Pneu de carro: Como escolher e seis dicas para não errar na hora da compra

Atualizado: 17 de Jul de 2020


pneu para carro

Existem muitos modelos de pneus disponíveis no mercado. Na Achei Pneus, por exemplo, são 810 à venda. Por isso, pode parecer difícil você saber como escolher o melhor pneu para o seu carro, não?

Selecionar o melhor produto poderá oferecer mais segurança, durabilidade e conforto na direção. Além disso, os pneus também influenciam no desempenho de outras partes do veículo, como os sistemas de suspensão, direção e frenagem.

Primeiros passos

Os primeiros passos na hora de escolher um pneu são identificar o tipo do seu carro e saber as medidas corretas do produto. Neste post da Achei explicamos isso.

Depois é importante pensar para qual finalidade você mais usa o veículo: passeio, trabalho ou outros motivos. Considere também quais tipos de via você mais acessa, como asfalto ou terra.

Fique tranquilo. Nada disso é difícil de avaliar e a gente vai lhe ajudar. Continue lendo e aprenda seis passos de como escolher o melhor pneu para o seu carro.

1. Identifique qual o tipo do seu carro

Cada tipo de carro tem um pneu ideal. Por isso, antes de tudo você precisa saber qual é a categoria do seu veículo. Os pneus têm escrito em sua lateral, junto com a medida, códigos que indicam para que tipo de carros eles servem:

P: indicado para carros de passeio;

LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs (carros grandes e esportivos);

ST: recomendado para reboques e motor-homes;

C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

No site da Achei Pneus, antes de escolher a medida do pneu, você deve escolher o tipo do veículo.


escolha a medida do pneu

2. Verifique a medida do pneu

A medida do pneu é uma sequência de letras e números que ficam na lateral do produto. É como se fosse o “documento de identidade” dele. Observe na foto.

pneu e sua medida.

Vamos usar como exemplo a numeração acima: 205/55R16 para explicar o que significa cada um desses números e letra.


205 – É a largura do pneu. Neste caso, este pneu tem a largura de 205 mm, ou 20 centímetros e meio.

55 – É o perfil do pneu, a altura lateral. Esse número corresponde ao percentual da largura. Neste exemplo, a medida 55 representa 55% da largura do pneu. R – Significa radial. É o tipo de construção do pneu. Ele se refere à disposição dos fios de aço na carcaça do pneu. A maioria dos pneus vendidos atualmente são do tipo radial. 16 – É o diâmetro interno do pneu em polegadas, que deve ser também o diâmetro da roda. Neste exemplo, são 16 polegadas, que convertendo para centímetros corresponde a 40,64 cm.


Sabendo a medida do pneu, você já consegue refinar sua busca. Na página da Achei Pneus, se você digitar essas medidas aparecerão várias opções de pneus. Selecionamos o pneu 205/55R16 GOODYEAR EDGE SPORT 91V para continuar explicando outras informações importantes na escolha do pneu perfeito para seu veículo.

3. Fique atento ao índice de carga e de velocidade

Além dos números e das letras que indicam a medida do pneu, existem outros índices para identificar as características do produto. Um deles é o índice de carga. Ele mostra a carga máxima que o pneu pode suportar dentro das questões de segurança.

O índice de carga é o número que aparece depois da medida do pneu. No nosso exemplo do pneu 205/55R16 GOODYEAR EDGE SPORT 91V, o índice de carga é o número 91.

Isso não significa que esse pneu suporta apenas 91 kg. Para saber o peso que o produto suporta há uma tabela com os valores correspondentes. No caso deste modelo, a carga máxima é de 615 kg.

Essa é uma informação bastante relevante se você tem uma pick-up, um SUV, pequeno caminhão ou van. E também para quem costuma carregar muitas coisas ou pessoas no carro. Nestes casos, prefira pneus com um índice maior de carga. Ultrapassar esse índice pode causar acidentes graves.

Na Achei Pneus, essa informação consta nos detalhes do produto. E você pode conferir a tabela completa clicando no ícone “i”, ao lado da informação. Veja a imagem abaixo.

índices de carga e velocidade do pneu

Além da carga, há outro índice muito importante: o de velocidade. Ele aponta a velocidade máxima que o pneu suporta e é indicado pela letra que vem grudada ao índice de carga. No caso do pneu 205/55R16 GOODYEAR EDGE SPORT 91V, o índice de velocidade é indicado pela letra V.

Os índices de velocidade vão de A (a mais baixa) a Y (a mais alta) com uma exceção: O H situado entre o U e o V. Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h:


  • G: 90 km/h

  • J: 100 km/h

  • K: 110 km/h

  • L: 120 km/h

  • M: 130 km/h

  • N: 140 km/h

  • P: 150 km/h

  • Q: 160 km/h

  • R: 170 km/h

  • S: 180 km/h

  • T : 190 km/h

  • U: 200 km/h

  • H: 210 km/h

  • V: 240 km/h

  • *ZR : > 240 km/h

  • W: 270 km/h

  • Y: 300 km/h

*ZR significa que o pneu suporta uma velocidade superior à 240 km/h. A anotação ZR agrupa os índices de velocidade V (240 km/h>), W (270 km/h>) e Y (300 km/h>).

Se você usa seu carro mais em ambientes urbanos, a velocidade atingida tende a ser menor. Por isso, o índice de velocidade do pneu pode ser mais baixo. Já se você usa o veículo para viagens ou grandes percursos, em vias em que a velocidade é maior, o índice pode ser maior.

Mas atenção! O índice de velocidade é um indicativo associado às capacidades do pneu. Em caso algum autoriza o motorista a dirigir além dos limites legais de velocidade.

4. Verifique a etiqueta do Inmetro no pneu

A etiqueta do Inmetro no pneu indica três fatores importantes sobre o produto. São eles: a resistência do pneu ao rolamento, a aderência em pista molhada e o ruído externo.

A resistência do pneu ao rolamento indica a facilidade com que o pneu gira em torno do rolamento. Quanto menor a resistência, mais eficiente é o pneu. Ou seja: mais economia de combustível para o seu veículo. A escala vai de A à G, sendo A mais eficiente e G, menos eficiente.

Essa é uma informação bastante importante especialmente se você é uma pessoa que usa muito o carro, como um representante comercial que viaja para outras cidades.

A aderência do pneu na pista molhada é outra informação muito relevante, porque está diretamente relacionada à segurança. A escala também vai de A à G, sendo A mais aderente e G menos aderente.

Assim, quanto maior a aderência do pneu sobre uma superfície molhada, menor distância o veículo irá percorrer durante a frenagem. Melhor será também a estabilidade nas curvas e a dirigibilidade nas retas.

Por fim, o ruído externo do pneu se refere ao ruído provocado pelo pneu durante o deslocamento do veículo. Pneus mais barulhentos, ou seja, aqueles que possuem mais decibéis (dB), são menos eficientes. O limite máximo de emissão de ruído por categoria de pneu é o seguinte:

  • Veículos de Passageiros 75db

  • Veículos Comerciais Leves (Utilitários) 77dB

  • Veículos Comerciais (Ônibus e Caminhão) 78dB

Confira abaixo a etiqueta do Inmetro no pneu que estamos usando como exemplo, o 205/55R16 GOODYEAR EDGE SPORT 91V.

etiqueta do Inmetro de um pneu.

5. Leia o manual do fabricante do veículo

No manual do veículo estão as principais informações sobre o pneu correto para seu carro, como tamanho, largura e pressão. É fundamental que você siga as orientações do fabricante.

Usar pneus incorretos pode causar problemas na suspensão, no sistema de direção e também aumentar o risco de acidentes.

6. Considere os tipos de via que você mais acessa

Você costuma dirigir mais em vias asfaltadas ou em terra? Existem pneus que funcionam melhor para uma via ou outra. E há também aqueles que são eficientes nos dois tipos de terreno.

No site da Achei Pneus, você consegue verificar essa informação no item “aplicação”, nos detalhes de cada pneu. Caso você circule mais por terrenos de terra, considere o índice do treadwear (aquele que indica a durabilidade do produto). Índices muito altos, que indicam mais durabilidade, não são muito recomendados neste caso. Isso porque o pneu tem menor aderência ao terreno.

Quer receber mais conteúdos da Achei Pneus? Se você ainda não é cadastrado em nossa newsletter, cadastre-se agora no campo abaixo! Para conversar com um de nossos especialistas, clique aqui.


Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente nos comentários.


Para receber as notificações de nossas respostas aos seus comentários, torne-se um membro do blog! Basta se cadastrar no topo desta página :)