top of page

Conheça a marca Dunlop, a criadora dos pneus

Atualizado: 29 de fev.

Pneus Dunlop - Achei Pneus

A Dunlop é uma multinacional britânica fundada em 1888 por John Boyd Dunlop. É ele o inventor do primeiro pneu movido à câmara de ar, o chamado “pneumático”. Depois de sua invenção é que John resolveu fundar a marca.


Veja o que mais você vai encontrar sobre a fabricante:


A primeira fábrica da Dunlop foi aberta em 1889, em Dublin, capital da Irlanda. Ou seja, a marca tem mais de 130 anos de história e experiência. No ano de 1917, a empresa foi incorporada ao Grupo Sumitomo Rubber, um dos principais fabricantes de pneus do Japão.


O grupo foi o responsável pelo desenvolvimento do primeiro pneu para carro no país do sol nascente, em 1913. Em 1963, o Sumitomo Rubber adquire a Dunlop e passa a se chamar Sumitomo Rubber Industries. A sede mundial do grupo é no Japão.


Os pneus Dunlop possuem alguns diferenciais. A companhia utiliza nanotecnologia para a produção de seus pneus, o que otimiza as ligações químicas entre os elementos que compõe o material.


Isso produz redução de resistência ao rolamento, menor retenção de calor e melhor performance. O resultado para o condutor é mais maciez na direção, economia de combustível e maior durabilidade dos pneus.


Diferencial dos pneus Dunlop

Os pneus da Dunlop contam com um diferencial importante em sua linha de montagem. Algumas etapas consistem na aplicação de materiais sem a realização de emendas, o que garante mais qualidade, uniformidade e segurança ao pneu.


Além disso também há um reforço estrutural na malha têxtil que é aplicada abaixo da camada de borracha da banda de rodagem. Isso dá mais estabilidade à carcaça e otimiza a performance e dirigibilidade do veículo.


Todos os modelos Dunlop possuem disposição assimétrica dos sulcos da banda de rodagem, o que dá mais estabilidade em pistas molhadas. Por falar em banda de rodagem, os novos pneus da marca possuem uma área de contato maior com o chão.


Essa diferença gera menos desgaste nas extremidades do pneu, além de dar mais estabilidade e precisão nas pistas.


Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas. A marca está presente em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e países da Europa.


A empresa chegou ao Brasil em 2011 e no ano seguinte começou a construção de sua fábrica no país. Única até agora, ela está localizada na cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. Por aqui, a marca fabrica pneus para veículos de passeio, SUV's, pick-ups, caminhões e ônibus.


A fábrica da Dunlop no Brasil é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus sem emenda com a tecnologia TAIYO (Sun) System, garantindo maior precisão e segurança.


A Dunlop é utilizada oficialmente por renomadas montadoras de veículos. Entre elas: Alfa Romeo, Aston Martin, Audi, BMW, Jaguar, Mercedes-Benz, Lexus, Porsche, Toyota e Volkswagem.


Para quais carros servem os pneus Dunlop?

A Dunlop fabrica vários modelos e medidas de pneus A marca atende veículos de passeio, SUVs, pick-ups. Para escolher o produto correto para seu veículo, confira a medida do pneu. Caso tenha dúvidas de como verificar essa medida, leia este post.


Os pneus Dunlop são seguros?

Sim. Os pneus Dunlop são certificados pelo Inmetro, órgão responsável pela verificação e fiscalização às normas técnicas e legais de pesos e medidas. As principais características de todo pneu aparecem na etiqueta do Inmetro anexado a ele.

Entretanto, é importante lembrar que a segurança dos pneus e do carro também são de responsabilidade do motorista. Por isso, manutenção e direção segura, seguindo as orientações do fabricante, são imprescindíveis para a segurança.


Qual a diferença de um pneu Dunlop em comparação a outras marcas?

Pneus com a mesma medida, mas de marcas diferentes, podem variar em relação a alguns aspectos, como o índice de carga e de velocidade. Eles indicam o peso em quilos e a velocidade que aquele pneu suporta com segurança.


Há diferenças também quanto à aderência, à resistência ao rolamento e ao Treadwear, índice que indica a durabilidade do pneu.


Mas atenção! O Treadwear altera-se de acordo com a marca e o modelo do pneu. Por isso, a comparação de índices de Treadwear de concorrentes não funciona.


Para saber qual pneu escolher, você deve entender primeiramente quais são suas necessidade e qual uso fará do veículo. Por exemplo: se o automóvel será usado para passeio ou trabalho, se você carregará muito peso, por quais tipos de via irá andar. Para te ajudar a escolher o melhor pneu, preparamos um post especial.


Depois de selecionar a medida do seu pneu no site da Achei Pneus, aparecerão todas as opções em estoque. Nesta tela, você pode ordenar os produtos por algumas características, como melhor preço, melhor uso de combustível e melhor desempenho em pista molhada.


Fatores que interferem na durabilidade do pneu

Vários fatores interferem na durabilidade de um pneu, como o modo como você dirige e o tipo de terreno por onde mais anda. Calibragem, balanceamento e rodízio de pneus no carro também são fundamentais para a durabilidade do produto.

Para saber quando seu pneu precisa ser trocado, confira o Tread Wear Indicator (TWI), o indicador que fica na banda de rodagem.


Onde comprar pneus Dunlop?

Na Achei Pneus você encontra vários modelos de pneus Dunlop. Somos o segundo maior e-commerce de venda de pneus e certificados pelo e-bit com selo ouro (ótimo). Confira a opinião de nossos clientes.

Os pneus Dunlop possuem garantia?

Todos os pneus comercializados pela Achei Pneus possuem garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação.

8.590 visualizações0 comentário
bottom of page