top of page

Conheça a Michelin, uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus

Atualizado: 4 de mar.

Foto de um carro com pneu Michelin - Achei Pneus

A Michelin foi fundada no ano de 1889, na França, pelos irmãos Edouard e André Michelin. Os dois assumiram os negócios da pequena fábrica de máquinas agrícolas e bombas, fundada pelo avô, Aristide, e o primo dele Nicolas, em 1832.


Quando os irmãos assumiram o negócio, eles direcionaram a produção da fábrica apenas para pastilhas de freio. Mas a história mudou em 1891, quando um ciclista parou na fábrica em busca de ajuda para consertar um pneu furado.


Na época, levava-se horas para trocar um pneu e o serviço precisava ser feito por um profissional. Edouard enxergou ali uma ótima oportunidade. A solução foi criar um pneu desmontável, que podia ser trocado por qualquer pessoa. Foi assim que a empresa entrou no ramo de pneus.


Veja o que mais você vai encontrar sobre a fabricante:


Pneus que acompanham a transformação dos automóveis

Os produtos Michelin acompanham a evolução dos automóveis. Em 1894, a empresa cria pneus para equipar carruagens, com a intenção de tornar as viagens mais confortáveis e silenciosas.


A marca começa sua expansão já no ano de 1903. Nesta época, a Michelin instala suas unidades fabris em grandes centros da indústria automobilística na Europa e na América do Norte.


De 1914 a 1918, a empresa fabrica quase 2 mil aviões para a Primeira Guerra Mundial. A Michelin também participa da construção da primeira pista de concreto do mundo, que permitia a decolagem de aviões mesmo em dias chuvosos.


Com o aumento do uso de aeronaves, surge o primeiro pneu de borracha negra e com sulcos. Isso permitiu aumentar a aderência e diminuir o desgaste dos pneus.


Em 1927, a Michelin se instala em São Paulo. Contudo, a primeira fábrica da marca no Brasil foi montada em 1981 na cidade do Rio de Janeiro. Neste início, a empresa focou sua produção em pneus para caminhões e ônibus.


Atualmente, a marca tem dois complexos industriais no país. Além de produzirem os pneus para ônibus e caminhões, também fabricam para carros de passeio. Além disso, a Michelin também produz pneus para mineração e máquinas agrícolas.


A empresa está presente em todos os continentes e possui mais de 60 unidades industriais espalhadas pelo mundo. O número de funcionários passa dos 100 mil.


Para quais veículos servem os pneus Michelin?

A Michelin fabrica vários modelos e medidas de pneus. A marca atende veículos comerciais leves, carros de passeios, SUVs e 4x4. Há também modelos para carros clássicos e de coleção.


Para escolher o produto correto para seu veículo, confira a medida do pneu. Caso tenha dúvidas de como verificar essa medida, leia este post.


Os pneus Michelin são seguros?

Sim. Os pneus Michelin são certificados pelo Inmetro, órgão responsável pela verificação e fiscalização às normas técnicas e legais de pesos e medidas. As principais características de todo pneu aparecem na etiqueta do Inmetro anexado a ele.

Entretanto, é importante lembrar que a segurança dos pneus e do carro também são de responsabilidade do motorista. Por isso, manutenção e direção segura, seguindo as orientações do fabricante, são imprescindíveis para a segurança.


Qual a diferença de um pneu Michelin em comparação a outras marcas?

Pneus com a mesma medida, mas de marcas diferentes, podem variar em relação a alguns aspectos, como o índice de carga e de velocidade. Eles indicam o peso em quilos e a velocidade que aquele pneu suporta com segurança.


Há diferenças também quanto à aderência, à resistência ao rolamento e ao Treadwear, índice que indica a durabilidade do pneu.


Mas atenção! O Treadwear altera-se de acordo com a marca e o modelo do pneu. Por isso, a comparação de índices de Treadwear de concorrentes não funciona.


Para saber qual pneu escolher, você deve entender primeiramente quais são suas necessidade e qual uso fará do veículo. Por exemplo: se o automóvel será usado para passeio ou trabalho, se você carregará muito peso, por quais tipos de via irá andar. Para te ajudar a escolher o melhor pneu, preparamos um post especial.


Depois de selecionar a medida do seu pneu no site da Achei Pneus, aparecerão todas as opções em estoque. Nesta tela, você pode ordenar os produtos por algumas características, como melhor preço, melhor uso de combustível e melhor desempenho em pista molhada. Confira o exemplo dos pneus na medida 195/60 R16.


Fatores que interferem na durabilidade do pneu

Vários fatores interferem na durabilidade de um pneu, como o modo como você dirige e o tipo de terreno por onde mais anda. Calibragem, balanceamento e rodízio de pneus no carro também são fundamentais para a durabilidade do produto.

Para saber quando seu pneu precisa ser trocado, confira o Tread Wear Indicator (TWI), o indicador que fica na banda de rodagem.


Onde comprar pneus Michelin?

Na Achei Pneus você encontra vários modelos de pneus BFGoodrich. Somos o segundo maior e-commerce de venda de pneus e certificados pelo e-bit com selo ouro (ótimo). Confira a opinião de nossos clientes.


Os pneus Michelin possuem garantia?

Todos os pneus comercializados pela Achei Pneus possuem garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação.

2.246 visualizações0 comentário
bottom of page