Imagine a situação: um dos pneus do seu carro está careca. Você buscou preços de pneus na internet e viu que na Achei Pneus existem várias opções da medida que precisa. No entanto, as marcas são diferentes daquela que você já está usando no veículo. O que você faz?
Neste caso, a recomendação é não comprar um único pneu de marca diferente. Agora, se você fosse trocar os dois pneus dianteiros ou dois traseiros, sem problemas.
Utilizar pneus diferentes entre si no eixo dianteiro ou no eixo traseiro pode acarretar problemas como a perda de estabilidade do veículo. E por que isso ocorre? Porque os pneus que estão em cada um dos eixos “conversam” entre si. Quando são de marcas ou modelos distintos, eles se comportam de forma diferente, de acordo com suas características. Isso significa que não irão responder da mesma forma aos comandos do veículo.
Mesmo pneus que sejam da mesma marca, mas de modelos diferentes, não devem ser usados num mesmo eixo do carro. Vamos pegar como exemplo os pneus Continental ContiPowerContact e PowerContact 2 ambos na medida 185/65R15.
Mesmo sendo da mesma medida e da mesma marca, são modelos diferentes. Isso significa que os desenhos da banda de rodagem não são iguais, que os índices de aderência são diferentes e que eles não se comportam da mesma forma.
Confira na imagem abaixo, retirada do site da Continental, a comparação do nível de contato ao solo entre esses dois modelos. Isso resulta em comportamento diferente no asfalto.
Outra comparação simples para você entender. Imagine que na pressa de sair de casa você calçou dois sapatos diferentes. Ainda que eles fossem parecidos, a ponto de você não perceber que não eram iguais, eles têm características distintas. Um deles tem a frente mais arredondada, o outro o solado mais grosso; um é mais folgado, já o outro mais apertado.
Você acha que o seu desempenho ao caminhar será igual ao de caminhar com os sapatos exatamente iguais? A resposta é não! O mesmo ocorre com os pneus.
Pneus de marcas diferentes no mesmo eixo podem apresentar problemas. Veja quais
A combinação de pneus diferentes no mesmo eixo do veículo provoca um comportamento imprevisível, o que não é nada seguro. Entre os prejuízos, destacamos três:
Comprometimento da estabilidade do veículo
Tendência direcional de um dos lados do carro em uma frenagem brusca
Menor controle do veículo em curvas
Isso pode ocorrer tanto dentro da cidade quanto na estrada, mas considere que em uma estrada os riscos aumentam significativamente.
O eixo traseiro é o mais responsável pela estabilidade do veículo em comparação com o dianteiro. Por isso, prefira usar os pneus com maior aderência na parte de trás do veículo. Isso ajudará o carro a ficar mais estável. Além disso, eles diminuem a tendência do veículo sair de traseira quando você entra em uma curva numa velocidade alta. No momento que você desacelera o veículo, há uma tendência da traseira virar para o outro lado e o carro se perder.
Usar pneus diferentes pode gerar multa?
Não há nenhuma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determine penalidade para uso de pneus de marcas diferentes no carro.
O que o Contran prevê na sua resolução 292 é penalidade para alterações na medida do conjunto rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo. Sobre isso, nós falamos neste post.
Mas não é pela falta de penalidade que você deve cometer esse erro de usar modelos de pneus diferentes no mesmo eixo do carro! Sua segurança e a dos outros em primeiro lugar.
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