Um pneu remold é um pneu que já foi usado e passou por uma espécie de reciclagem. O processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu.
O que é preservado do pneu original é a carcaça, que é a estrutura interna. Ela é formada por camadas sobrepostas de cintas (também chamadas de lonas) de fios de poliéster, nylon ou aço. A carcaça é responsável por resistir à pressão, ao peso do veículo e a choques. É ela quem determina os índices de carga e velocidade do pneu.
A Achei Pneus não trabalha com pneus remold. Nós trabalhamos apenas com pneus novos e os lotes mais recentes vindos de fábrica. Prezamos pela qualidade de nossos produtos, por isso também nossos pneus são das melhores marcas do mercado. Todos os pneus comercializados por nós têm cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação.
Mas como muitos clientes têm dúvidas a respeito desse tipo de pneu estamos escrevendo esse texto para ajudá-los a entender o que são os pneus remold.
Veja o que você vai encontrar no artigo:
Como nós usaremos alguns nomes técnicos para nos referirmos às partes do pneu, confira abaixo o que é e o que fazem cada uma delas.
Qualquer pneu pode ser remoldado? Não. Pneus de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos não podem ser remoldados.
Já no caso dos pneus para carro, não podem ser reformados aqueles que já tenham passado por reforma. Também não podem ser remoldados os pneus que tenham sido fabricados há mais de 7 anos.
Claro que também só podem ser remoldados aqueles que a carcaça esteja preservada, sem deformações, furos, ferrugem ou deslocamento. Mas, isso também não é uma garantia de “qualidade”. Porque mesmo a carcaça estando aparentemente em bom estado, ela poderá estar velha ou ressacada, comprometendo o bom desempenho do pneu.
Pneu remold é mais barato? Sim. É mais barato porque se aproveita parte da estrutura de um pneu usado, fazendo apenas a substituição de toda a camada de borracha da banda de rodagem e laterais.
Pneu remold é seguro? O pneu remold é um produto muito suscetível a dar problema por conta da forma como ele é construído. Se você tiver que escolher entre ficar com um pneu careca ou usar um remold, a segunda opção é mais segura.
No entanto, garantir um pneu novo e de uma marca confiável é sem sombra de dúvidas a melhor opção para a sua segurança. Há excelentes marcas produzidas por grandes fabricantes que possuem valores mais em conta inclusive.
E por que um pneu remold não é tão seguro? Principalmente por causa da carcaça. Vamos lá! Mesmo que ela não esteja velha, nem ressecada, enferrujada, nem deslocada, ainda assim há risco para o motorista.
Isso porque o Inmetro não obriga que os fabricantes de pneus remoldados informem na lateral dos produtos qual a marca original deles. Sendo assim, sem saber você pode comprar um conjunto de pneus que por fora são iguais, mas por dentro podem ser totalmente diferentes.
Todo pneu é fabricado pensando na função e nas características dos carros que ele vai equipar. Quando o motorista não sabe qual o modelo e a marca original daquela carcaça, ele não tem como saber para que tipo de veículo ela foi projetada.
E nessa situação de não ter as informações do projeto original, você pode comprar um pneu que não terá uma performance adequada no seu carro.
O pneu remold tem a mesma performance que um pneu novo?
Não! Para você ter uma ideia, não é recomendado usar pneus remoldados em estradas, porque seu desempenho é inferior.
É na pista molhada que um pneu mostra realmente sua eficiência! E aí, o comportamento de um pneu remold e de um pneu novo é muito diferente. A frenagem com um remoldado pode percorrer mais de 10 metros em comparação a um pneu novo. Em pista seca também há diferença.
Por isso, a recomendação é que veículos que usem pneus remold rodem apenas dentro das cidades e em velocidades abaixo de 80 km/h. Questão de segurança.
Outro ponto a ser considerado: os pneus remold são mais difíceis de serem balanceados. Em geral, eles não têm uma simetria boa e o peso do recapeamento é mal distribuído. Resultado? Prejudica a manutenção dos pneus e a dirigibilidade do veículo.
Quanto tempo dura um pneu remold?
A durabilidade de qualquer pneu é algo difícil de se estipular, porque ela está sujeita a diversos fatores. Um pneu novo pode durar 10.000 km, 15.000 km ou até 80.000 km, por exemplo. Isto vai depender das condições das vias, da forma de condução do veículo, dos cuidados com manutenção e revisão, entre outros fatores.
Já em relação ao pneu remold, ele pode durar 20%, 30% ou até 50% menos que um pneu novo, também dependendo de vários fatores. Por isso, considere este dado antes de optar por comprar um remoldado.
Assim como o pneu novo, o remold também precisa ter as indicações de TWI. São barras de borracha que indicam o desgaste da banda de rodagem.
Qual a diferença entre um pneu remold, recapado e recauchutado?
O pneu remold é aquele que foi totalmente reformado. Toda a camada de borracha do produto é retirada e se aproveita apenas a carcaça do pneu usado.
Na recapagem, é substituída apenas a parte da borracha da banda de rodagem que está desgastada.
Já um pneu recauchutado é aquele que teve substituição da borracha desgastada na banda de rodagem e nos ombros.
O pneu remold precisa ter certificação do Inmetro?
Sim! Os pneus remold precisam ter o Selo de Identificação da Conformidade. Além disso, precisam trazer outras informações inscritas na sua lateral. Confira algumas delas:
Identificação da marca e do CNPJ do fornecedor;
Dimensão original do pneu;
Índice de carga e de velocidade;
Data da fabricação original;
Data da reforma;
Tipo de reforma, com as seguintes expressões: “RECAUCHUTADO”, “RECAPADO”, “REMOLDADO” ou “REFORMADO”.
Para saber todas as identificações, acesse a portaria do Inmetro.
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