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Pneu remold para moto é permitido? Esclareça essa e outras dúvidas

Atualizado: 4 de mar.

Pneu remold para moto

Quando o assunto é segurança na condução de motos, a qualidade dos pneus é um dos principais tópicos que precisa ser observado. São os pneus os responsáveis por promover o contato da moto com o chão e qualquer falha pode provocar graves consequências. Por isso é tão importante alertar os motociclistas quanto aos perigos de um pneu remold.


Fique com a gente aqui que você vai entender:


Um estudo realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) apontou que 8% dos acidentes com motocicletas são causados por problemas de manutenção. Desses, os piores itens de conservação observados foram os pneus (11%) e os freios (7%).



Mesmo diante desse cenário, ainda existem motociclistas que acabam fazendo a perigosa e ilegal escolha de optarem por pneus remold (reformados) na hora da substituição. Pneus de motocicleta não foram projetados para serem reaproveitados! Apostar nessa alternativa é um risco grave para o motociclista e para seus caronas.


O que é pneu remold?

Também conhecidos como pneus reformados ou pneus recauchutados, os pneus remold passam por um processo de reconstrução. O processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. O que é preservado do pneu original é a carcaça, que é a estrutura interna.


Os motociclistas normalmente optam por pneus reutilizados em função do preço inferior que é oferecido. No entanto, como diz o ditado: “o barato pode sair caro”.



E o pneu remold para moto é seguro?

Não. O pneu de motocicleta não foi projetado para ter uma segunda vida. Citando as razões técnicas desse apontamento, vale destacar que o processo de reforma de um pneu consiste na raspagem de sua carcaça para a adição de uma nova camada de borracha. No caso dos pneus de moto, isso torna-se inviável por alguns motivos:


- A carcaça de um pneu de moto sofre um desgaste acentuado quando chega no final de sua vida útil. Como ela serve de estrutura para o pneu, isso impossibilita que venha a ser reutilizada.


- Além disso, como as camadas de materiais presentes em um pneu usado de moto são muito finas, isso dificulta a raspagem do material velho. Isso pode contribuir para a formação de rugas, bolhas e má adesão da nova camada de borracha. Consequentemente, pode haver o descolamento dela, o que compromete seriamente a estabilidade da motocicleta.



Pneu remold para moto é permitido por lei?

Não! A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.


Quais as consequências para quem usa pneu remold em motos?

A infração para essa prática é considerada grave. Por isso, quem for pego com pneus remold, perde cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e recebe multa de R$195,23. É o que determina o inciso X do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.


A dirigibilidade da moto sofre interferência com pneus remold?

Sim! A ciclística de uma motocicleta está relacionada à qualidade do pneu utilizado. A realização de uma curva sem escorregamento, por exemplo, depende da curvatura do pneu. E esse fator pode ser prejudicado em caso de reforma. O prolongamento inadequado do uso de um pneu interfere direta e negativamente na dirigibilidade.


Opte por pneus para motos testados, certificados e confiáveis

Para não correr riscos na hora de escolher o pneu para a sua moto, opte por pneus testados, certificados e fabricados por uma marca sólida e confiável.


A Rinaldi é uma das principais fabricantes de pneus para motos no Brasil, com a mais completa gama de pneus para motos on-road e off-road.



A marca completou 52 anos em 2021. Neste ano, a empresa conquistou a certificação ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade. A empresa começou a ter esse diferencial em 2006 e vem mantendo a distinção desde então. A Rinaldi também conta com o aval do Inmetro nos seus produtos da linha de motocicletas.


A sede da empresa fica em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em um espaço de 35 mil metros quadrados e um quadro de mais de 700 colaboradores. Além de atender todo o mercado nacional, a marca está em mais de 20 países de todos os continentes, sendo líder no mercado em reposição de pneus para motos on e off-road. * Conteúdo com informações publicadas originalmente pela Rinaldi (www.rinaldi.com.br).

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