Revisão de férias: o que conferir no seu carro antes de viajar

Atualizado: 19 de jul.



Viagem de férias programada, hotel agendado, inspeção… a realizar. Todo ano no período de férias de julho é a mesma dica: cuidado com a revisão de seu veículo. Ao pegar a estrada é importante se atentar aos cuidados com o carro, visualizando as principais peças como freios, pneus e acessórios.


A manutenção preventiva é essencial para você, sua família e seu bolso, afinal, quem se previne, economiza! Neste artigo listamos alguns pontos que você precisa se atentar na hora de revisar seu carro para uma viagem de carro, além de explicar as categorias de manutenções que existem para o motorista.


Conhecendo as categorias de manutenção



Há três categorias de manutenções para se efetuar no veículo: preventiva, preditiva e corretiva. Entenda quais são elas:


Manutenção preventiva: nessa revisão quem determina o período em que deve levar o veículo ao mecânico é o próprio motorista. Geralmente realizada antes de viagens para certificar-se de que a condição do carro está em dia para pegar a estrada.


Manutenção preditiva: essa categoria de vistoria é feita a partir da determinação do próprio fabricante, ou seja, quando o produtor sugere um tempo médio ou quilometragem mínima para se fazer uma revisão no veículo, por exemplo, a cada 10 km o fabricante recomenda realizar o rodízio de pneus. Seu mecânico de confiança pode indicar se está tudo bem com a vida útil das peças ou se as mesmas devem ser realmente trocadas.


Manutenção corretiva: como o próprio nome já diz, esse tipo de supervisão é feito para corrigir peças e/ou defeitos gerados no veículo. Ao ser detectado um problema, é realizada a troca de todas as peças que precisam de ajuste ou que quebraram, por exemplo, a quebra de um amortecedor é classificado como corretiva, pois corrige o mau funcionamento do veículo.


Revisão do carro: Quais itens observar durante a inspeção?


Quando falamos em manutenção preventiva do carro, precisamos entender quais itens são essenciais para serem analisados durante esse processo. Além é claro, de tirar um tempo maior para a realização dessa verificação do veículo, em média, agende com antecedência de 7 dias a inspeção, para caso haja a necessidade de troca de peças, essa vistoria não altere o planejamento de sua viagem.


Realizado o agendamento, basta levar no mecânico e ficar atento aos seguintes itens:


1. Pneus e estepe

Os pneus são os únicos elementos que proporcionam o contato com o solo, tão importante para a sua segurança esse item é indispensável na hora da sua revisão. Além de gerar multas (caso não esteja nos padrões exigidos) os pneus com divergências podem causar alguns danos para o veículo, como desalinhamento e consequentemente um desgaste maior em menos tempo.


Se você realizar uma viagem muito longa, considere a troca de pneus, afinal, quanto mais quilômetros na estrada, maior a usabilidade do pneu e maior o desgaste da borracha.


2. Balanceamento e alinhamento

Outros pontos importantíssimos para o carro, pois são eles que proporcionam o bom funcionamento das peças sem pressão por desnível ou por vibrações. Após fazer o rodízio de pneus, essas são as etapas a seguir, fique de olho se seu veículo não está com vibrações ou suspendendo para um lado, isso pode ser resolvido com o balanceamento ou alinhamento.


3. Triângulos, macaco e chave de roda

Itens de sinalização e de emergência para a troca de pneus não são usados com frequência, por isso, são geralmente esquecidos. Sempre cheque as condições do macaco e das chaves necessárias para a troca de pneus, pois sem elas, será impossível não ficar na mão na estrada.


4. Sistema Elétrico

Outro item essencial para ser vistoriado é o sistema elétrico. Responsável pelo funcionamento dos vidros elétricos, travas elétricas, luzes da cabine, comando de setas, rádio, painel e lâmpadas de freio, ré e lanterna. Na hora da direção, suas luzes precisam estar todas funcionando para não ter problemas na estrada e causar problemas ou até mesmo acidente por falta de sinalização do pisca e outros! Fique atento.


5. Freios

Um carro sem freio é um carro em constante problema para a sua segurança e dos outros motoristas. Sempre verifique esse item e certifique-se de que esteja bem ajustado!


6. Fluidos

O bom funcionamento das peças é devido aos óleos ou fluidos, por isso, fique atento também neles! Observe o prazo ou a quilometragem sugerida pelo fabricante para realizar a troca e não deixe de sempre dar uma olhadinha você mesmo para fazer o controle.


Fique sempre atento com o seu veículo. Mantê-lo em dia é uma segurança para você, seus passageiros e os outros motoristas que dividem a estrada com você. Feita a sua revisão é só aproveitar e sair de férias!

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos e nos siga no Instagram @acheipneus para ficar ligado em nossas ofertas!