top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

DOT do pneu: ele indica a validade do pneu? Entenda!

Atualizado: 7 de jun.

DOT do pneu

Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos aqui na Achei Pneus é sobre o DOT dos pneus. Para quem não sabe, o DOT pneu é um conjunto de informações sobre o produto, incluindo sua data de fabricação. Muitas pessoas acham que se a fabricação do pneu for de um ou dois anos atrás, o produto é “velho”. Outras acreditam que isso prejudicará o tempo de garantia dele.


Neste conteúdo, vamos esclarecer todas essas dúvidas sobre o DOT do pneu. Fique com a gente que você irá entender:



O que é DOT do pneu?

DOT é a sigla em inglês para “Departament of Transportation”. Surgiu nos Estados Unidos, onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas sobre o produto. Entre essas informações estão o tamanho, a largura e a data de fabricação do pneu.


Como localizar o DOT do pneu?

Algumas pessoas costumam nos perguntar onde fica a validade do pneu. Na verdade, o que eles estão buscando saber é onde está o DOT. E aqui é importante dizer: o DOT não é a data de validade do pneu! O DOT é uma série de letras e números, que fica na lateral do pneu. Para saber a data de fabricação do produto, fique atento aos números.


Os últimos quatro números são a data de fabricação do pneu. Os dois primeiros números indicam a semana e os dois últimos o ano. Por exemplo, no DOT 65OF 996P 1824, o pneu foi fabricado na 18ª semana de 2024.


Para localizar o DOT do pneu, basta olhar a marcação “DOT” acrescida do conjunto de dígitos. Ele pode estar presente de duas maneiras no seu pneu, como descrita na imagem: 


1. 65OF 996P 1824

Conhecido como DOT antigo, possui 12 dígitos, separados de quatro em quatro. Os primeiros dois números indicam o código da fábrica e país de produção do pneu, os próximos seis números indicam o modelo e medida do pneu e os quatro números finais são a data de fabricação.


2. 165 OF996P 1824

Conhecido como novo DOT, possui 13 dígitos, adicionando um dígito antes do código das fábricas, porém a divisão é diferente mas com as mesmas informações. Os três primeiros indicam a origem da fábrica, os próximos seis são o modelo e medida do pneu e os quatro dígitos finais são a data de fabricação.


A divisão em si do DOT não interfere em nada, apenas é a forma que a fabricante ainda adota para a marcação no processo de fabricação. O importante é saber o que cada parte corresponde.


Qual a validade de um pneu?

Esta é uma pergunta que já respondemos em outra publicação: Será que um pneu tem validade mesmo?


A resposta é: pneus não possuem data de validade, como os produtos que compramos no mercado. Os pneus se desgastam dependendo de vários fatores, como o modo como se dirige o carro e os tipos de terreno por onde você mais anda. Um pneu novo pode rodar 10.000 km ou 80.000 km.


A calibragem, o balanceamento e o rodízio de pneus no carro também são fundamentais para a durabilidade do produto.



O indicador de desgaste do pneu é o TWI, uma marcação que fica na banda de rodagem. Quando a borracha atinge essa marca significa que está na hora de trocar os pneus.


Garantia de pneus com DOT antigo

Os pneus têm garantia oferecida pelos fabricantes contra defeitos de fabricação. Normalmente são 5 anos a partir da data da Nota Fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo novo.


A orientação é da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Roberto Ayala, gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, também reforça a informação: "A garantia acompanha a data da NF, independente do ano de fabricação do pneu".



Então, supondo que você compre um pneu em 2021 que tenha data de fabricação de 2018, a garantia começará a contar a partir da data da Nota Fiscal de compra, ou seja, 2021. Com isso, você estará assegurado contra defeitos de fabricação até 2026.


Não se preocupe! Caso você tenha comprado pneus na Achei Pneus e tenha perdido a Nota Fiscal, basta entrar em contato com o nosso atendimento que reencaminhamos para você.


No caso de algum problema causado por mau uso do condutor, a garantia não cobre conserto ou troca do produto. Ela só é válida para defeitos de fabricação.



Como saber onde o meu pneu foi fabricado?

Como explicamos anteriormente, no DOT é possível saber informações sobre a fabricação do seu pneu como a localização/região da fábrica. Para saber qual a origem do seu pneu, acesse nossa planilha e pesquise pelos primeiros dígitos do DOT, com eles, você saberá a fábrica e país em que seu pneu foi produzido.


  • Se seu pneu estiver com o DOT antigo, pesquise pelos dois primeiros dígitos do código.

  • Se seu pneu estiver com o novo DOT, pesquise pelos três primeiros dígitos do código.


Tabela código DOT

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas? Então compartilhe com amigos!

Leia também outras matérias nossas.

42.466 visualizações2 comentários

2 Comments


Guest
Jun 08

Comprei um carro 0km e achei estranho a revenda passar pretinho nos pneus novos.

Algum problema?

Like
Achei Pneus
Achei Pneus
Jun 10
Replying to

Olá! Não tem problema passar pretinho nos pneus, o que é importante é se certificar da profundidade dos sulcos, esses sim são indicadores sólidos para a vida útil do pneu.

Like
bottom of page