top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Pneus de marcas subsidiárias: há diferença na fabricação?

Em todos os setores há marcas subsidiárias, ou secundárias, um conceito bem conhecido e utilizado pelas grandes marcas/fabricantes, seja qual for o segmento. Com os pneus no setor automotivo não é diferente! Grandes fabricantes de pneus possuem, em média, duas outras marcas que atingem seus públicos nos mais diferentes quesitos.


marcas subsidiárias de pneus

Entenda como surgiu as marcas subsidiárias no mundo dos pneus e quais as características que essas marcas trazem das grandes fabricantes!


O que você vai encontrar sobre as subsidiárias:


Por que há marcas subsidiárias de pneus?

Já abordamos aqui no blog as marcas que cada fabricante renomada produz, e também que isso é uma característica comum para atingir os mais variados públicos, desde aqueles que buscam pelas marcas renomadas, até aqueles que buscam opções mais acessíveis mas com o conhecimento de produção das grandes marcas.


Além de uma alternativa de amplitude de público, as fabricantes renomadas investem pesado em outros custos como impostos de fábricas conforme cada país, marketing, peso do próprio nome e outras coisinhas que levam em conta para um preço maior dos seus pneus.


Tudo isso impacta diretamente no valor agregado que esses pneus passam a ter no mercado, sendo necessária uma adaptação de cada grande fabricante para diversificar seus produtos e deixá-los mais acessíveis e competitivos com suas concorrentes.


Quais são as marcas subsidiárias das principais fabricantes?

A maioria das grandes marcas de fabricantes de pneus contam com marcas subsidiárias. Algumas dessas, inclusive, possuem múltiplas subsidiárias, para atender diferentes nichos de mercado com um perfil mais especializado e preços mais compatíveis com a concorrência desse segmento. Confira algumas fabricantes e as marcas debaixo do seu “guarda-chuva” corporativo:


Continental: A marca de pneus alemã conta com várias subsidiárias, empresas de todos os lugares do mundo que foram adquiridas pelo grupo Continental. A Barum (República Tcheca), Euzkadi (México), General Tire (EUA), Semperit (Áustria) e a Viking (Alemanha) são todas subsidiárias do grupo Continental, marcando presença global. Através de suas várias empresas afiliadas, a Continental busca uma tecnologia completa no desenvolvimento de pneus, bem como um alcance em diferentes mercados, através de marcas especializadas e adaptadas para suas devidas segmentações. 


Bridgestone: Conta com uma marca muito proeminente no seu catálogo, sendo essa a Firestone (EUA), que foi adquirida pela empresa japonesa em 1988. Além dela, apresenta outras subsidiárias como a Seiberling (EUA), que já tinha sido comprada pela Firestone em 1965, antes da aquisição da Bridgestone, e a Dayton (EUA). Essas marcas foram pivotais para o crescimento da Bridgestone dentro do mercado ocidental e contribuíram muito para a percepção da marca nesses mercados em uma época onde não estavam inteiramente acostumados com a presença de fabricantes orientais.


marcas secundárias de pneus

Você pode conferir quais as subsidiárias de cada marca através do link no nosso blog!


Sobre os pneus de marcas subsidiárias

Os pneus de marca subsidiária apresentam suas próprias características, tecnologias e método de construção, apesar de pertencerem ao mesmo grupo de outras fabricantes de pneus. Isso acontece porque as empresas buscam preservar as qualidades únicas da marca ao adquiri-las, entendendo que elas suprem a necessidade de um mercado específico justamente por conta desses detalhes.


Muitas vezes os pneus de marcas subsidiárias acabam recebendo uma “má reputação” por serem marcas de menor custo do que os pneus da marca principal (embora existam exemplos contrários, como a BF Goodrich e a Michelin). O preço mais acessível nem sempre se traduz em um produto de menor qualidade, ou de qualidade ruim. 


As marcas subsidiárias trazem produtos segmentados, específicos para um nicho do mercado, por isso conseguem trazer valores mais compatíveis com esse público, pois não contam com tecnologias tão abrangentes e versáteis quanto os pneus da marca principal, que carregam todas as tecnologias da empresa, o que agrega no seu valor também.


Escolher o pneu de uma marca subsidiária não é optar por um produto de menor qualidade por conta de um preço mais atrativo, mas sim buscar uma opção que atende as necessidades do consumidor de maneira mais personalizada, com soluções pontuais e precisas para os problemas e necessidades do cotidiano de cada motorista.


Dicas para escolher pneus de marcas subsidiárias com qualidade

Na hora de escolher seus pneus, entenda que cada marca tem um perfil dedicado para atender a uma parcela específica do mercado, então entender qual o público de cada uma delas vai te ajudar a escolher com mais precisão. 


Por exemplo, a BF Goodrich é uma marca subsidiária da Michelin especializada em pneus MT ou off-road, então se você está procurando uma opção para dirigir em estradas ou dentro da cidade, talvez seja mais proveitoso consultar outras marcas, uma vez que a BF Goodrich traz menos modelos e escolhas para pneus on-road.


Pode acontecer algo parecido em relação ao valor do pneu. Para usuários que buscam economia e uma troca de pneus menos custosa, procurar uma marca que oferece alta qualidade, mas com um preço menos acessível, como a Continental, talvez não seja exatamente o que está procurando. Uma opção mais econômica pode ser a Euzkadi, que trabalha com pneus on-road para o dia-a-dia. 


Em ambos os exemplos, as subsidiárias estavam presentes para atender uma demanda específica ou um tipo de público em especial, preenchendo lacunas no mercado e saciando a vontade de consumidores que não encontravam nas outras marcas a capacidade de atender suas dores. 


Por isso é tão importante conhecer o perfil de cada marca, podendo escolhê-las sem arrependimento conforme a necessidade da situação e do momento. 



Gostou do conteúdo?


Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que auxiliamos você. Ou, se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (47) 9999-5584 e converse com um de nossos especialistas!


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲

593 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page