Conheça a Pirelli e sua longa tradição de inovação em pneus

Atualizado: 14 de Ago de 2020



A Pirelli foi fundada em Milão, na Itália, em 1872. No ano seguinte, foi criada a primeira fábrica para produção de itens de borracha. Em 1885, entrou em operação a linha de produção de elásticos para carruagens. Quase dez anos depois, em 1894, a marca lançou o primeiro pneu para velocípedes.


O Grupo Pirelli possui uma longa tradição industrial e está entre os líderes mundiais nos setores em que participa. No Brasil, a empresa está presente desde 1929, quando foi construída sua primeira fábrica.


Atualmente, a corporação possui cinco fábricas no país. Três delas estão no estado de São Paulo: em Campinas, São André e Sumaré. Ainda há uma fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e outra em Feira de Santana, na Bahia.


A Pirelli possui uma grande variedade de pneus para diversos modelos de carros, SUVs e vans. Seu catálogo inclui cinco famílias de pneus: P ZERO™, Cinturato™, Scorpion™, Chrono™ e Carrier™.


A família P ZERO™ oferece desempenho superior na direção esportiva. Isso porque garante excelente frenagem e tração, mesmo em velocidades mais altas.


Para os consumidores que buscam menor impacto no meio ambiente são indicadas duas famílias de pneus: a Cinturato™ e a Scorpion™. Esses produtos foram fabricados com materiais ecológicos e fazem menos resistência ao rolamento, o que reduz a emissão de CO2 pelo veículo.


Os pneus Scorpion™ são modelos também projetados para oferecer melhor desempenho e segurança para SUVs e Crossovers.


Os pneus Pirelli equipam os carros de Fórmula 1 desde 2011. A marca também forneceu pneus para a Stock Car Brasil entre 1979 e 2007.


Inovação tecnológica é a matriz da Pirelli


A inovação tecnológica é um elemento estratégico da Pirelli e de seu modelo de negócio, especialmente em seus produtos de alto valor.


Em 2018, a empresa investiu mais de 200 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. Cerca de 1.900 pessoas estão envolvidas nesse processo em 11 países, entre eles: Itália, Alemanha, China e Brasil.

Os estudos da Pirelli se concentram em três áreas principais: produtos, processos e materiais. A corporação possui uma série de colaborações de pesquisa. São 33 projetos de cooperação com universidades, 20 acordos de desenvolvimento conjunto e mais de 150 projetos terceirizados em materiais, software e eletrônicos.


A Pirelli ainda conta com mais de 100 colaborações de pesquisa e desenvolvimento com fabricantes de automóveis Premium em tecnologias inovadoras. A empresa também possui mais de 6.500 patentes.


Com esse modelo, a marca consegue adquirir conhecimentos específicos, principalmente sobre materiais e produtos. Isso permite à empresa desenvolver pneus que atendam às necessidades dos usuários finais e lançar novas linhas a cada ano.

A corporação também trabalha há algum tempo em tendências futuras. Em especial, no desenvolvimento de pneus para veículos elétricos e soluções e serviços para veículos conectados.


Nos anos de 2016 e 2018, a Pirelli recebeu o Oscar Masi Award for Innovation da Associação Italiana de Pesquisa Industrial.


Para quais veículos servem os pneus Pirelli?

A Pirelli fabrica vários modelos e medidas de pneus. Os pneus Pirelli servem para vários modelos de carros de passeio, pick-ups, SUVs, vans e linhas de alta performance.

Para escolher o produto correto para seu veículo, confira a medida do pneu. Caso tenha dúvidas de como verificar essa medida, leia este post.


Os pneus Pirelli são seguros?

Sim. Os pneus Pirelli são certificados pelo Inmetro, órgão responsável verificação e fiscalização às normas técnicas e legais de pesos e medidas. As principais características de todo pneu aparecem na etiqueta do Inmetro anexado a ele.

Entretanto, é importante lembrar que a segurança dos pneus e do carro também são de responsabilidade do motorista. Por isso, manutenção e direção segura, seguindo as orientações do fabricante, são imprescindíveis para a segurança.


Qual a diferença de um pneu Pirelli em comparação a outras marcas?


Pneus com a mesma medida, mas de marcas diferentes, podem variar em relação a alguns aspectos, como o índice de carga e de velocidade. Eles indicam o peso em quilos e a velocidade que aquele pneu suporta com segurança.


Há diferenças também quanto à aderência, à resistência ao rolamento e ao Treadwear, índice que indica a durabilidade do pneu.


Mas atenção! O Treadwear altera-se de acordo com a marca e o modelo do pneu. Por isso, a comparação de índices de Treadwear de concorrentes não funciona.


Para saber qual pneu escolher, você deve entender primeiramente quais são suas necessidades e qual uso fará do veículo. Por exemplo: se o automóvel será usado para passeio ou trabalho, se você carregará muito peso, por quais tipos de via irá andar. Para te ajudar a escolher o melhor pneu, preparamos um post especial.


Depois de selecionar a medida do seu pneu no site da Achei Pneus, aparecerão todas as opções em estoque. Nesta tela, você pode ordenar os produtos por algumas características, como melhor preço, melhor uso de combustível e melhor desempenho em pista molhada. Confira o exemplo dos pneus na medida 185/55 R15.


Fatores que interferem na durabilidade do pneu

Vários fatores interferem na durabilidade de um pneu, como o modo como você dirige e o tipo de terreno por onde mais anda. Calibragem, balanceamento e rodízio de pneus no carro também são fundamentais para a durabilidade do produto.

Para saber quando seu pneu precisa ser trocado, confira o Tread Wear Indicator (TWI), o indicador que fica na banda de rodagem.


Onde comprar pneus Pirelli?

Na Achei Pneus você encontra vários modelos de pneus Pirelli. Somos o segundo maior e-commerce de venda de pneus e certificados pelo e-bit com selo ouro (ótimo). Confira a opinião de nossos clientes.


Os pneus Pirelli possuem garantia?

Todos os pneus comercializados pela Achei Pneus possuem garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação.





© 2018 Achei Pneus | www.acheipneus.com.br

  • Facebook Achei Pneus
  • Instagram Achei Pneus