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Quais os componentes dos pneus usados pela Continental? Veja agora!

Pneu Continental

A Continental é uma das maiores e mais antigas empresas do ramo, trabalhando com pneus e outros artigos de borracha desde sua fundação, em 1871, na Alemanha. Hoje a marca está presente no mundo inteiro, equipando todo tipo de veículo com pneus de alta qualidade e tecnologia de última geração. 


Na construção dos seus pneus, a Continental traz uma série de inovações e detalhes técnicos distintos para transformar a experiência de dirigir dos motoristas. Desde os diferentes tipos de compostos na banda de rodagem até às cintas metálicas entre as camadas do pneu, há um trabalho científico robusto para encontrar a tecnologia ideal para o consumidor.


Conheça um pouco mais sobre essas tecnologias únicas desenvolvidas há muitos anos pela Continental para entregar um produto melhor para sua base de consumidores, que acreditam na excelência da marca alemã. 


📄 O que você vai ler sobre os componentes dos pneus Continental:


Quais são os principais componentes dos pneus utilizados pela Continental

Existem alguns componentes nos pneus utilizados pela Continental, eles estão presentes por toda a estrutura do pneu, desde a banda de rodagem até as partes internas. Há nove principais peças na construção de um pneu, são elas: banda de rodagem, lonas sem junta, cintas de aço, camada de tecido, revestimento interno (liner), parede lateral, reforço do talão, apex e centro do talão.


Componentes dos pneus Continental

Trouxemos mais aprofundado alguns componentes abaixo, continue sua leitura!


Como a Continental desenvolve os pneus radiais com cinta de aço

A ideia de introduzir cintas metálicas nas camadas internas do pneu é uma ideia da Continental, que surgiu na década de 1960. Esses são pneus radiais que contam com camadas de borracha, tecido e, abaixo delas, uma cinta metálica que serve para melhorar o desempenho do pneu na estrada.


Essa inovação tem como objetivo proporcionar maior rigidez e estabilidade na hora de dirigir. É um mecanismo crucial para aumentar a fixação da forma do pneu, que dificulta com que ele sofra deformação, especialmente na hora de realizar curvas em alta velocidade, onde a força centrífuga é exercida externamente no pneu, que pode causar perda da forma e consequentemente perda da estabilidade direcional também.


Uma cinta metálica rígida e resistente ajuda a ter uma direção mais segura especialmente na hora das curvas. Além disso, também torna o rolamento mais suave, com força melhor distribuída pela superfície da banda de rodagem, aumentando a quilometragem do pneu. É uma importante ferramenta introduzida pela Continental para segurança e desempenho em pistas de asfalto especialmente, onde a superfície é mais regular e menos acidentada. 


Como a cinta têxtil e a cinta metálica contribuem para a estabilidade e a durabilidade dos pneus

A cinta têxtil e a cinta metálica são camadas adicionais que ficam entre a carcaça e a banda de rodagem dos pneus. Elas têm a função de reforçar a estrutura do pneu e evitar a deformação excessiva da banda de rodagem. Juntas elas: 


  • Melhoram a retenção da forma e a estabilidade direcional

  • Reduzem a resistência ao rolamento

  • Aumentam o desempenho quilométrico do pneu


Entenda como cada uma funciona abaixo!


Cinta Têxtil:

A cinta têxtil é uma camada que fica diretamente abaixo da banda de rodagem. Ela permite conduzir a altas velocidades sem perder a estabilidade. Consiste em um único e forte cordão que pode ser feito de fios de poliéster, nylon ou rayon, revestidos na borracha. Esse cordão gira em espiral à volta da circunferência do pneu, de um lado ao outro, sem se sobrepor. A cinta têxtil contribui para a estabilidade direcional, redução da resistência ao rolamento e aumento do desempenho da quilometragem do pneu.


Cinta Metálica:

As cintas metálicas são resistentes e proporcionam ao pneu rigidez para estabilizar sua forma. Elas aumentam a fixação da forma e a estabilidade direcional. Além disso, reduzem a resistência ao rolamento e melhoram o desempenho da quilometragem do pneu.


cintas metálicas e cinta têxtil dos pneus

Quais as vantagens de pneus com banda de rodagem de borracha sintética e natural

Há muitas vantagens ao usar um pneu com composição de borracha sintética e natural na mesma banda de rodagem. A borracha sintética entrega maior resistência ao desgaste, resistência ao calor e aos raios UV, visto que os pneus são os únicos itens que possuem contato com o solo e sofrem desgaste contínuo. E, a borracha natural proporciona maior elasticidade, flexibilidade e aderência. 


Somando os dois componentes, temos um pneu resistente, macio e, na maioria das vezes, silencioso!


Além das vantagens para a composição do pneu, a economia para o bolso do cliente também é um ponto, uma vez que pneus mais resistentes ao desgaste, proporcionam uma troca mais demorada dos pneus, ou seja, um gasto a longo prazo com a troca desses itens! 


Por que a pressão do ar é tão importante para o desempenho dos pneus

Um ponto muito importante e que muitos motoristas acabam esquecendo de verificar! A pressão dos pneus tem um papel crucial para o desempenho e vida útil dos pneus. É através dela que as tecnologias aplicadas na banda de rodagem do pneu podem ser executadas da forma correta, mantendo toda a qualidade pensada na construção do pneu.


A carcaça amortece o pneu e contém ar - funcionando como uma câmara de ar. É o ar - não o pneu em si - que carrega toda a carga. É por isso que a pressão da calibragem é tão importante. Componentes dos Pneus, por Continental Pneus.

É a pressão dos pneus que influencia diretamente na segurança, no conforto e na economia do veículo, gerando desgaste correto do pneu, estabilidade e desempenho total!


Se a pressão do ar estiver abaixo ou acima do recomendado, os pneus podem sofrer desgaste irregular da borracha, perda de aderência, aumento do consumo de combustível, redução da vida útil e até mesmo estouro. Por isso, é essencial verificar a pressão do ar dos pneus periodicamente e ajustá-la conforme as especificações do fabricante!



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