top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Reciclagem: proposta apresentada as autoridades públicas prevê zerar o descarte incorreto de pneus

Atualizado: 4 de mar.

Sabia que é possível reciclar um pneu e ainda ter produtos como asfalto e grama sintética duradouras feitos a partir desse produto? Leia o texto completo.


Veja o que você vai ler sobre o assunto: O Programa Brasil Rodando Limpo



O Brasil é um país com alto índice de reciclagem de pneus, mas, em alguns locais, esses números podem ser negativos e precisam de uma atenção especial. Pensando nisso, entidades do ramo apresentaram uma proposta às autoridades públicas para zerar o descarte incorreto de pneus inservíveis, ou seja, pneus que não possuem mais serventia para seu uso.


A iniciativa aconteceu pela Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi) e Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) que realizaram uma ação do Programa Brasil Rodando Limpo, que tem atuação na coleta de pneus que não possuem mais serventia de seu uso natural e efetuam o correto descarte desses itens.


As entidades recolheram 36 toneladas de pneus que tiveram o descarte incorreto em Manaus e enviaram a carga para a Reciclanip, empresa considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo e também conhecida como logística reversa. A empresa visa a destinação correta desses pneus, assim como cerca de 40 empresas parceiras que realizam a coleta dos pneus inservíveis no país.


Programa Brasil Rodando Limpo


A resolução 416/2019 do Conama — Conselho Nacional do Meio Ambiente — responsabiliza fabricantes e importadores pela destinação ambientalmente correta de pneus sem valia. O programa Brasil Rodando Limpo é uma ação para coleta de pneus que não tem mais serventia de seu uso automobilístico, tornando-os reutilizáveis em outros itens como: grama sintética, solas de borracha, “asfalto borracha” que contém mais durabilidade que os asfaltos normais e outros.


Destino dos pneus recolhidos em 2020:

  • 57% (223,7 mil toneladas): utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque verde de petróleo, devido ao seu alto poder calorífico.

  • 8% (34,9 mil toneladas): destinados às siderúrgicas. Todo aço retirado durante os processos de trituração é reencaminhado para as siderúrgicas.

  • 13% (36,2 mil toneladas): para produtos laminados. Nesse processo, os pneus não-radiais são cortados em lâminas que servem para a fabricação de percintas (indústrias moveleiras), solas de calçados, dutos de águas pluviais, etc.

  • 22% (84,4 mil toneladas): a borracha retirada é utilizada em asfalto borracha, tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas.


Como fazer o descarte correto de um pneu?

O pneu é um item que, se não for descartado corretamente, pode ser acumulador de água, criando focos de mosquitos causadores de doenças como a Dengue. Além de fazer mal para o solo por conta de substâncias presentes na borracha, o pneu tem uma média de decomposição de 600 anos na natureza.


Mas se você não sabe como fazer o descarte, fique tranquilo, há três opções simples para destinar o pneu do seu veículo para o local correto, são elas:


Devolução para o fabricante ou revendedor

Sim, é possível realizar uma logística reversa com o próprio fabricante ou revendedor do seu pneu. Basta localizar a marca ou loja e direcionar os pneus no endereço correto.


Devolução com a borracharia e/ou autocenter

É possível ainda, deixar o pneu no mesmo ponto que você realizou a troca dele, ou seja, em uma borracharia ou autocenter da sua cidade, pois, eles ficam com o pneu e fazem o destino correto para as grandes coletoras das cidades.


Entrega a um ecoponto ou ponto de coleta

Por fim, é possível também deixar os pneus em ecopontos ou pontos de coletas de itens como pneus, eletrônicos, óleos de cozinha e outros. Para saber onde encontrar esses pontos, basta entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou internet.


Agora que você já sabe sobre o projeto de lei, os projetos de reciclagem dos pneus e, onde realizar o descarte na sua cidade, não vá deixar seu pneu jogado em qualquer lugar ou, mantê-lo no tempo acumulando água e outros resíduos. Reserve um tempo e faça a devolução correta deles para que o mesmo possa ser utilizado em outros segmentos após sua vida útil se esgotar.


*Fontes e dados: Reciclanip e Mobilidade Estadão


Gostou do texto? Não perca nenhum de nossos conteúdos!

Nos siga nas redes sociais e saiba todas as atualizações do nosso blog! 😃

325 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page