Quando em contato prolongado à chuva e outros incidentes climáticos, a lataria do carro pode estragar. Além dela, outros componentes do carro ou do motor também podem vir a sofrer danos por conta do contato com a água. Por isso é importante estacionar em locais adequados e devidamente protegidos.
Caso isso não seja possível, porém, existem outras ferramentas e maneiras de tratar seu carro para evitar maiores danos por conta de chuva ou granizo. Confira abaixo.
Quais tipos de danos a chuva pode causar?
No ambiente urbano, onde há muita poluição de indústrias e outros veículos, a chuva é muito ácida e repleta de agentes poluentes. Por conta disso, depois da chuva, a água na superfície do carro evapora, mas deixa essas substâncias de poluição na lataria e sob a pintura do carro.
A longo prazo, quando sujeira da estrada, como pó, areia, terra e outros tipos de detritos entram em contato com essa camada de poluentes, pode causar danos aparentes à pintura e à carroceria.
Além de problemas relacionados ao exterior do carro, em casos onde a vedação das portas e janelas não é completa, é possível que aconteça acúmulo de água no estofamento, bancos e em outros componentes internos do carro. Por conta da umidade proveniente desse problema, o carro se torna um ambiente propício para proliferação de mofo e bolores. Isso gera um odor desagradável dentro da cabine e pode trazer uma série de problemas de saúde como congestão nasal, além de piorar a asma e outros problemas respiratórios.
No caso de uma má vedação, outro risco é de que a água da chuva entre em contato com o motor ou os componentes elétricos do carro, o que pode gerar problemas de funcionamento no veículo e trazer grandes despesas para que o carro seja devidamente reparado.
Previsão do tempo pode proteger o carro da chuva ou granizo
Estar devidamente informado sobre a previsão do tempo é uma excelente maneira de evitar ou se preparar para chuva e planejar uma rota onde é possível deixar o carro em um lugar devidamente protegido. Caso não seja possível, um maior conhecimento do clima permite se precaver com capa de chuva ou outra ferramenta que impeça o contato direto do veículo com a água da chuva. Outro ponto é se preparar para dirigir de maneira mais segura quando a chuva for uma realidade.
A visibilidade na hora de dirigir é severamente afetada pela chuva tanto enquanto está chovendo quanto depois dela, uma vez que a sujeira fica grudada e alocada nos vidros e retrovisores por conta da hidrofobia do vidro. Dependendo do grau de sujeira, só a limpeza do pára-brisas pode não ser o suficiente para que a visibilidade ao dirigir seja restaurada completamente.
É importante sempre lavar o carro depois da chuva para garantir que não há acúmulo desse tipo de agente poluente na pintura e nos vidros, impedindo o carro de apresentar desgaste na pintura ou danos à carroceria e vidraçaria.
Medidas para proteger o carro de chuva e granizo
Conheça algumas medidas de segurança que você pode instalar no seu veículo para que ele esteja melhor protegido de chuva e granizo. Além disso, também comentamos algumas práticas que podem ser empregadas no dia-a-dia para evitar incomodações e acidentes.
Estacionamento seguro: Uma das melhores formas de proteger o seu carro de chuva e granizo é estacioná-lo em um local seguro e coberto. Se você tem uma garagem em casa ou no trabalho, aproveite essa vantagem e guarde o seu veículo lá. Se você não tem essa opção, procure por estacionamentos fechados ou cobertos na sua região. Evite deixar o seu carro na rua ou em locais expostos a árvores, postes, fios ou outros objetos que possam cair sobre ele.
Capa automotiva: Uma capa protetora também é uma excelente maneira de impedir que a chuva entre em contato com a pintura ou demais componentes do veículo. Ela é feita de um material impermeável, que impede acúmulo de água na lataria e protege contra raios solares também. É importante comprar uma capa de tamanho adequado para o veículo e após o uso da mesma, que seja guardada em um local seco também.
Área de sombra: Caso não seja possível estacionar em um ambiente seguro e fechado, procure um ponto de estacionamento com sombra. Esses lugares podem ser embaixo de pontes, viadutos ou até mesmo árvores, que conseguem oferecer algum grau de proteção à chuva e ao sol. Certifique-se de que é uma área onde é permitido estacionar, que não obstrua nenhuma via de acesso ou o trânsito.
Películas de proteção: Essas são excelentes ferramentas que ajudam a isolar os vidros e vedar o interior do carro contra água, mas também raios solares, que impedem o interior do veículo de ficar quente demais. Essas películas são finas camadas de plástico que aderem aos vidros e os tornam mais resistentes a impactos e rachaduras também. Existem diferentes tipos de película, por isso é recomendado que o processo de instalação seja feito por um profissional, para impedir algum processo indevido ou mau acabamento, que pode deixar bolhas de ar na película, por exemplo.
Manutenção preventiva ajuda a proteger o carro de chuva e granizo
A manutenção preventiva é uma medida que pode ajudar a detectar problemas causados por conta da chuva ácida, exposição ao sol e outros fatores que podem prejudicar o veículo. Além disso, também é um excelente momento para detectar a necessidade de uma melhor vedação interna do veículo ou do motor para que não sofra nenhuma surpresa desagradável, que pode trazer grande prejuízo. Isso significa verificar regularmente o estado dos pneus, dos freios, dos limpadores de para-brisa, das luzes, do motor e de outros componentes do seu carro.
Dessa forma, é possível estar mais preparado para um dia de chuva. Além disso, também mantém o seu carro limpo e conservado, o que aumenta o seu valor de mercado.
Seguro veicular abrangente
Em caso de chuvas intensas, onde há alagamento envolvendo o veículo ou chuva de granizo, é importante se certificar em relação à apólice do seguro se esse tipo de dano está ou não coberto e quais as exceções nesses casos.
É importante sempre estar atento a todo tipo de dano possível causado por conta de chuvas e outros desastres naturais, uma vez que eles podem ser bastante perigosos e apresentar danos consideráveis ao veículo. Exatamente por isso é recomendado estar a par das diretrizes da seguradora referente a esses casos, além de seguir algumas normas de segurança comuns para situações similares.
Em casos de enchente, mesmo quando a água não está alta o suficiente, é recomendado estacionar em um local seguro e esperar o nível de água baixar, uma vez que a enchente pode obstruir a visão do motorista, não conseguindo enxergar buracos e outros obstáculos perigosos na estrada. Em caso de chuva de granizo, busque um local com teto para não causar danos à lataria e aos vidros do carro. Seguir esse tipo de orientação é muito importante para que a seguradora não identifique o caso como fraude, como se o motorista tivesse colocado o carro intencionalmente em uma situação perigosa.
Gostou do conteúdo? 😀
Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que auxiliamos você.
Σχόλια