top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

DOT do pneu: ele indica a validade do pneu? Entenda!

Atualizado: 4 de mar.

DOT do pneu

Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos aqui na Achei Pneus é sobre o DOT dos pneus. Para quem não sabe, o DOT pneu é um conjunto de informações sobre o produto, incluindo sua data de fabricação. Muitas pessoas acham que se a fabricação do pneu for de um ou dois anos atrás, o produto é “velho”. Outras acreditam que isso prejudicará o tempo de garantia dele.


Neste conteúdo, vamos esclarecer todas essas dúvidas sobre o DOT do pneu. Fique com a gente que você irá entender:



O que é DOT do pneu?

DOT é a sigla em inglês para “Departament of Transportation”. Surgiu nos Estados Unidos, onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas sobre o produto. Entre essas informações estão o tamanho, a largura e a data de fabricação do pneu.


Como localizar o DOT do pneu?

Algumas pessoas costumam nos perguntar onde fica a validade do pneu. Na verdade, o que eles estão buscando saber é onde está o DOT. E aqui é importante dizer: o DOT não é a data de validade do pneu!

DOT do pneu

O DOT é uma série de letras e números, que fica na lateral do pneu, como na imagem abaixo. Para saber a data de fabricação do produto, fique atento aos números.


Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação e os dois últimos o ano. No caso do exemplo acima, o pneu foi fabricado na 31ª semana de 2021.


Qual a validade de um pneu?

Esta é uma pergunta que já respondemos em outra publicação: Será que um pneu tem validade mesmo?


A resposta é: pneus não possuem data de validade, como os produtos que compramos no mercado. Os pneus se desgastam dependendo de vários fatores, como o modo como se dirige o carro e os tipos de terreno por onde você mais anda. Um pneu novo pode rodar 10.000 km ou 80.000 km.


A calibragem, o balanceamento e o rodízio de pneus no carro também são fundamentais para a durabilidade do produto.



O indicador de desgaste do pneu é o TWI, uma marcação que fica na banda de rodagem. Quando a borracha atinge essa marca significa que está na hora de trocar os pneus.


Garantia de pneus com DOT antigo

Os pneus têm garantia oferecida pelos fabricantes contra defeitos de fabricação. Normalmente são 5 anos a partir da data da Nota Fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo novo.


A orientação é da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Roberto Ayala, gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, também reforça a informação: "A garantia acompanha a data da NF, independente do ano de fabricação do pneu".



Então, supondo que você compre um pneu em 2021 que tenha data de fabricação de 2018, a garantia começará a contar a partir da data da Nota Fiscal de compra, ou seja, 2021. Com isso, você estará assegurado contra defeitos de fabricação até 2026.


Não se preocupe! Caso você tenha comprado pneus na Achei Pneus e tenha perdido a Nota Fiscal, basta entrar em contato com o nosso atendimento que reencaminhamos para você.


No caso de algum problema causado por mau uso do condutor, a garantia não cobre conserto ou troca do produto. Ela só é válida para defeitos de fabricação.



Este conteúdo esclareceu suas dúvidas? Então compartilhe com amigos!

Leia também outras matérias nossas.

39.821 visualizações0 comentário
bottom of page