top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Caixa de som bluetooth: como escolher a melhor para você

Atualizado: 4 de mar.

O David está pesquisando por uma caixa de som amplificadora para apresentação que vai fazer com sua banda no mês que vem. No caso do Geison, o que ele precisa é de uma boa caixa que possa usar em casa e transportar com facilidade para a casa do sogro, nos churrascos de domingo. Já no caso da Larissa, ela procura por uma caixa de som pequena, portátil para usar pedalando ou na casa das amigas.

Cada pessoa tem uma necessidade e uma expectativa diferente em relação a uma caixa de som Bluetooth. Entender para qual finalidade você vai usar é o primeiro passo para escolher o melhor modelo, diante de tantos disponíveis no mercado.


Caixa de som bluetooth

Neste texto, nós vamos te ajudar a entender:


O que é caixa de som Bluetooth?

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, que permite a troca de dados e arquivos entre dispositivos que tenham essa tecnologia. Celulares, computadores, fones de ouvido, câmeras, caixas de som, entre outros equipamentos podem ter conexão Bluetooth.


Para conectar diferentes dispositivos, o sistema utiliza uma frequência de rádio de onda curta (2.4 GHz). Por esse motivo, o alcance de conexão também é curto e permite a comunicação apenas entre dispositivos que estejam próximos.


Seu alcance pode variar de 1 a 100 metros, mas, em geral, a distância máxima padrão usada nos aparelhos é de até 10 metros. Como qualquer outra tecnologia, o Bluetooth também foi se aperfeiçoando ao longo do tempo. Criado em 1994, sua versão mais recente é o Bluetooth 5. A quinta geração está no mercado desde 2016 e oferece mais velocidade, maior capacidade de transmissão de dados e alcance em relação à tecnologia anterior. Fabricantes de dispositivos com tecnologia Bluetooth estão trabalhando com o 5.1. A JBL é uma delas, por exemplo. As principais diferenças são melhorias em relação ao consumo de energia, criptografia, interferência em área, entre outras. Você pode agora estar em dúvida e se perguntar: é possível parear equipamentos que sejam de gerações diferentes de Bluetooth?

É sim! Todas as gerações podem interagir entre si. A única questão é que a velocidade de transferência de dados ou arquivos será a velocidade mais baixa entre as gerações dos equipamentos utilizados.


Quais tipos de caixa de som Bluetooth existem?

Muitas, para diferentes necessidades.

MF 800 APP da Frahm

Há, por exemplo, as caixas de som amplificadas, como a MF 800 APP da Frahm, com 700W RMS de potência. A caixa traz embutidos os alto-falantes para potencializar o som de diferentes frequências (alta, média e grave), tornando-o mais forte e com maior qualidade.


Na prática, o som da guitarra, do violino, da voz do cantor ficam mais nítidas e potentes. É o tipo de caixa que o David escolheria para tocar com sua banda. A MF 800 APP é ideal para apresentações. Além do microfone e instrumentos, ela também pode se conectar a DVD, TV, CD, tablets e smartphones. Possui conexão Bluetooth, entrada USB e SD Card.

JBL Partybox 1000

Outro tipo de caixa de som é aquele para festas, como a JBL Partybox 1000. Este é um equipamento incrível e vamos dizer por quê. Com 1.100W RMS de potência, ela possui alto-falantes para reprodução de frequências graves, médias e agudas, dando potência às batidas da música. Para fazer jus à festa, o equipamento possui a função DJ Pad, que são teclas que permitem a mixagem de músicas. Somado a isso, a caixa ainda tem um jogo de luzes para transformar o ambiente em uma pista de dança. Quer acrescentar mais uma caixa de som para tocar a mesma música e ter maior alcance? Dá! A JBL Partybox possui Conexão TWS que permite parear duas caixas de som com o mesmo dispositivo.


Se alguém quiser fazer um som é só conectar o violão ou a guitarra nela. Partiu Karaokê? Basta plugar o microfone. Completa, não?

JBL Boombox 2

Existem também as caixas de som bluetooth mais leves que as mencionadas anteriormente e mais fáceis de serem transportadas. No caso do Geison que quer levar um som para o churrasco no sogro, a JBL Boombox 2 é uma excelente opção. Com essa caixa, o encontro não é apenas um churrasco, é festa. A JBL Boombox 2 tem 80W RMS de potência e produz sons graves potentes e profundos, assim como o som JBL profissional para festas. Com 24 horas de reprodução sem parar, dá para virar a madrugada no pique desta caixa. Ela ainda possui um carregador powerbank portátil embutido, que permite carregar os dispositivos sem interromper as músicas.

A festa é na praia ou na piscina? Sem estresse. A Boombox 2 é à prova d'água IPX7 e resiste a até 90 cm de profundidade para você sair e se divertir sem medo.

Sem dúvidas, essa é uma das melhores opções do mercado!

JBL GO3

Por fim, vamos tratar de opções para a Larissa, que precisa de uma caixa de som bluetooth ainda menor, mais leve e fácil de carregar. A JBL GO3 não tem nem 10 cm de tamanho, podendo ser carregada em qualquer lugar, inclusive para piscina e praia. Essa caixa é à prova d'água e poeira com classificação IP67.

Sua potência é de 4.2W RMS, o que é uma ótima potência para o seu tamanho, e é compatível com dispositivos com bluetooth e USB-C. A bateria da JBL GO3 possui 5 horas de autonomia, sem a necessidade de carregar.

 JBL Clip 4 à prova d’água

Outra excelente opção para a Larissa é a JBL Clip 4 à prova d’água. Com apenas 13,5 cm de altura, possui 5W RMS de potência, 10 horas de duração de bateria e também é à prova d’água. Ela pode ser presa na bicicleta, moto ou na própria roupa por conta do seu mosquetão.

Todas essas caixas são boas opções para diferentes usos. Agora, antes de decidir por uma delas, há outras informações que você precisa considerar, como a potência.




Qual a potência de uma caixa de som Bluetooth?

A potência de uma caixa de som varia muito, podendo ir de 5W a 2.000W dependendo do tamanho e da função de uso do aparelho. A qualidade de um equipamento também vai depender de outras questões, como os alto-falantes que algumas caixas possuem embutidos. Está em dúvida se um equipamento é bom? Consulte nosso especialista.


Qual alcance de som a caixa Bluetooth precisa ter?

Essa é uma informação importante, especialmente para quem for usar a caixa de som em ambientes maiores ou festas em grandes espaços, ou com muitas pessoas. Uma caixa é considerada com bom sinal a partir de 10 metros de alcance. Existem modelos que ultrapassam essa medida, chegando a 30 metros ou mais. Precisa de um auxílio para escolher a melhor caixa de som bluetooth para você? Fale com nosso especialista.


Duração da bateria de uma caixa de som Bluetooth

A duração da bateria varia de caixa para caixa. Por serem equipamentos portáteis que podem ser levados para diferentes lugares, é importante se atentar a essa informação para a caixa não te deixar na mão.

Existem modelos que funcionam sem parar até 24 horas, como é o caso da JBL Boombox. Outras não possuem tanta autonomia, mas podem funcionar conectadas a um cabo USB, desde que se tenha uma tomada por perto.

Uma bateria de caixa de som é considerada eficiente quando possui em média de 8 a 20 horas direto de funcionamento. Mas atenção! Isso vai depender também do seu tamanho. A JBL GO3 possui 5 horas de autonomia de bateria e é uma excelente caixa de som portátil.

Aí é mais uma questão de analisar onde você vai usar o equipamento. Se for usá-lo para trilhas, por exemplo, ou outras atividades que não poderá recarregá-lo facilmente, opte por baterias que durem mais tempo.


Cuidados e limpeza de caixas de som

Para conservar sua caixa de som é importante ter alguns cuidados. Evite, por exemplo, expor o equipamento à poeira ou areia. Algumas caixas possuem proteção, mas na dúvida é melhor não deixá-la exposta.


Tome cuidado com a exposição ao calor excessivo, por exemplo, deixá-la ao lado de uma churrasqueira ou exposta ao sol por muito tempo. Isso pode danificar os componentes internos do equipamento.


Com relação à limpeza: não limpe o equipamento com líquidos, especialmente os corrosivos, como álcool, limpadores e alvejantes. A exposição contínua a esses produtos pode danificar a caixa, mesmo que ela tenha proteção contra água. Opte por um pano levemente umedecido com água. Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe com seus amigos! Continue nos acompanhando para mais conteúdos.

8.443 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page