top of page

Você vai se surpreender com as marcas de pneus que cada fabricante produz

Atualizado: 4 de mar.

As tradicionais empresas de pneus possuem marcas associadas, que são produzidas também em suas fábricas. Confira quais são elas.


marcas de pneus no brasil

Você deve conhecer marcas de pneus como a Continental, a Goodyear, a Michelin, a Pirelli. São grandes empresas, todas próximas de 100 anos ou mais de existência e referência no segmento de pneus.


Mas talvez o que você não saiba é que essas tradicionais empresas de pneus possuem marcas associadas, que são produzidas também em suas fábricas.


Com um valor mais em conta, elas são atraentes para quem precisa trocar os pneus e quer dar uma segurada nos custos, sem abrir mão da qualidade.

Mas isso significa que são pneus de menor qualidade?

De forma alguma! Os pneus de segunda marca são fabricados no mesmo local e com os mesmos critérios de qualidade que os produtos de primeira marca.


Não se engane! Segunda marca não significa segunda linha. É um termo apenas para se referir a outras marcas que estão debaixo do mesmo guarda-chuva de uma grande marca.

Para escolher entre um pneu ou outro, o que você precisa fazer é analisar a etiqueta do Inmetro e as informações técnicas do pneu para saber se ele vai atender suas necessidades de uso.


Mas nesta questão também te ajudamos. Temos um post falando sobre isso: Pneu de carro: Como escolher e seis dicas para não errar na hora da compra


E por que as grandes marcas optam por fabricar marcas alternativas?

Por uma estratégia de mercado, para atingir um outro público, que busca preços mais acessíveis. Para isso, até os investimentos em publicidade são menores, para reduzir custos.


Em outros casos, marcas já consolidadas compraram outras empresas também respeitáveis, como foi o caso da compra da BFGoodrich pela Michelin. Ou igualmente da Bridgestone, que comprou a Firestone.

A forma como elas divulgam seus produtos variam. Há casos em que os nomes estão relacionados e em outros casos não. Por exemplo: No pneu Goodyear Kelly, aparece escrito o nome da Goodyear na lateral do produto, como também no Formula, da Pirelli. Já os pneus BFGoodrich não possuem nenhuma identificação da Michelin.

Aí é estratégia de cada marca… Vamos te apresentar a seguir com quais dessas marcas alternativas a Achei está trabalhando atualmente.


Pirelli

A Pirelli é uma tradicional empresa italiana, fundada em Milão no ano de 1872. A empresa instalou sua primeira fábrica no Brasil em 1929. Famosa também por equipar os carros da Fórmula 1 desde 2011, a marca também já foi patrocinadora do Stock Car Brasil entre 1979 e 2007.



A inovação tecnológica é um elemento estratégico da Pirelli e de seu modelo de negócio, especialmente em seus produtos de alto valor.


Formula

A marca alternativa da Pirelli é a Formula. A empresa foi criada depois da venda da Ceat, que era a segunda marca da famosa fabricante italiana de pneus.


Atualmente, a Formula é a única linha de baixo custo oferecida pela Pirelli. Apesar de ser considerada como segunda marca da Pirelli, o pneu Formula apresenta excelente custo-benefício. São pneus novos e produzidos seguindo vários padrões internacionais de qualidade.



pneu formula pirelli
Nos pneus Formula, o nome Pirelli está na lateral, junto a informações do CNPJ e endereço da empresa.

Michelin

A Michelin foi fundada no ano de 1889, na França, e é uma das principais fabricantes de pneus do mundo. A empresa acompanhou a evolução dos automóveis. Para se ter uma noção, em 1894 a marca criou pneus para equipar carruagens.


Depois, entre 1914 a 1918, construiu aviões para serem usados na Primeira Guerra Mundial. Com isso, veio também a fabricação de pneus de maior aderência, para as aeronaves.



A marca, que é muito respeitada no mercado, produz pneus para inúmeras categorias de veículos, de bicicletas aos agrícolas, com várias famílias de produtos. A Michelin também participa de várias competições mundo afora, como a Formula E, a MOTOGP e a Copa Internacional de Mountain Bike.


BFGoodrich

Em 1990, a Michelin comprou a americana BFGoodrich. Não pode-se dizer que essa é uma marca alternativa. Ela é na verdade focada em outro nicho de mercado, o de competições e off-road.


Para você ter uma ideia, foi a BFGoodrich que criou, na década de 1976, o primeiro pneu all-terrain (uso misto) do mundo. A marca também acumula mais de 200 títulos em competições de off-road, o que faz dela uma referência em corridas em desertos na América do Norte.


Os pneus BFGoodrich são feitos para vários tipos de terreno: terra, areia, pedras e asfalto. A marca também fabrica pneus apenas para o asfalto (on-road), mas não é seu foco. A empresa possui 4 famílias de pneus.


Bridgestone

A Bridgestone é a maior fabricante de pneus do mundo e líder mundial em desenvolvimento de tecnologias inovadoras. A sede da empresa fica em Tóquio, no Japão. A marca está presente em mais de 150 países. No Brasil, a empresa tem fábrica em Santo André (SP) e em Camaçari (BA).


A marca japonesa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Seus pneus são conhecidos pelos resultados na frenagem, desempenho, quilometragem, economia de combustível e por serem mais leves, com menos matéria-prima. A empresa possui cinco famílias de pneus.


Os pneus Bridgestone atendem diversos tipos de veículos e são equipamentos originais de montadoras como a Nissan, Chrysler, BMW, Porsche, entre outros. Firestone

Em 1988, a Bridgestone comprou a norte-americana Firestone, que na época era a maior fabricante de pneus dos Estados Unidos. Atualmente, a Firestone é a fornecedora de pneus exclusiva da Fórmula Indy.


A diferença entre as duas é que a Firestone tem um preço mais acessível, com grande disponibilidade de medidas. Enquanto a Bridgestone se identifica como uma marca premium, relacionada à tecnologia, inovação e sofisticação, a Firestone tem a imagem de tradição, qualidade e segurança.


A Bridgestone tem um total de 5 famílias de pneus e a Firestone 4.


Dayton

Outra marca que faz parte do portfólio da Bridgestone é a Dayton. A norte-americana foi comprada pela Firestone em 1961. Como a Bridgestone comprou a Firestone em 1988, os pneus Dayton foram incorporados à gigante japonesa.


Essa marca também oferece valores mais acessíveis sem deixar de entregar qualidade.


Continental

A alemã Continental vai completar 150 anos em 2021. A marca é a 4ª maior fabricante de pneus do mundo e fornece inúmeros componentes para os mais diversos segmentos da indústria automobilística.


Os pneus Continental são fabricados com tecnologia alemã, reconhecida por sua engenharia de precisão e qualidade. Para você ter uma ideia, a empresa conta com um grupo de mais de 1.000 cientistas, engenheiros e designers. Esses profissionais trabalham na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul na criação de novos produtos e tecnologias.


O pneu Continental é equipamento original das principais montadoras do mundo, entre elas a BMW. Além dos próprios pneus, o grupo alemão também fabrica pneus de outras quatro marcas: General Tire, Barum, Euzkadi, Viking e Semperit.


General Tire A General Tire é mais uma marca focada no nicho de quem curte aventura e emoção off-road. São pneus robustos e duráveis para cada tipo de aplicação.

Os pneus da General Tire oferecem opções para SUVs e 4x4. A companhia já participou até de projetos militares nos Estados Unidos nos anos de 1930. A norte-americana foi incorporada pela Continental em 1987.


pneus general tire
Nos pneus General Tire não aparece o nome da Continental no pneu. Mas a informação consta na etiqueta.

Barum A origem da Barum é na Tchecoslováquia, antigo país da Europa, no ano de 1948. A marca foi incorporada pela Continental em 1993, o que resultou na criação da Barum Continental S.R.O.

Isto deu à empresa acesso a pesquisas científicas de ponta e a fabricação tecnológica e eficiente de pneus. A diferença está no valor mais acessível.

A partir de 2009, a Barum se tornou uma marca global, ou seja, é comercializada em vários continentes, como na Europa, nas Américas e na Ásia.


pneu barum continental
Nos pneus Barum não aparece o nome da Continental no pneu. Mas a informação consta na etiqueta.

Semperit A Semperit é uma marca com mais de 110 anos de existência, fundada na Áustria. Foi, aliás, a primeira fábrica de produtos de borracha no continente Europeu.

Em 1985, a fábrica foi integrada à Continental e se transformou em uma das líderes europeias na fabricação de pneus.

São pneus fabricados pensando no conforto e no desempenho de veículos compactos até automóveis esportivos. A marca possui 5 famílias de pneus. Como o Barum, também oferecem preços mais em conta, em comparação aos pneus premium da Continental.

pneu semperit continental
Nos pneus Semperit não aparece o nome da Continental no pneu. Mas a informação consta na etiqueta.

Goodyear

A Goodyear Tire Rubber Company foi fundada em 1898 nos Estados Unidos. Ou seja, são mais de 120 anos de experiência. A empresa é uma das fabricantes de pneus mais reconhecidas do mundo devido à alta qualidade dos seus produtos.

A marca mantém altos padrões de tecnologias dos pneus. Entre elas, destaca-se a Fibra de marca DuPont ™ Kevlar®. Ela é cinco vezes mais resistente do que o aço que é usado na fabricação de coletes à prova de bala. Conta, ainda, com sulcos de tração evolutiva (ajuda a evacuar a água para maior tração no molhado).



No Brasil, a empresa está instalada fabrica pneus para carros, caminhonetes, caminhões, entre outros. É, por aqui, a atual líder no mercado de reposição. A marca também é equipamento original das principais montadoras do mundo, entre elas a Audi, BMW, Ford, Fiat, Jaguar, Land Rover.


Kelly Tires A Kelly Tires é uma marca alternativa da Goodyear, que como outros exemplos já vistos, também possui um preço mais baixo. Os pneus dessa marca são fabricados com a mesma tecnologia Goodyear.

A marca está muito bem incorporada à Goodyear, tanto que todo o portfólio de pneus da Kelly está junto dos pneus premium da Goodyear. Isso não ocorre com outras marcas, por exemplo.


pneu kelly goodyear
Nos pneus Kelly, a marca Goodyear vem escrita na lateral do pneu e também na etiqueta junto a ele.

bottom of page