Circular em um veículo com pneu careca pode gerar multa, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até retenção do veículo. Mas além de tudo isso, o principal e mais importante é o risco à segurança dos passageiros. Vamos explicar o porquê!
Se você estiver andando com seu carro com pneu careca, saiba que você pode ganhar uma multa de R$195,23. Além disso, receberá 5 pontos na CNH por infração grave. E não é só isso! O carro ainda pode ficar retido no local da fiscalização até que o pneu seja trocado.
Isso é o que determina o Código Nacional de Trânsito (CNT). O CNT não menciona o termo pneu careca na lei. No entanto, o artigo 230 considera infração conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança. É o caso de um pneu careca!
Saiba o que você vai ler no conteúdo:
O que é um pneu careca?
Vamos ver o que diz o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o assunto:
“Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”. (artigo 4 - resolução 558).
Os indicadores que o Contran menciona são o TWI. Eles são pequenas barras de borracha que ficam entre os sulcos dos pneus.
Quando a banda de rodagem está quase no mesmo nível do TWI significa que ela está bastante desgastada e o pneu precisa ser trocado. Não deixe que ela atinja a marcação do TWI.
Veja abaixo a diferença entre um pneu em bom estado e um pneu careca.
Conseguiu perceber a diferença na espessura da banda de rodagem de um pneu e outro? No segundo, a banda de rodagem está nivelada com a marca do TWI. Ou seja, já passou da hora de ser trocado.
Tecnicamente, quando a banda de rodagem fica nivelada com o TWI ela possui uma profundidade menor que 1,6 mm.
O estepe também pode ser considerado como pneu careca?
Sim! O estepe também precisa estar em condições de uso. Ou seja, não pode estar careca. Então já sabe: certifique-se que a banda de rodagem dele não atingiu o TWI.
Ele é considerado, pela legislação de trânsito, um equipamento obrigatório. Não tê-lo em bom estado de uso também é infração grave, com aplicação de multa e retenção do veículo.
Como identificar um pneu careca?
Como já dissemos anteriormente, a melhor forma de verificar se um pneu está careca é olhando o TWI.
Mas há uma outra forma muito simples: usando uma moeda de R$1.
1º – Coloque a moeda no sulco do pneu
2º – Se você não conseguir ver a parte dourada da moeda, significa que o pneu ainda tem borracha suficiente para rodar com segurança.
3º – Se você conseguir enxergar quase toda a parte dourada da moeda, troque os pneus já!
Os pneus se desgastam de forma igual?
Nem sempre. Pode acontecer de um lado do pneu estar mais perto do TWI do que de outro. Mesmo que apenas uma parte da banda de rodagem esteja longe do TWI, troque o pneu!
Isso ocorre, geralmente, por falta de manutenção preventiva, como não fazer o rodízio dos pneus, alinhamento e balanceamento. Além disso, o tipo de via por onde você mais trafega e o peso do veículo e das coisas que carrega nele também influenciam no desgaste dos pneus.
Riscos do pneu careca para a segurança
Além da multa e dos pontos na carteira, o maior problema de se andar com pneus carecas é o risco à segurança.
Os pneus são parte fundamental no bom funcionamento do carro. Quando um pneu está com desgaste, ele não oferece a aderência necessária com o solo. É aí que mora o perigo!
Com menos aderência, o pneu não consegue drenar de forma eficiente a água, o que pode causar derrapagens, aquaplanagens e até perda de eficiência da frenagem. Além disso, a estabilidade do veículo também pode ficar comprometida.
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