top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Pneu Bridgestone Alenza 001: conheça o modelo original do Jeep Compass

O Compass é um dos SUVs da linha premium da Jeep, uma marca icônica e repleta de história. Comercializado desde 2016 com sua segunda geração no Brasil, o Compass se tornou queridinho em sua categoria para os brasileiros. Somente no último ano, o modelo emplacou mais de 59 mil veículos, estando entre os SUVs mais vendidos do ano na categoria automóveis.


Jeep Compass

O carro já foi equipado com pneus Continental em suas primeiras versões, mas, desde 2022, a montadora firmou parceria com a fabricante de pneus Bridgestone, e escolheu o modelo Alenza 001 para ser original do Compass – um pneu que oferece frenagem, conforto, estabilidade e tração.


Conheça um pouco mais sobre essa parceria entre a Jeep e a Bridgestone para entregar um dos modelos de SUV mais vendidos no Brasil.


🔍 O que você vai ler sobre esse pneu:


Jeep Compass: conheça o modelo da montadora americana

O Jeep Compass é um modelo de carro lançado em 2007 como um SUV compacto, de uso primariamente em pistas asfaltadas e ambientes urbanos. Apesar de ter sido apresentado pela primeira vez em 2006 na North American International Auto Show, um conceito do carro foi introduzido quatro anos antes, na mesma feira, com um modelo de duas portas e um sistema de tração diferente. Essas duas características foram modificadas até o lançamento do carro com o intuito de oferecer maior conforto ao Compass, bem como dar um perfil mais urbano para o veículo também.


Desde então, o carro se provou um sucesso, sendo aprimorado anualmente para melhor atender às demandas do mercado e em 2016 chegou ao Brasil, com montagem em território nacional. Começou sendo fabricado com pneus da Continental, modelo 225/60R17 ContiCrossContact LX2 e se tornou um dos SUVs mais vendidos do país. Em busca de maior desempenho e conforto, a partir de 2022 o Compass passou a ser equipado com pneus Bridgestone de fábrica, modelo Alenza 001, que é uma linha para SUVs de luxo e outros veículos de perfil premium.



Jeep Compass Sport: versão de entrada, com motor 1.3 turbo flex, câmbio automático de 6 marchas, tração 4x2, ar condicionado, 6 airbags, Uconnect de 8,4 polegadas, entre outros itens.


Jeep Compass Longitude: versão intermediária, com motor 1.3 turbo flex ou 2.0 turbo diesel, câmbio automático de 6 ou 9 marchas, tração 4x2 ou 4x4, rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis de LED, Uconnect de 10,1 polegadas, entre outros itens.


Jeep Compass Limited: versão superior, com motor 1.3 turbo flex ou 2.0 turbo diesel, câmbio automático de 6 ou 9 marchas, tração 4x2 ou 4x4, teto solar panorâmico, 7 airbags, painel digital de 10,25 polegadas, entre outros itens.


Jeep Compass Série S: versão mais completa, com motor 1.3 turbo flex, câmbio automático de 6 marchas, tração 4x2, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego, entre outros itens.


Jeep Compass Trailhawk: versão aventureira, com motor 2.0 turbo diesel, câmbio automático de 9 marchas, tração 4x4, suspensão elevada, pneus de uso misto, seletor de terrenos, entre outros itens.

 

Séries S 4XE: versão híbrida plug-in, com motor 1.3 turbo flex e elétrico, câmbio automático de 6 marchas, tração 4x4, potência combinada de 240 cv, autonomia elétrica de 30 km, entre outros itens.


O pneu original do Jeep Compass: Bridgestone Alenza 001

Pneu Bridgestone Alenza 001

Antes de especificar o modelo Alenza 001, vale lembrar que o Jeep Compass pode vir com outros modelos de pneus de fábrica – e que eles também serão originais – como o Continental ContiCrossContact LX2 e o Pirelli Scorpion AT, vai depender da versão do carro.


Projetado para equipar SUVs de luxo, o Alenza 001 é um modelo da Bridgestone que conta com alta tecnologia. Garante uma direção precisa e com excelente tração, mas também tem um enfoque para o conforto, entregando uma condução silenciosa e agradável. Em questão de aderência, também traz contato firme com o asfalto, mesmo nas situações mais críticas, sendo um pneu excepcional em todo tipo de condição climática, em pistas secas ou molhadas.


Existem diversas tecnologias diferentes empregadas pela Bridgestone no Alenza 001. É um pneu com capacidade de gerar uma economia de combustível na hora de rodar, além de oferecer excelente contato com a superfície, junto de estabilidade na hora de realizar curvas e manobras, bem como uma dirigibilidade tracionada e confiável. Quando encontra pistas molhadas, mantém ótima aderência, diminuindo o risco de aquaplanagem e, além disso, preserva a integridade do pneu com um perfil de alta durabilidade e longa vida útil.


É um modelo muito completo, capaz de oferecer uma série de benefícios para tornar o cotidiano mais confortável e eficiente, junto de uma maior dirigibilidade. O Jeep Compass conta com duas medidas para o Alenza 001: 235/45R19 95H e 225/55R18 98H.


“Temos com um dos nossos principais objetivos entregar pneus de alta performance. [...] temos um alto investimento em tecnologia. O Alenza 001 é um modelo que proporciona uma experiência de condução de alto desempenho com manuseio preciso em condições de pistas secas e molhadas. Além disso, ele foi desenvolvido com tecnologias que estendem sua vida útil e contribuem para a melhora no consumo de combustível”. Andrés Gabrielli, Diretor de Equipamento Original da Bridgestone Latin America South.

O pneu Bridgestone Alenza 001 é bom?

O pneu Bridgestone Alenza 001 é bom, pois entrega aos motoristas um equilíbrio entre desempenho, segurança e durabilidade. O pneu tem ranhuras que mantêm o desempenho no molhado, mesmo com o desgaste progressivo e a tecnologia Nano Pro Tech, que diminui a geração de calor no pneu, proporcionando uma melhora no consumo de combustível e uma maior vida útil do pneu.


Conforme a própria fabricante, o Alenza 001 também promete ser um pneu silencioso graças aos blocos com cantos arredondados, que garantem ótima performance de frenagem e redução de ruídos.


O pneu Bridgestone Alenza 001 é seguro?

O pneu Bridgestone Alenza 001 é seguro, pois apresenta ótima performance de frenagem, tanto no seco quanto no molhado, tudo isso devido aos blocos laterais desenvolvidos para auxiliar na aderência do pneu com o solo. O pneu apresenta ótimo desempenho no quesito aquaplanagem, com suas ranhuras em 3D que otimizam a evacuação de água da pista.


Além das tecnologias desenvolvidas para o Alenza 001, o pneu tem aprovação dos órgãos competentes para liberação da comercialização desse pneu no Brasil, como o INMETRO, que possui o selo de desempenho para os quesitos: resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo. Entenda um pouco mais sobre a Etiqueta Inmetro do pneu Alenza 001 abaixo.


Etiqueta Inmetro pneu Bridgestone Alenza 001

Como dito anteriormente, a Etiqueta Inmetro determina a aprovação sobre índices de economia de combustível, aderência em pisos molhados e o conforto acústico dos pneus com o índice de ruído, medido em decibéis. Cada índice é classificado com testes específicos e determinados pelo Inmetro. 


Confira a tabela com cada índice para as medidas do Bridgestone Alenza 001.


Etiqueta Inmetro pneu Bridgestone Alenza 001

O pneu Bridgestone Alenza 001 tem garantia?

O pneu Bridgestone Alenza 001 tem garantia de cinco anos contra defeitos de fabricação, a partir da data da compra referente à nota fiscal. Essa garantia também é válida para os pneus comprados em revendedores autorizados pela Bridgestone, como o site da Achei Pneus.


A garantia não cobre danos causados por uso indevido, como acidentes, furos, cortes, reparos, desgaste irregular ou exposição a agentes químicos e ambientais. Ela é válida para defeitos oriundos do processo de fabricação, passando por uma avaliação de um técnico certificado da fabricante do pneu, que conseguirá identificar o real motivo da avaria do produto e aprovará ou não a garantia do produto.


Contamos com uma matéria sobre garantia de pneu para ajudar você com dúvidas e cuidados sobre esse tema. Confira todas as informações para acioná-la corretamente:



Medidas do pneu original do Jeep Compass disponíveis na Achei Pneus

Através do nosso site — www.acheipneus.com.br — é possível encontrar diferentes medidas do Alenza 001, que é atualmente o pneu oficial do Jeep Compass. Confira abaixo as opções disponíveis:


👉 Pneu Bridgestone Alenza 001 original Jeep Compass 


👉 Outras medidas do pneu Bridgestone Alenza 001


A marca de pneus Bridgestone

A Bridgestone é uma empresa japonesa, fundada em 1931 e que fornece pneus para veículos há muito tempo. Ela é a maior fabricante de pneus do mundo hoje e está presente em mais de 150 países. Por conta disso, seus modelos e tecnologias são conhecidos mundialmente e o padrão de qualidade super elevado.


É uma marca que investe constantemente em desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, mas que também tem um enfoque especial para a sustentabilidade. Com isso, traz pneus com longa vida útil, economia de combustível e que melhoram a qualidade de vida através de um rolamento macio e silencioso. 


Na hora de implementar os pneus do Jeep Compass, a empresa não poupou nenhuma dessas características ao escolher o Alenza 001 para equipar esse modelo, entregando desempenho, performance e conforto através de um produto de alta qualidade e durabilidade.


Além do Compass, a Bridgestone equipa outros carros da Jeep, como o Renegade, por exemplo. Também é fornecedora de pneus para outras montadoras, como Nissan, Chrysler, Porsche e outras marcas renomadas.




Conta pra gente, que outro pneu você gostaria de ver por aqui? 💬


Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou fale diretamente com nossos especialistas por mensagem (47) 99999-5584.


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲

475 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page