Junto ao avanço tecnológico, diversas novas funcionalidades foram aplicadas aos veículos mais modernos, tornando-os mais seguros, econômicos e versáteis. Um desses desenvolvimentos aconteceu na forma dos veículos flex, ou híbridos, que conseguem atuar tanto com gasolina quanto outros tipos de combustíveis mais econômicos, como etanol ou biodiesel.
Por conta dessa escolha, é importante entender como cada uma dessas substâncias impacta o desempenho do carro, o rendimento de cada um e qual o incentivo econômico para ser considerado.
Confira mais informações sobre o tema no nosso artigo logo abaixo:
Principais tipos de combustível: qual é o melhor?
Hoje, a variedade de combustíveis disponíveis na bomba de abastecimento e nos postos de gasolina é muito grande. Cada um deles traz vantagens e desvantagens, por isso é crucial entender mais sobre cada um deles antes de abastecer o veículo para evitar surpresas desagradáveis ou desempenho aquém do esperado. Abaixo, citamos alguns dos principais combustíveis disponíveis no Brasil:
Gasolina: Essa é a substância mais comum e conhecida quando falamos de combustíveis. A gasolina é uma substância derivada do petróleo, após um processo químico complexo de refinamento. O produto final encontrado em postos de gasolina conta com uma série de aditivos de limpeza e outras substâncias que melhoram o rendimento desse combustível e impedem que ele seja nocivo à estrutura do veículo de alguma forma. Existem muitos tipos diferentes de gasolina, com misturas diferentes de aditivos e outras substâncias, como a gasolina aditivada e a gasolina premium, que contam com diferentes graus de octanagem.
Diesel: O diesel é uma opção com uma queima mais eficiente e duradoura que a gasolina, resultando em um maior rendimento e quilometragem, além de um perfil mais econômico também (isso também vai depender do modelo de cada veículo, pois isso influencia diretamente no consumo).
O motor a diesel, entretanto, precisa de um maquinário mais robusto e barulhento, por isso pode interferir diretamente no conforto da viagem. Por conta disso, costumam ser mais comuns em veículos de carga e transporte como caminhões e ônibus, que têm maior espaço para comportar o motor. A queima do diesel também emite mais agentes poluentes na atmosfera do que até mesmo a gasolina, sendo um dos combustíveis mais nocivos ao meio ambiente.
Etanol: Uma das substâncias mais ecológicas que podem ser usadas como combustível para os carros modernos, o etanol é derivado de fontes vegetais, como a cana-de-açúcar. Por conta disso, também é uma opção bastante econômica, além de sustentável.
A queima do etanol, entretanto, não apresenta o mesmo grau de eficiência na hora de gerar energia como outros tipos de combustível, como a gasolina, por exemplo. Por conta disso, pode ser que a necessidade de abastecimento seja mais constante, embora mais econômica. Por isso, é importante entender a diferença de preço entre os dois tipos de combustível para averiguar a eficiência real de uma substituição.
GNV: O Gás Natural Veicular (GNV) é outra opção muito econômica que pode ser usada em carros. Essa tecnologia, entretanto, ainda não é tão comum quanto os carros flex ou híbridos, então é necessário investir um valor de adaptação para esse tipo de combustível também. Após esse processo, é possível rodar com o automóvel apenas com gás natural, que é muito econômico e limpo, sendo a opção com menor impacto no meio ambiente dentre as citadas.
Além do custo inicial, outro fator que é uma desvantagem do GNV é a baixa autonomia do veículo, que quando somado ao menor número de pontos de abastecimento, pode se provar um incômodo ao motorista.
Diesel ou gasolina: qual é o melhor combustível para o seu carro
Como vimos até aqui, a gasolina pode ser conveniente, mas menos amiga do meio ambiente. O diesel é eficiente e econômico, mas também emite poluentes. O etanol é sustentável, mas pode ser menos eficiente.
O gás veicular é econômico, mas conta com algumas limitações. Cada tipo de combustível oferece vantagens e desvantagens que precisam ser pesadas e consideradas por cada usuário com base nos seus hábitos cotidianos, realidade financeira e preocupação com o meio ambiente.
Entre o diesel e a gasolina, podemos traçar alguns comparativos, confira algumas perguntas pertinentes sobre os dois abaixo:
Qual oferece maior autonomia?
Os motores a diesel oferecem mais vantagem nesse ponto. Esse combustível tem alta autonomia, principalmente quando consideramos longas viagens e trajetos maiores na estrada, onde a quilometragem dos veículos tende a ser maior também. A principal desvantagem é o motor necessário, que é maior do que o convencional, além do impacto negativo do meio ambiente causado por esse tipo de combustível, que conta com diversos aditivos nocivos, como enxofre, por exemplo.
Qual é mais potente?
A gasolina oferece uma performance melhor e mais ágil, isso acontece por causa da alta octanagem encontrada nessa substância, especialmente quando consideramos a gasolina aditivada ou premium. Isso faz com que o carro demonstre maior potência e eficiência, tendo um desempenho maior que as outras opções.
Qual é o que polui mais?
Os gases de combustíveis são alguns dos principais causadores de danos ambientais, tornando essa uma questão muito importante. A gasolina e o diesel são derivados de petróleo, um recurso não renovável, o que já os torna um problema para o planeta. Ambos também emitem dióxido de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa, mas o diesel contém metais pesados que podem provocar problemas neurológicos, câncer de pulmão e distúrbios hormonais, portanto, é o que mais polui.
Como calcular o custo-benefício de cada tipo de combustível?
Para calcular o custo-benefício de cada tipo de combustível, é importante levar em consideração não apenas o preço por litro, mas também o rendimento que cada combustível proporciona ao veículo. O primeiro passo é saber quantos quilômetros o veículo percorre com litro com cada combustível disponível, seja gasolina, etanol, diesel ou GNV (calculado por metro cúbico, ao invés de litro).
A fórmula básica para calcular o custo por quilômetro rodado é dividir o preço do combustível pelo número de quilômetros que ele percorre com um litro.
Por exemplo, se o preço da gasolina é R$6,00 e o carro faz 10 km/l, o custo por quilômetro será de R$0,60. Para o etanol, que pode custar R$4,00 e ter um rendimento de 7 km/l, o custo seria de R$0,57 por quilômetro. Além disso, é essencial considerar fatores como eficiência energética, durabilidade do motor, impacto ambiental e a disponibilidade do combustível em sua região.
A análise completa do custo-benefício deve, portanto, englobar uma visão ampla que vá além do preço do litro, considerando todo o ciclo de vida do combustível e seu impacto no meio ambiente e o quão nocivo cada tipo de combustível pode ser para o motor do veículo, afetando a durabilidade do mesmo. Além disso, há também a questão da potência e desempenho do carro, que pode alterar com base no tipo de combustível também, tornando a análise do combustível ainda mais complexa.
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