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Segredos para pneus duráveis e eficientes: 10 dicas essenciais

Atualizado: há 1 dia

O desgaste dos pneus é um fenômeno inevitável. Quanto mais se usa os pneus do carro, mais desgaste eles sofrem, reduzindo sua vida útil e diminuindo a profundidade dos sulcos, que afeta a eficiência e segurança dos mesmos. Não existe uma forma de impedir que isso aconteça, mas há maneiras de prolongar a vida útil do pneu e desacelerar esse desgaste. Trazemos dicas da Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus, para melhorar o rendimento dos pneus.


Nesse artigo você vai ler:


Pneu da marca Bridgestone em detalhe

Como escolher os pneus certos para o seu carro e o seu estilo de direção

Os pneus podem influenciar no desempenho, na segurança e no conforto do veículo. Por isso, é importante escolher os pneus certos para o carro e para o estilo de direção do motorista, levando em conta as características, as vantagens e as desvantagens de cada tipo de pneu. Também é importante considerar a aplicação do veículo para escolher um pneu que melhor atenda às necessidades e condições em que será utilizado.


Por exemplo, se estamos falando de um veículo de carga leve, é necessário um pneu que seja condizente com a carga que ele transportará. Se o índice de carga não estiver conforme o que está sendo transportado, o desgaste do pneu será mais acelerado e pode apresentar riscos de segurança na hora de dirigir.


A medida dos pneus também é crucial para o veículo, uma vez que medidas parecidas podem ser aplicadas em um veículo, mas afetam significativamente o desempenho do mesmo. Além disso, cada carro possui uma lista de medidas permitidas pelo fabricante para serem alteradas. Caso essa homologação não seja respeitada, o motorista corre risco de segurança grave, mas também de multa e de ter a inspeção negada, além de problemas com relação à cobertura do seguro em caso de acidente. Por isso, é recomendado que as medidas de pneu de cada veículo sejam devidamente respeitadas.


A superfície em que vai rodar também é crucial para que o pneu desempenhe da melhor forma possível. Existem pneus especializados para dirigir em superfícies mais hostis, como trilhas off-road, estradas de terra e outras superfícies onde um pneu direcionado para rodar na estrada não terá tração satisfatória. Para isso, existem pneus MT e AT, que servem para pistas com terra ou lama e de perfil misto, respectivamente. É importante analisar que tipo de trajeto o veículo fará para equipá-lo com os pneus adequados, garantindo melhor tração e condução para a situação. 


👉 Confira algumas dicas no nosso blog para saber como escolher o pneu certo!


Como saber se um pneu é mais durável que outro?

Todos os pneus contam com um índice de durabilidade diferente. Chamamos esse indicador de “Treadwear” e ele tem o papel de sinalizar o quão resistente e durável é um pneu em relação ao outro. Apesar de parecer um recurso muito importante, a aplicação desse índice depende de uma série de fatores que não podem ser previstos: direção do motorista, calibragem e condição da estrada, por exemplo. Além disso, outro problema de se basear somente nesse indicador é de que cada marca tem sua própria maneira de calcular o treadwear, então as comparações entre pneus de marcas diferentes nem sempre são tão simples. 


Para que serve o Treadwear?

Mesmo que ele não possa ser comparado diretamente entre pneus de marcas diferentes, o treadwear permanece um bom indicador para pneus de mesma marca. Ainda assim, é importante ressaltar que ele é um parâmetro aproximado, que analisa a durabilidade dos pneus em condições completamente neutras e homogêneas. 


Em um cenário de uso real, entretanto, nenhum pneu sofre o mesmo desgaste, pois há uma série de fatores externos que influenciam na durabilidade do mesmo. Dessa forma, é crucial entender que o treadwear é uma aproximação e é apenas sugestivo, nem sempre refletindo no resultado final de cada pneu. Mesmo considerando pneus da mesma marca, pode acontecer do pneu com treadwear mais alto precisar ser trocado antes do pneu com treadwear menor, simplesmente por conta desses fatores externos que diferem entre eles.

Diferentes modelos de pneu da marca Bridgestone

10 dicas para pneus duráveis e com melhor quilometragem

Existem maneiras de prevenir o desgaste prematuro e acelerado da banda de rodagem. A fabricante de pneus Bridgestone separou 10 dicas para pneus mais duráveis e melhor quilometragem na hora de dirigir.


1. CALIBRAR OS PNEUS SEMANALMENTE

É importante que os pneus estejam devidamente calibrados para que tenham contato de maneira uniforme com a superfície. Pneus calibrados abaixo do recomendado perdem precisão na hora das curvas, desalinhando com relação às rodas, o que afeta diretamente a vida útil deles com uma área de contato bastante irregular, que favorece o desgaste localizado na banda de rodagem. 


2. FAZER O RODÍZIO DE PNEUS.

Como comentamos anteriormente, nenhum pneu sofre desgaste da mesma maneira e um dos fatores que infere nisso é a posição do pneu quando montado no veículo. Exatamente por isso, o rodízio dos pneus é crucial para impedir que os pneus da frente sofram desgaste mais rápido por conta do peso do motor. Veículos com pneus radiais devem fazer rodízio a cada 8.000 km e veículos com pneus diagonais a cada 5.000 km rodados.


3. EVITAR SOBRECARGA NO VEÍCULO

Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de deformação das molas e dos amortecedores do veículo. Além disso, o aumento de pressão por causa do peso extra em um pneu que não é próprio para essa quantidade de carga também pode causar desgaste prematuro da banda de rodagem. Isso também compromete a aderência na estrada, aumentando o risco de acidentes e tornando a frenagem menos eficiente e segura, principalmente em alta velocidade. 


4. FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE TODO O VEÍCULO

Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus, por isso é importante realizar a manutenção preventiva para identificar e reparar qualquer problema relacionado à parte mecânica do carro. Rodas e eixos desalinhados, bem como amortecedores ruins, afetam diretamente a durabilidade dos pneus, que estão constantemente em contato com a superfície e sofrem impacto severo ao enfrentar buracos, elevações e obstáculos na pista. 


5. UTILIZAR AS MEDIDAS DE PNEUS E RODAS INDICADAS PELO FABRICANTE DO VEÍCULO

A medida do pneu recomendada pelo fabricante, bem como o tipo de roda sugerido, são muito importantes para garantir a vida útil do pneu. O carro foi projetado para operar de maneira balanceada com os pneus e rodas na medida proposta pelo fabricante, alterar esses componentes pode fazer com que o carro não opere mais de maneira satisfatória e uma das consequências disso pode ser o desgaste prematuro ou localizado da banda de rodagem do pneu. 


6. ALINHAR O SISTEMA DE DIREÇÃO E SUSPENSÃO E BALANCEAR OS PNEUS

É necessário rever e conferir o alinhamento das rodas e o balanceamento dos pneus conforme indicado pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10.000 Km. Também deve acontecer sempre que o veículo sofrer impactos fortes, quando ocorrer a troca de pneus, os pneus apresentarem desgastes irregulares, caso sejam substituídos os componentes da suspensão ou o veículo estiver "puxando" para um lado. 


7. UTILIZAR O PNEU INDICADO PARA CADA TIPO DE SOLO

Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) em pistas asfaltadas provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo. O contrário também é verdade, onde um pneu para uso urbano não oferecerá a devida tração e resistência necessárias para uma boa dirigibilidade em superfícies de terra, ou onde tem mais lama e outros detritos que pedem um pneu off-road. 


8. OBSERVAR PERIODICAMENTE O INDICADOR DE DESGASTE DA RODAGEM (TWI)

Este indicador, existente em todo pneu, serve para mostrar o momento certo para se efetuar a troca. Dessa forma, reduz o risco de rodar com o pneu careca. O TWI indica a profundidade mínima exigida por lei para os sulcos do pneu, que é de 1,6mm. Cada fabricante tem sua própria maneira de simbolizar o TWI e o aviso de troca de pneu, então se informe sobre as particularidades do seu modelo de pneu antes de procurar na banda de rodagem por essa sinalização. 


9. NÃO PERMITIR O CONTATO DO PNEU COM DERIVADOS DE PETRÓLEO OU SOLVENTES

O único produto que pode ser aplicado nos pneus é o “pretinho” ou o sabão na hora da limpeza. Ele nunca deve entrar em contato com graxa, petróleo, solventes e derivados, estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas. Essas substâncias ajudam a deteriorar o pneu mais rapidamente e também não são cobertas pela garantia em caso de falha ou danos. 


10. EVITAR A DIREÇÃO AGRESSIVA, COM FREADAS FORTES E MUDANÇAS BRUSCAS DE DIREÇÃO

Uma direção mais defensiva e tranquila ajuda a preservar e conservar os pneus em bom estado. Curvas muito acentuadas e frenagens mais abruptas causam maior desgaste na banda de rodagem, por isso é importante dirigir de forma responsável para não acabar deformando ou danificando demais o pneu. 


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