Se você está pensando em comprar pneus novos ou precisou buscar informações para trocá-los, deve ter se deparado com o índice de carga e velocidade — marcas representadas por número e letra na lateral — que indicam o peso total suportado em cada pneu e a velocidade máxima que podem rodar.
No artigo da semana você vai encontrar informações de como os índices de carga e velocidade impactam na escolha de um pneu e quais os riscos de rodar com indicadores inferiores ao estipulado para seu tipo de veículo.
Veja o que você vai ler sobre índice de carga e velocidade dos pneus:
O que são índices de carga e velocidade do pneu e como ler essas informações?
Como já dito anteriormente, os índices de carga e velocidade são indicativos da carga total suportada por um pneu e a velocidade máxima que ele pode atingir com segurança e recomendação dos fabricantes conforme os testes de qualidade ao qual o pneu é submetido.
O índice de carga é representado por um numeral, que varia entre 0 para carga máxima de 45 kg por pneu e 279 para carga máxima de 136.000 kg por pneu.
O índice de velocidade acompanha o índice de carga e é representado por uma letra, que estipula, em km/h, a velocidade máxima que o pneu pode trafegar nas vias. Essa métrica também é variada com sua velocidade máxima podendo atingir 300 km/h.
Onde encontrar os índices de carga e velocidade no pneu?
Para conferir onde encontrar os índices de velocidade e carga, basta olhar a lateral e identificar o número e letra que aparecem ao lado da medida correspondente do pneu. Observe o exemplo:
No pneu 205/65R15 Continental PowerContact 2, o índice aparece ao lado da medida, representado pelos índices 94 (com carga máxima de 670 kg por pneu) e T, correspondente a velocidade máxima de 190 km/h. Para saber quais números os índices indicam no seu pneu, veja a tabela de medidas abaixo!
Tabela de índices de carga e velocidade dos pneus
Como o índice de carga e velocidade do pneu impacta na segurança e desempenho?
Quando falamos em segurança, obedecer os critérios pré-determinados pelas montadoras de veículos e fabricantes de pneus é indispensável. Um veículo com carga acima do estipulado pode sofrer uma série de desgastes, além de aumentar os riscos de acidentes nas estradas e danos à infraestrutura das vias.
Risco de acidentes: o primeiro e mais importante risco a ser evitado é o de acidentes. Com cargas mais pesadas que o limite, o automóvel perde a estabilidade, trazendo uma dirigibilidade ruim e sendo passível de deslizamentos, tombamento de carga e do próprio veículo, além de gerar acidentes mais graves como colisões por falta de freios ou estouro dos pneus.
Multas: além de comprometer segurança e desempenho, o excesso de carga é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro, considerada uma infração média no valor de R$ 130,16 acrescidos por fração de peso conforme tabela, baseada na Lei Federal nº. 13.281/2016.
Além da penalidade, a apreensão do veículo também pode ocorrer em alguns casos.
Desgaste prematuro de peças e pneus: outras consequências que podem ocorrer pelo excesso de peso nos veículos é o desgaste/quebra de peças como amortecedores, freios, suspensão… além dos pneus que acabam se desgastando rapidamente sendo necessária a troca prematura.
Estrago à infraestrutura das vias: o peso extra pode danificar o asfalto, estrutura das vias e ainda gerar buracos nas estradas levando custos de manutenção aos órgãos responsáveis. Além de causar uma experiência ruim e perigosa de direção aos demais motoristas.
Por fim, o abuso da velocidade pode causar estouro ou falhas nos pneus, ocasionando acidentes gravíssimos e fatais. Por isso, deve sempre atentar-se ao índice recomendado e, caso queira uma dirigibilidade mais alta, opte por pneus com tecnologias pensadas para alta performance e que sejam compatíveis com o seu veículo.
Como escolher e quais os índices de carga e velocidade recomendados para cada tipo de veículo
Os índices de carga e velocidade para pneus variam de acordo com o tipo de veículo e o uso específico dos pneus. Aqui estão as informações médias para cada categoria:
Índices de carga e velocidade em pneus de carro de passeio e SUVs:
Carga: varia geralmente entre 50 e 120, o que corresponde a uma carga máxima de 190 kg a 1.400 kg.
Velocidade: varia de A1 (5 km/h) a Y (300 km/h), com os mais comuns sendo T (190 km/h), H (210 km/h), V (240 km/h), W (270 km/h) e Y (300 km/h).
Índices de carga e velocidade em pneus de vans e utilitários:
Carga: comumente, estes pneus têm índices de carga que podem ir de 50 a 154, representando uma carga máxima de 190 kg a 3.750 kg.
Velocidade: geralmente similar aos pneus de carro de passeio e SUVs, mas é importante verificar especificações individuais para cada pneu, pois podem variar dependendo do fabricante e do modelo.
Índices de carga e velocidade em pneus de caminhões e ônibus:
Carga: para pneus de caminhões e ônibus, o índice de carga pode variar amplamente, indo de 80 (450 kg) até 164 (5.000 kg) ou mais, dependendo do pneu e da aplicação.
Velocidade: estes pneus são geralmente projetados para suportar velocidades mais baixas devido ao peso maior que transportam, com índices de velocidade comuns como L (120 km/h) e M (130 km/h).
🛞 Comprei um pneu e veio com dois índices de carga, é normal?
Se você comprou um pneu e observou dois índices para a carga máxima, saiba que é comum nesse tipo de pneu e que eles servem para duas situações! Veja o exemplo do pneu 225/75R16C Goodyear Cargo Marathon 2 com índice 118/116R.
Situação 1 — Uso do pneu sozinho: é o maior índice entre os dois e representa a carga máxima que o pneu pode aguentar rodando em um eixo simples. Nesse caso, o índice é 118 com carga máxima de 1.320 kg.
Situação 2 — Uso do pneu acompanhado: é o menor índice e determina a quantidade de carga para uso em um eixo duplo. No exemplo, 116 com carga máxima para 1.250 kg.
A razão pela qual a carga é menor em um eixo duplo, se dá pelo fato de que se um dos pneus estourar, o veículo ainda poderá levar o peso sem problemas.
Além da carga, o pneu Cargo Marathon 2 conta com o indicativo R para velocidade, chegando até 170 km/h.
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