Passar muito tempo sem trocar os pneus do carro faz com que haja um maior desgaste da banda de rodagem do pneu que está montado. Por isso, é importante entender quais os sinais de um pneu gasto, e também os efeitos que na direção.
Vamos trazer dicas para identificar o estado dos pneus e quais pontos são os principais para prestar atenção na hora de decidir se está na hora de trocá-los ou não. Neste artigo você vai ler:

Quais os principais sinais de que o pneu está ruim?
Para identificar o estado do pneu, é crucial entender sobre a banda de rodagem do mesmo. Ela conta com sulcos e ranhuras na superfície, que servem para melhor tração e escoamento de água, mas que também auxiliam na aderência e frenagem do veículo. Quando esses pontos se encontram mal conservados, é perceptível as implicações disso no desempenho do carro e na sensação de dirigir.
O número de agravantes no que diz respeito à conservação dos pneus é muito alto e, por isso, outros problemas podem dar sinal de que é hora de ponderar uma troca dos pneus. A descalibragem constante é um indicativo de que há algum problema com ele ou com a carcaça do pneu, mesmo que os sulcos estejam em boas condições ainda, por exemplo. Pneus descalibrados, por sua vez, acabam aumentando o risco de desgaste irregular, formação de bolhas e outros danos ao pneu, além de influenciar diretamente na estabilidade, principalmente na hora de realizar curvas.
Os pneus são os únicos pontos de contato do carro com a superfície, por isso, qualquer irregularidade neles impacta diretamente a direção. Dessa maneira, sempre que sentir alguma irregularidade ao dirigir, checar os pneus é uma boa prática e pode dar melhores pistas da origem do problema ou até mesmo identificar algum sinal de desgaste neles.
Os principais indicadores para troca dos pneus
A profundidade dos sulcos e o desgaste da banda de rodagem são mais perceptíveis, mas existem outras maneiras de detectar que é hora de trocar os pneus, entenda alguns:
Profundidade dos sulcos: Esse é um ponto bastante importante para estar atento. O mínimo de profundidade exigido por lei para os sulcos da banda de rodagem é de 1,6 milímetros, podendo ser um motivo de multa caso contrário. Manter-se atento à profundidade do sulco é uma excelente maneira de acompanhar o desgaste do pneu e também de evitar multas.
TWI: O Tread Wear Indicator é uma tecnologia encontrada na banda de rodagem do pneu que funciona como uma espécie de “medidor” para a profundidade do sulco e o gasto da borracha da banda de rodagem. Ele pode ser identificado como um relevo na borracha e quanto mais gasta estiver a banda de rodagem, mais difícil ele é de ver, até desaparecer. Quando ele não pode mais ser encontrado, é o momento ideal da troca. Para saber mais do TWI, confira nosso artigo especial sobre o tema.
Calibragem: Caso sinta a necessidade de recalibrar o pneu muitas vezes em pouco tempo, é possível que tenha um furo ou uma bolha no pneu, ou alguma outra falha na carcaça do mesmo. Nesses casos, é possível que um reparo pontual solucione a situação momentaneamente, mas essa é uma medida temporária, pois o ideal para se prevenir de um acidente mais grave, é a troca dos pneus. Busque a ajuda de um especialista ou técnico nesses casos.

Quais são os riscos e complicações de não realizar troca dos pneus
Continuar rodando com pneus desgastados ou danificados é uma medida imprudente, que pode causar diferentes tipos de acidente, além de multas para o motorista. Por isso, é importante sempre estar com pneus em bom estado, para preservar a segurança e o desempenho do veículo. Caso contrário, é possível encontrar alguns problemas decorrentes disso, veja alguns abaixo:
Frenagem
Pneus carecas não têm o mesmo poder de frenagem do que um modelo novo, por isso, ao acionar os freios de maneira mais brusca com esses pneus é possível derrapar e percorrer uma maior distância, provocando uma batida ou perda de controle. Isso acontece porque a superfície do pneu, quando o sulco está muito gasto, torna-se mais lisa e com menor tração e aderência à pista, resultando em uma frenagem menos poderosa e eficiente.
Estabilidade
Ao realizar curvas e manobras, principalmente em alta velocidade, a perda de estabilidade se mostra perceptível com pneus muito gastos ou danificados de alguma forma. Como o estado do pneu pode afetar principalmente a calibragem dele, a estabilidade fica comprometida nas curvas, pois os pneus descalibrados se comportam de maneira irregular junto à roda, oferecendo pouca tração nesses momentos.
Aderência
Como dito anteriormente, o pneu com o sulco muito desgastado não apresenta a mesma aderência à pista do que antes. Isso acontece porque o relevo na banda de rodagem é importante para garantir melhor contato com a superfície, onde os blocos auxiliam a encontrar maior capacidade de frenagem que uma superfície lisa, como é o caso dos pneus completamente gastos.
Rasgo ou estouro do pneu
Um dos principais riscos de andar com pneus em estado precário é o de um acidente mais grave, como o pneu estourar ou rasgar no meio do trajeto. Isso pode causar uma emergência, necessitando manobrar para evitar acidentes e parar para
Métodos para preservar o pneu e prolongar a vida útil dos pneus
Existem diferentes maneiras de prolongar a vida útil do pneu, mas é importante que todos esses pontos sejam aplicados. É importante se manter atento a todos os parâmetros do pneu, para evitar de preservar muito uma característica em detrimento de outra. Por exemplo, não adianta se manter atento ao desgaste da banda de rodagem, mas ignorar bolhas e furos.
Constantes revisões e manutenções são ótimas maneiras de entender o estado do pneu e como melhor preservá-lo. Além disso, o rodízio deles também é importante para prolongar a vida útil dos mesmos. Aqui estão algumas dicas sobre direção que podem ajudar a prolongar a vida útil do pneu:
Buracos na pista: Nem sempre é possível escolher trafegar apenas em ruas de boa qualidade, mas é importante evitar ao máximo os buracos na pista. Passar por esse tipo de situação pode causar danos à carcaça do pneu e à borracha, que podem levar a danos na banda de rodagem, formação de bolhas, rasgos e deformação do pneu. Por causa disso, dirija com cuidado e evite passar por essas situações, desviando quando possível.
Direção perigosa: Dirigir com cuidado e prudência também é uma maneira eficiente de prolongar a vida útil do pneu. Ao dirigir em alta velocidade e realizar frenagens mais bruscas e repentinas, a banda de rodagem sofre maior desgaste e perde profundidade mais rápido que o convencional. Além disso, também há maior chance de desgaste irregular ou localizado.
Calibragem: A calibragem correta é essencial para maior vida útil do pneu, caso contrário, há maior possibilidade de um desgaste irregular, além de perda de performance na hora de dirigir, acarretando em uma direção mais perigosa e arriscada.
Alinhamento e balanceamento: São cuidados essenciais para garantir maior durabilidade para o pneu. Dirigir com o carro desalinhado e desbalanceado pode causar uma série de problemas, desde a deformação dos pneus até desgaste irregular. Isso acontece porque esses dois cuidados influenciam diretamente na direção, que pode ficar “puxando” para um lado, o que traz os problemas citados acima, além de uma experiência de direção desconfortável.
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