top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Pneu Vision, o conceito da Michelin pensado para o futuro

“Sem ar, conectado, recarregável, personalizável e orgânico”, um novo conceito de pneu pensado pela Michelin para o futuro de 2050. O Vision Concept é uma ideia inovadora por parte da Michelin de forma a ilustrar sua experiência em tecnologia de pneu sem ar, como o sistema UPTIS (Unique Puncture-proof Tire System). É a visão moderna que a empresa francesa oferece para o futuro, com sustentabilidade, inovação e segurança.


O que você vai ler sobre o assunto:

Vision: o pneu sem ar, recarregável, conectado e 100% sustentável da Michelin

Como o conceito Vision da Michelin vai transformar os pneus até 2050

As inovações em em design por trás do pneu Vision da Michelin



O novo conceito de pneu da Michelin, o The Vision


Vision: o pneu sem ar, recarregável, conectado e 100% sustentável da Michelin

Utilizando a técnica de impressão 3D de alta tecnologia, a Michelin oferece um modelo conceito que traz uma série de vantagens e benefícios para o ramo de pneus. 


Extremamente ousado e tecnológico, o Vision busca trazer inúmeras novidades e características inéditas quando se fala de pneus, incentivando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Para atingir esse objetivo, vários compostos diferentes estão sendo testados na composição do Vision, como plástico, borracha e aço reutilizados de pneus antigos. 


 Confira algumas das vantagens do pneu Vision e como a Michelin pretende alcançá-las:


  • Redução de material: Por conta da ideia de desenvolvimento através de impressão 3D, a quantidade de matéria prima necessária para a produção desse pneu é muito reduzida, diminuindo o peso do produto final, além de tornar seu rolamento mais macio.


  • Reusabilidade: Feito com uma estrutura sustentável, esse também é um pneu muito durável e resistente, permitindo uma longa vida útil. Por causa dessa maior longevidade, preserva uma série de recursos naturais a longo prazo. 


  • Reciclagem: Na composição desses pneus, são usados uma série de componentes recicláveis e renováveis que não são derivados do petróleo, trazendo um menor impacto ao meio-ambiente.


  • Renovação: Construído com novos compostos e tecnologias, a sustentabilidade integrada nesses pneus é uma renovação tecnológica por parte da Michelin para um futuro mais econômico e sustentável. 


Como o conceito Vision da Michelin vai transformar os pneus até 2050

A introdução do pneu Vision no mercado visa trazer uma grande transformação na mobilidade como um todo, tornando-a mais segura, sustentável e eficiente. Todas essas características fazem parte da identidade e dos valores da Michelin, que continua como uma das principais desenvolvedoras no que diz respeito a modelos de pneu sem ar.


Além das características únicas encontradas na construção do Vision, ele também foi projetado junto de uma série de integrações tecnológicas únicas, capaz de conferir uma melhor e mais eficiente interface para o usuário, com grande conectividade ao computador de bordo do veículo. Quando aliado com os sensores do pneu, é possível ter um produto extremamente moderno e adaptativo, devidamente capaz de se adequar às condições da estrada e da viagem para melhor dirigibilidade e segurança. 


Outros modelos de pneu com tecnologia similar já estão sendo aplicados e testados em frotas na França, Singapura e Estados Unidos através de pneus UPTIS especializados para veículos de carga leve. Esses protótipos já contam com mais de 3 milhões de quilômetros rodados e seguem sendo estudados, com o intuito de serem implementados oficialmente em carros populares.


O Vision é uma ideia da Michelin protegida por 19 patentes, que certificam que essa é uma tecnologia original da empresa e que as tecnologias desenvolvidas são de autoria própria. Além disso, o protótipo já conta com uma série de prêmios por conta do seu design e das ideias inovadoras e sustentáveis. 



O The Vision conta com uma série de tecnologias únicas


As inovações de design por trás do pneu Vision da Michelin

Ecologia e sustentabilidade são fatores muito importantes na idealização do Vision, da Michelin. Por conta disso, o conceito de pneu inova com inspirações biomiméticas, baseadas em corais com uma estrutura alveolar para garantir maior flexibilidade, mas sem perder a resistência ou rigidez. Desta forma, esse desenho inusitado e padrão incomum são características primordiais para um pneu sem ar manter o formato sem sacrificar a eficiência ou apresentar falha de durabilidade.


Esse desenho inusitado do Vision amarra o conceito de várias maneiras, entregando a eficiência e benefícios necessários para que ele se torne um avanço tecnológico, mas também a inspiração no desenho de corais está intrinsecamente ligada com a construção sustentável e preocupação com o meio ambiente presente nesse projeto. Exatamente por isso já recebeu premiações do Red Dot Design Awards, um dos mais prestigiados e famosos eventos sobre design de produto no mundo.



Já imaginou rodar com o Vision por aí? 🛞🚗


Acompanhe a Achei Pneus nas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲

91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page