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Teste de pneus: Saiba como são feitas as avaliações pelo Inmetro

Atualizado: 17 de out. de 2023


técnico avaliando pneus

Para um pneu ser comercializado no Brasil, ele precisa ser aprovado pelos testes do Inmetro, realizados a partir de normas específicas para as fabricantes. Esses testes abrangem uma variedade de aspectos, desde a resistência ao desgaste até a eficiência energética e o ruído.


Graças a esses testes rigorosos e aos padrões de segurança, os consumidores podem confiar que seus pneus atenderão aos mais altos padrões de qualidade e desempenho. Hoje vamos falar como esses testes são feitos e o que eles avaliam! Confira:



Como funcionam os testes em pneus

Os testes de pneus são uma etapa crucial do desenvolvimento de novos modelos de pneus. Eles são próprios para avaliar o desempenho e a confiabilidade em uma variedade de condições de direção, pensando sempre na segurança e dirigibilidade para os motoristas.


Para serem aprovados e comercializados, os pneus são submetidos a uma série de testes específicos, incluindo testes de aderência em superfícies molhadas e secas, testes de aquaplanagem e testes de frenagem. Além disso, desempenho de desgaste, resistência ao rolamento e estabilidade em altas velocidades também são avaliados.


Os testes aplicados variam de acordo com cada fabricante, uma vez que, cada marca possui suas pistas de testes, como a Pirelli com o Circuito Pan Americano e a Continental com a Contidrom, por exemplo. E máquinas específicas para os testes de durabilidade e suporte de carga.


Embora os testes sejam aplicados pelas fabricantes de pneus com os Centros de Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento associados, os critérios são padronizados e estabelecidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e dispostos conforme o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos, na portaria n.º 379/2021.


Quem faz a coleta de amostragem desses testes é o Programa de Verificação da Conformidade do Inmetro que atua coletando amostras dos produtos regulamentados através dos mecanismos de avaliação da conformidade, de regulamentos técnicos e posteriormente enviando-as aos laboratórios credenciados, pertencentes à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), que verificam se essas amostras estão conforme a regulamentação vigente e assim, os pneus possam ser aprovados para comercialização.


Entenda um pouco mais sobre como cada tipo de teste é realizado, abaixo.


Testes de durabilidade em pneus

pneu em teste de durabilidade

A durabilidade dos pneus é algo muito procurado pelos motoristas, afinal, quanto maior a durabilidade do pneu, mais longo será o tempo para realizar a troca desse pneu. Testes de durabilidade são realizados para simular o uso real dos pneus ao longo do tempo, isso envolve testes em estradas com superfícies asfálticas, condições climáticas extremas e cargas pesadas. Esses testes garantem que os pneus mantenham o desempenho e a integridade, mesmo após milhares de quilômetros de uso.


Os técnicos monitoram o desgaste dos pneus e avaliam como eles lidam com essas situações e como o pneu se comporta ao longo do teste.


Mas como são realizados os testes em pneus?

Os pneus são montados em máquinas que simulam a condução em estradas irregulares para avaliar a resistência da banda de rodagem e da estrutura. Além disso, testes de impacto são realizados para verificar a capacidade do pneu de absorver colisões sem comprometer a segurança. Dessa forma, os pneus que passam por testes de durabilidade bem-sucedidos são mais propensos a oferecer uma vida útil mais longa e um desempenho consistente.


Testes de eficiência energética em pneus

A eficiência energética é uma preocupação crescente na indústria automobilística devido ao impacto ambiental e ao custo de combustível. Os testes de eficiência energética avaliam o impacto dos pneus no consumo de combustível de um veículo. O teste mais comum é o de resistência ao rolamento, que mede a quantidade de energia necessária para fazer um pneu girar a uma determinada velocidade.


Pneus com menor resistência ao rolamento consomem menos combustível, ou seja, reduzem as emissões de CO₂ e economizam dinheiro para os motoristas. Os fabricantes de pneus estão desenvolvendo constantemente compostos de borracha e designs de banda de rodagem para melhorar a eficiência energética, tornando os pneus mais ecológicos e econômicos ao mesmo tempo.

pneu em teste de eficiência energética

Testes de ruído em pneus

Já os testes de ruído são realizados para medir e reduzir o nível de ruído gerado pelos pneus em diferentes condições de estrada. Isso inclui testes em superfícies com pavimentos silenciosos e rodovias. Pneus mais silenciosos prometem uma experiência de condução mais agradável.


Os testes de ruído são produzidos em laboratórios e em pistas de teste especialmente projetadas, onde os pneus são avaliados quanto ao ruído durante o rolamento. As classificações de ruído são padronizadas e exibidas nos pneus para informar os consumidores sobre seu desempenho em relação ao barulho projetado.


Outros testes realizados em pneus

Além dos testes comuns padronizados pelo Inmetro, há testes realizados pelas fabricantes para melhoria dos pneus, como testes realizados em laboratórios para análise dos compostos e testes de campo, onde os pneus são de fato colocados na estrada para serem avaliados. Entenda cada um mais detalhadamente: Testes de laboratório: os testes de laboratório são uma parte do desenvolvimento de pneus. Esse tipo de teste exige equipamentos avançados capazes de simular condições de temperatura e deformação em um pneu, como no caso das máquinas de tração, câmaras climáticas e máquinas de equilíbrio.


As máquinas de tração avaliam a resistência à deformação e à tração dos pneus. As câmaras climáticas simulam uma variedade de condições climáticas, desde temperaturas extremas até chuva intensa, para verificar como os pneus se comportam.


Esses testes específicos auxiliam os fabricantes a aprimorar a composição do pneu, a banda de rodagem e a estrutura, garantindo que eles atendam aos padrões de desempenho esperados.


Testes de campo: os testes de campo avaliam o desempenho dos pneus em situações do mundo real. Isso envolve colocar os pneus nos veículos e submetê-los a uma variedade de condições de estrada. Os especialistas monitoraram o desgaste dos pneus, a aderência em diferentes superfícies e o comportamento em curvas e frenagens.


Os dados coletados em testes de campo ajudam a refinar ainda mais o projeto dos pneus, garantindo que funcionem bem em diversas situações, desde estradas asfaltadas até neve e gelo. Essa combinação de testes de é fundamental para garantir a qualidade e o desempenho dos pneus que vemos nas estradas, além de proporcionar às fabricantes, tecnologias cada vez mais sofisticadas para os seus produtos.

pneu em teste de campo

Padrões de segurança e regulamentações de testes em pneus

Para garantir que os pneus atendam aos mais altos padrões de segurança, existem regulamentos rigorosos em vigor em muitas regiões do mundo. Os testes de pneus são definidos conforme esses padrões para garantir que os pneus apresentem um desempenho seguro em todas as situações.


Os padrões de segurança incluem critérios específicos de aderência, distância de frenagem e estabilidade do veículo em situações adversas. Além disso, os pneus devem atender às regulamentações específicas de carga e velocidade para garantir a segurança em todas as condições.


No Brasil, as normas e padrões estabelecidos são definidos pelo Inmetro, considerando critérios da ALAPA — Associação Latino Americano de Pneus e Aros.


+ Clique aqui para saber mais sobre os detalhes técnicos de pneus no Brasil e ler o regulamento definido pelo Inmetro.



Os testes de pneus desempenham um papel crucial na garantia de qualidade, desempenho e segurança dos pneus automotivos. Ao entender como esses testes funcionam e o que eles avaliam, os consumidores podem escolher os pneus ideais para seus veículos, levando em conta uma viagem segura e eficiente!


Já sabia quais testes eram exigidos pelo Inmetro para comercialização de pneus no Brasil?


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