mesmo tempo em que se preserva a integridade e eficiência dos pneus.


caminhão reboque

Na hora de escolher o pneu de carga adequado, existem alguns critérios essenciais para fazer a escolha correta. Por isso é importante ter certeza do índice de carga do pneu, analisar se é compatível com o peso a ser transportado e se o pneu é de uma medida adequada para o veículo. Tudo isso você vai aprender neste artigo!


🔎 Veja o que você vai encontrar sobre os pneus de carga para reboque:


Quais são os tipos de veículos reboque?

tipos de reboques

Primeiramente é preciso entender qual o modelo de reboque que você utiliza. Os reboques são veículos usados para transportar objetos ou automóveis adicionais. Eles são conectados a um veículo principal, como um carro ou caminhão, para aumentar a capacidade de transporte de cargas extras.


Existem vários tipos de reboques, cada um projetado para atender a necessidades específicas. Alguns dos principais tipos de reboques são:


Reboques de carga: projetados para transportar mercadorias e equipamentos em geral, na maioria pesados, podem ter diferentes tamanhos e capacidades de carga. Eles podem ser abertos ou fechados, dependendo do tipo de carga que transportam. Alguns exemplos são: carretinhas, flatbed, drop deck e lowboy.


Reboques de viagem: utilizados para viagens de lazer, esses reboques são equipados com comodidades como dormitórios, banheiros e cozinhas. Eles podem ser rebocados por veículos comuns ou serem motorizados. Alguns exemplos são: trailers e motorhomes.


Reboques para carros: são utilizados para transportar veículos quando não podem ser conduzidos. Eles podem ser de plataforma ou de reboque, dependendo da forma como o carro é colocado no reboque. Eles também podem ser cegonheiros, que são reboques especiais para transportar vários carros ao mesmo tempo.


Reboques agrícolas: são utilizados para transportar produtos ou equipamentos agrícolas. Eles podem ser basculantes ou para transporte de equipamentos, como tratores e colheitadeiras.


Reboques de animais: são utilizados para transportar cavalos vivos ou de transporte ou animais semelhantes. Eles possuem compartimentos individuais para cada animal, com ventilação e iluminação adequadas.


📄Se está interessado em um conteúdo sobre veículos comerciais leves, leia o nosso artigo: Pneus para carros comerciais: como decidir o pneu certo para sua frota


Quais os pneus recomendados para cada tipo de reboque?

Pneus para reboques

Existe uma série de pneus de carga, feitos especialmente para os diferentes tipos de veículos e tarefas. Se você possui um reboque mais compacto, como uma carretinha ou até mesmo para viagens leves, por exemplo, não quer dizer que você precise de pneus de carga, uma vez que os pneus tradicionais de passeio (HT) podem suportar até 1.850 kg conforme os limites de segurança dos pneus.


Mas, se o seu caso é o uso de reboque maiores e mais pesados, além dos pneus HT, há outros tipos mais específicos para caminhões, que contam com 5 (cinco) classificações de pneus diferentes. Esses são os pneus de baixa, média e alta severidade, bem como os pneus off-road e os mistos e são para condições de estrada distintas, entenda:


Pneu de alta severidade > para trajeto urbano

Pneu de média severidade > para trajeto misto entre rodovia e cidade

Pneu de baixa severidade > para trajeto rodoviário

Pneu off-road > para trajeto em estrada de chão e irregulares

Pneu misto > para trajeto misto asfalto e estrada de chão


Por isso, nossa recomendação básica para os pneus mais adequados conforme os tipos de reboques, sugerimos as seguintes recomendações:


👉 Para os reboques de carga que exigem pneus resistentes, com boa tração e frenagem e que suportem o peso extra, os pneus all position são uma das opções, pois servem para qualquer tipo de caminhão e têm alta tração e frenagem em pistas molhadas. Outra alternativa são os pneus simétricos e/ou assimétricos, que podem ser usados em estradas ou rodovias e têm um padrão de ranhuras e desenhos na banda de rodagem que favorecem o escoamento de água.


👉 Para os reboques de viagem que requerem pneus que ofereçam conforto, estabilidade, economia e segurança, os pneus on-road ou convencionais são os mais indicados, pois são desenvolvidos para favorecer o desempenho do veículo no asfalto, aumentando a área de contato e a aderência com o solo.


👉 Para os reboques de carros que demandam pneus que tenham boa capacidade de carga, resistência à abrasão e durabilidade, os pneus radiais são os mais apropriados, pois têm uma estrutura reforçada, composta por cintas de aço ou fibras sintéticas, que aumentam a capacidade de carga, a resistência à abrasão e a durabilidade contam ainda com uma banda de rodagem mais larga, que proporcionam maior estabilidade.


👉 Para os reboques agrícolas, que necessitam de pneus que se adaptem a diferentes tipos de solo, como terra, areia, lama ou pedra, e que tenham alta resistência e tração, os pneus off-road são os mais recomendados. Eles são próprios para estradas de terra e lama, apresentando estabilidade, carcaça reforçada e sulcos mais largos para escoamento de lama.


👉 E, por fim, os reboques de animais, que precisam de pneus que garantam o conforto e a segurança dos animais, evitando solavancos, ruídos ou vibrações, os pneus mistos são os mais indicados. Isso porque são uma combinação dos pneus on-road e off-road, funcionando bem tanto em superfícies pavimentadas quanto em não pavimentadas, sendo ideais para quem trafega nesses dois tipos de solos.


⚠ ATENÇÃO! Novamente, é muito importante entender qual será a aplicação de cada um desses pneus, em que tipo de estrada eles vão rodar e a compatibilidade do veículo!


Qual é o índice de carga dos pneus de carga?


O índice de carga é um código numérico que está associado à carga máxima suportada pelo pneu sem sacrificar sua integridade ou desempenho. É muito importante respeitar esse valor para preservar a durabilidade do produto e acionar a garantia corretamente em caso de acidentes, além de garantir uma viagem segura e sem complicações.


O transporte de cargas exige bastante dos pneus, então é crucial que os mesmos sejam compatíveis com a carga pretendida para evitar riscos, especialmente quando falamos de reboques, que lidam com cargas bastante pesadas. Respeitar o índice do pneu é uma medida que ajuda a evitar acidentes, além de garantir um melhor funcionamento do veículo e maior segurança para a carga também. 


Esses índices variam de 130 para suporte de até 1900 kg a 199 com suporte total de 13.600 kg. É muito importante que os pneus também suportem a carga do veículo, por isso oferecemos uma tabela de referência onde é possível verificar o peso correspondente para diversos índices de carga — lembre-se, esses valores são correspondentes ao peso total final que um pneu pode aguentar com segurança, não ultrapasse o limite!


índices de carga para pneus

Como calcular a capacidade de peso do seu reboque e dos seus pneus


O número de eixos, bem como seus diferentes tipos, influenciam diretamente no peso total que um reboque consegue carregar. São barras de metal cilíndricas instaladas nas rodas do veículo — no caso dos reboques que não possuem conexão direta com veículo principal como uma carretinha, por exemplo — que são diretamente responsáveis pelo equilíbrio, tração e dirigibilidade. Os eixos podem ser simples, duplos ou triplos, feitos para acomodar diferentes tipos de carga, suportando todo tipo de peso, quando configurado corretamente. Justamente por conta disso, é preciso entender como realizar a medição e o cálculo adequado de peso suportado pelo veículo.


Existe um conjunto de resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que estipula um peso máximo (em toneladas) a ser carregado por cada eixo, sendo 6t para eixos simples, 10t para eixos simples com rodagem dupla, 12t para eixo duplo, 17t para eixo duplo em tandem e 25,5t para eixos triplos em tandem. Por exemplo, um caminhão com dois eixos simples e rodagem simples conta com uma capacidade máxima de transporte igual a 12 toneladas, considerando que cada eixo simples corresponde a 6 toneladas.


Então, digamos que João tenha um caminhão e queira trocar os pneus para suas próximas viagens… 🙋‍♂️

João possui um caminhão com reboque de um eixo simples e um eixo duplo, que pode levar cargas de até 16 toneladas. O caminhão de João pesa 10 toneladas vazio e tem com todos os eixos, um total de 6 pneus (2 pneus no eixo simples + 4 no eixo duplo), então cada pneu terá um suporte de carga de 1,6 tonelada. Nesse caso, ele precisaria de pneus com o índice de carga, de pelo menos 124, que corresponde a 1.600 kg por pneu. Uma opção de pneu para João seria o Goodyear Regional RHS 126/124L.
Agora, se João tem uma entrega para realizar e precisa adicionar 5 toneladas de carga ao caminhão, o peso total será de 16 toneladas. Supondo que a carga seja distribuída igualmente nos eixos, cada pneu terá uma carga de 2,6 toneladas. Nesse caso, ele precisaria de pneus com índice de carga de, no mínimo, 142 que corresponde a 2.650 kg por pneu. Uma opção para João seria o Goodyear Armor Max MSS 143K.

Para saber como realizar o cálculo segundo o seu veículo, consulte a tabela abaixo sobre os limites de carga para cada tipo de eixo do seu reboque, conforme a portaria 86 de 20/12/2006 do DENATRAN.


Limites de pesos e dimensões por eixo de caminhão

Legenda de medidas/eixos conforme o Contran:

6 = eixo simples;

10 = eixos simples com rodagem dupla;

12 = eixo duplo;

17 = eixo duplo em tandem;

25,5 = para eixos triplos em tandem.


(1) As combinações com comprimento inferior a 17,50m não estando proibidas de circular, apenas permanecem limitadas ao PBT máximo de 45,0t.

(2) A circulação das combinações de veículos de carga com Peso Bruto Total Combinado - PBTC até 74 (setenta e quatro) toneladas e comprimento inferior a 25 (vinte e cinco) metros, registradas até 03 de fevereiro de 2006.

(3) Os DERs dos estados da Bahia, Ceará, Goiás e Minas Gerais continuam exigindo AET para circulação de bitrens nas rodovias sob sua circunscrição. Em Santa Catarina, com a decisão da justiça federal de extinguir ação contra a resolução 124 do Contran, tanto a UNIT(DNIT) quanto o DEINFRA estão proibidos de exigir AET.

(4) O bitrem de 9 eixos continua sendo considerado nova composição, dessa forma só terá livre acesso a AET após efetivada sua homologação pelo DENATRAN.

(5) O CTB - Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 100, determina que nenhum veículo poderá transitar com Peso Bruto Total superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora.

(6) A bem da verdade, essas configurações ficaram sem definição legal. Espera-se, para breve, publicação de resolução determinando a reinclusão das mesmas. Os dados apresentados levam em conta a regulamentação anterior que deve ser reposta.


Como escolher os pneus mais adequados para o reboque e o seu uso


Para identificar o tipo de pneu apropriado para o veículo é necessário se atentar a alguns detalhes. 


1º - que o pneu pretendido tem uma medida compatível com a do veículo.

2º - que o índice de carga do pneu comporte a carga pretendida, ao mesmo tempo que não pode ultrapassar as resoluções do CONTRAN acerca de carga máxima por eixo. 

3º - que o pneu seja apropriado para o tipo de estrada em que ele vai rodar e com a distância do trajeto. 

4º - é importante que o pneu apresente boa segurança, com os selos do Inmetro, para assegurar uma viagem confiável.


Além desses fatores, opte por uma marca certificada pelo Inmetro e uma opção que caiba no seu bolso!


📲 Se você tiver dúvidas em relação a uma marca ou pneu específico, nos mande uma mensagem via WhatsApp (47) 9999-5584 e converse com um de nossos especialistas!


Pneus de carga para reboque: marcas e medidas disponíveis na Achei Pneus


O site da Achei Pneus conta com uma grande diversidade de pneus para carga, com várias medidas e marcas para você escolher a que mais se adeque ao seu veículo e bolso. Confira algumas das marcas presentes no nosso site através dos links abaixo.


🚚 Pneus de carga Pirelli 

🚚 Pneus de carga Continental

🚚 Pneus de carga Hankook

🚚 Pneus de carga Goodyear

🚚 Outros pneus de carga


Como cuidar dos pneus para reboque e prolongar a sua vida útil


A atenção e os devidos cuidados com pneus de carga são muito importantes, uma vez que estão constantemente carregando um grande peso. Dessa forma, existem alguns cuidados necessários para prolongar a vida útil desse tipo de produto e garantir segurança por mais tempo.


  • Evitar cargas excessivas, pois elas acabam sendo bastante prejudiciais ao pneu na hora de realizar frenagens. O impacto causado pelo peso da carga pode causar desgaste irregular, bolhas ou até mesmo rasgos em uma frenagem brusca. 

  • Realize o rodízio dos pneus periodicamente, seguindo as instruções e orientações presentes no manual do fabricante. Isso evita a deformação dos pneus e prolonga a vida útil dos mesmos, oferecendo um desgaste mais regular também. 

  • Certificar que o veículo está com o balanceamento e alinhamento em dia. Dessa forma, é possível evitar vibrações e desvios, que deterioram o pneu mais rapidamente, encurtando a vida útil do veículo. 

  • Realizar a calibragem dos pneus de acordo com a indicação do fabricante, mas levando em conta também o peso da carga e pressão atmosférica, como uma forma de assegurar maior estabilidade, aderência e economia de combustível.


A manutenção preventiva dos pneus é uma maneira de impedir acidentes, despesas e atrasos por conta de acidentes e imprevistos. Verificar o estado dos sulcos, das laterais e os indicadores de desgaste é algo que pode ser feito regularmente e de forma rápida. Por último, também é necessário realizar a substituição dos pneus quando houver necessidade.



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