top of page
Foto do escritorAchei Pneus

Polo x Onix x HB20: Comparamos a melhor versão de cada hatch

Os hatches são os carros preferidos dos brasileiros por serem versáteis, econômicos e práticos, além de contarem, em suas melhores versões, com design moderno e índices mais elevados do que as versões de entrada!


E qual é o melhor hatch do mercado? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Como eles se comparam em termos de desempenho, consumo, espaço e preço? Para responder a essas perguntas, fizemos uma comparação entre os três modelos mais vendidos do país em 2023*: Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, todos em suas melhores versões.


Vamos analisar cada um desses aspectos e ajudar você a escolher o seu próximo hatch compacto. Confira!


*Dados referentes ao período de janeiro a outubro de 2023, considerando todas as versões dos modelos Polo, Onix e HB20.

POLO X ONIX X HB20

O que você vai ver na nossa comparação entre os carros Polo, Onix e HB20:


Polo, HB20 e Onix: qual é o melhor hatch compacto do mercado?

Os carros Polo, HB20 e Onix são os hatches compactos mais vendidos do mercado por uma razão: eles oferecem qualidades que agradam aos consumidores brasileiros, como desempenho, consumo, espaço, equipamentos e preço (quando em suas versões de entrada). No entanto, cada um deles tem seus pontos fortes e fracos, e a escolha depende do perfil e das necessidades de cada comprador.


O Polo é o melhor em termos de desempenho do motor, mas é o mais caro entre os três. O HB20 é o melhor em termos de espaço para cargas e desempenho na cidade, mas é o menos potente em nível de velocidade máxima e com as menores medidas. O Onix é o melhor em termos de desempenho na estrada e custo-benefício, mas é o menos potente e o menos espaçoso no porta-malas. Portanto, não há uma resposta definitiva para a pergunta: qual é o melhor hatch compacto do mercado? A resposta depende de você e do que você valoriza em um carro.


Entenda os índices de cada carro abaixo!


Volkswagen Polo GTS 250 TSI

Preço R$ 149.990,00


O Volkswagen Polo GTS 250 TSI é uma versão esportiva do hatch compacto da marca alemã, que combina um design diferenciado, um motor potente e uma boa lista de equipamentos. Veja a seguir algumas características desse modelo:

  • Motor 1.4 turbo flex, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto garante um bom desempenho nas acelerações e retomadas, com números como 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 207 km/h.

  • Design exclusivo, que se destaca pelos faróis de LED com sistema de iluminação IQ. LIGHT, que adapta o facho de luz de acordo com a situação. Além disso, destaca-se pelo para-choque com entradas de ar maiores, pelas rodas de liga leve de 18 polegadas, pelo aerofólio traseiro, pelas lanternas de LED e pelo escapamento duplo, um charme esportivo.

  • Possui Interior com bancos de couro e o logo GTS, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, sensor de chuva e crepuscular, entre outros itens.

  • Ótima segurança, com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, sensor de estacionamento, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros itens.

  • Tem um acabamento mais seco, com plástico duro em algumas partes do painel e da porta. Pode provocar ruídos indesejados, mas nada exagerado.

Ver itens de série do Volkswagen Polo GTS 250 TSI

"HHC" (Hill Hold Control) - Assistente para partida em subidas

"Piloto automático" - controle automático de velocidade

Airbag lateral dianteiro

Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança

Alto-falantes (6)

Antena no teto

Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3)

Apoios de cabeça para bancos dianteiros

Ar-condicionado digital "Climatronic" com filtro de poeira e pólen

Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura

Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido

Bancos dianteiros esportivos com inscrição GTS

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)

Carregamento de celular por indução

Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador

Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

Controle eletrônico de estabilidade (ESC)

Controle de tração (ASR)

Câmera multifunções

Câmera traseira

Descanso de braço dianteiro com porta-objetos

Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro

Detector de fadiga

Direção elétrica

Espelho retrovisor interno eletrocrômico

Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down

Faixa iluminada entre os faróis

Farol principal com LED com distribuição variável de luz

Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether

Função ECO

Faróis com função "coming/leaving home" e luz de condução diurna em LED

Grade de proteção do radiador

Iluminação do porta-luvas

Iluminação no porta-malas

Lanternas em LED

Luzes de leitura dianteira e traseiras

Manopla de transmissão em couro

Maçanetas das portas e espelhos retrovisores em preto

Motor 1.4 TSI

Painel de instrumentos digital de 10.25"

Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro

Pedaleiras esportivas

Pneus 205/45 R18

Pára-choque esportivo

Regulagem automática e dinâmica dos faróis

Regulagem dinâmica do farol alto Dynamic Light Assist

Revestimento dos bancos parcialmente em couro sintético

Revisão de série - 3 primeiras revisões com mão de obra e de peças de troca obrigatória gratuita

Rodas de liga leve 18"

Saídas de ar traseiras e entrada USB

Seleção de modo de condução

Sensor de chuva e crepuscular

Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor

Sistema Start-Stop

Sistema de alarme com comando remoto (Keyless)

Sistema multimidia "VW Play" tela de 10,1" touchscreen e App-Connect

Sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão

Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete

Tomadas USB tipo C

Transmissão automática de 6 velocidades

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros

Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"

Pneu de Polo

Chevrolet Onix Premier AT Turbo

Preço a partir de R$ 115.170,00


O Chevrolet Onix Premier AT Turbo é um carro que oferece muita tecnologia, bom desempenho e segurança. Sempre entre as primeiras colocações de novos emplacamentos, já é um modelo querido pelo brasileiro. Veja algumas características do Onix:

  • Motor 1.0 turbo flex, que entrega 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto garante uma boa eficiência energética, com consumo médio de 12,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina.

  • Design moderno, que se destaca pelos faróis dianteiros tipo projetor, pela grade frontal com detalhes cromados, pelas rodas de liga leve de 16 polegadas, pelas lanternas em LED e pelo volante esportivo com revestimento premium.

  • Interior com bancos de couro, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, entrada USB dupla nos bancos traseiros, painel digital de 3,5 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens.

  • Segurança máxima, com seis airbags, controle de tração e estabilidade, controlador de limite de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento semiautomático, entre outros itens.

  • É teoricamente o mais confortável, com melhor acabamento interno entre os três. Possui também plástico duro na composição do painel e portas, mas, o acabamento é mais refinado e melhor concebido pela montadora.

Ver itens de série do Chevrolet Onix Premier AT Turbo

06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina)

Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular

Adesivo de coluna na cor preta

Alarme anti-furto

Alça dianteira no teto, lado do passageiro

Alças traseiras no teto

Alerta de ponto cego

Ar-condicionado digital automático

Aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros

Banco do motorista com regulagem de altura

Banco traseiro bipartido e rebatível

Bancos com revestimento premium nas cores Preto Jet Black e Cinza Mid Ash Gray

Bancos dianteiros esportivos com encosto de cabeça integrado

Brake light

Câmera de ré

Carregador sem fio*

Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM e Entrada USB

Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura

Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos

Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade

Computador de bordo

Conjunto de alto falantes - 6 unidades (2 tweeters, 2 dianteiros e 2 traseiros)

Console central com descansa-braço

Controlador de limite de velocidade

Controlador de velocidade de cruzeiro

Controle eletrônico de estabilidade e tração

Controles do rádio e telefone no volante

Desembaçador elétrico do vidro traseiro

Direção Elétrica Progressiva

Easy Start - Partida sem chave

Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura

Entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento)

Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo

Faróis dianteiros tipo projetor

Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas

Grade frontal com detalhe cromado

Indicador de nível de vida de óleo

Interruptor para inibir o air bag do lado do passageiro (com indicação visual)

Lanterna em LED

Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro

Luz de condução diurna em LED

Luz de cortesia dianteira e luzes individuais de leitura para motorista e passageiro

Luz de cortesia no porta-luv

Luz de cortesia no porta-malas

Luzes laterais indicadoras de direção

Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado

Painel de instrumentos 3,5" digital TFT

Parachoques pintados na cor do veículo

Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro

Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo

Regulagem de altura dos faróis

Roda de liga leve aro 16" com design exclusivo para a versão PREMIER

Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro

Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix e Top Tether")

Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA")

Sistema de imobilização do motor

Sistema de monitoramento de pressão dos pneus

Sistema OnStar

Sombreiras - motorista e passageiro com espelho e cobertura

Tampa de combustível com abertura remota

Tomada de força 12V no console central

Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual (modo de seleção de marcha eletrônico ERS)

Trava elétrica das portas com acionamento na chave

Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por "um toque", antiesmagamento e fechamento/abertura automática pela chave

Volante esportivo com revestimento premium

Pneu de Onix

Hyundai HB20 Platinum Plus

Preço a partir de R$ R$ 120.390,00


O Hyundai HB20 Platinum Plus é a versão mais completa do hatch compacto da marca sul-coreana, que traz um design moderno, um motor turbo e uma boa lista de equipamentos. Veja a seguir algumas características do modelo:

  • Motor 1.0 turbo flex, que entrega 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto garante uma boa eficiência energética, com consumo médio de 12,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina.

  • Design atualizado, que se destaca pelos faróis dianteiros tipo projetor, pela grade frontal em preto brilhante, pelas rodas de liga leve de 16 polegadas, pelas lanternas em LED e pelo volante esportivo com revestimento premium.

  • Interior com bancos de couro, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, entrada USB dupla nos bancos traseiros, painel digital de 3,5 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens.

  • Segurança máxima, com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento semiautomático, entre outros itens.

  • Possui um interior com o acabamento mais fino, abertura e fechamento de portas mais suave. Se destaca pelo nível de entrega de tecnologia e conforto interno.

Ver itens de série do Hyundai HB20 Platinum Plus

6 airbags: frontal duplo, laterais de tórax e laterais de cortina

Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e da coluna B

Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)

Alarme perimétrico

Alarme volumétrico com sensor de inclinação

Alerta de Presença no Banco Traseiro (ROA)

Alerta de Saída Segura (SEW)

Antena tipo barbatana

Apoio de braço deslizante no console central

Apoios de braço laterais revestidos em couro

Ar-condicionado automático digital

Assistente de Centralização em Faixa (LFA)

Assistente de Permanência em Faixa (LKA)

Assistente de Ponto Cego (BCA)

Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA)

Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca

Banco traseiro bipartido 60:40

Bancos em couro e tecido preto

Bluelink®

Botão do freio de mão cromado

Câmera de ré

Carregador sem fio para smartphones

Central multimídia blueMedia®

Chave presencial Smart Key com telecomando

Console central revestido em couro

Controle de estabilidade (ESP) e de tração (TCS)

Detector de Fadiga (DAW)

Direção elétrica progressiva

Entrada USB (tipo A)

Entrada USB atrás do console para o banco traseiro (tipo C)

Entrada USB para carregamento rápido de celular (tipo C)

Faróis com projetor

Faróis de luz diurna (DRL) em LED

Faróis de neblina dianteiros com projetor

Farol Alto Adaptativo (HBA)

Fixação ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê

Freios ABS com EBD e Assistente de partida em rampa (HAC)

Grade frontal na cor preta brilhante

Iluminação no para-sol para motorista e passageiro

Iluminação no porta-luvas

Iluminação no porta-malas

Lanternas em LED

Maçanetas externas cromadas

Maçanetas internas cromadas

Manopla de câmbio revestida em couro

Monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)

Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster

Partida do motor por botão

Partida remota do motor pela chave

Piloto automático e limitador de velocidade

Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção

Retrovisores externos com rebatimento elétrico

Retrovisores externos na cor da carroceria

Rodas de liga leve diamantadas de 16", pneus 195/55 R16

Sensor de estacionamento traseiro

Sinalização de frenagem de emergência (ESS)

Sistema de Alerta e Frenagem Autônoma (FCA) para carros, pedestres e ciclistas

Sistema Stop & Go (ISG)

Smart Shift: alavancas no volante para trocas de marcha

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch

Volante com regulagem de altura e profundidade

Volante revestido em couro

Pneu de HB20

Comparamos desempenho, consumo, preço e outros itens do Onix, Polo e HB20


Desempenho

Os três carros contam com opções de motorização turbo flex, que entrega potência e torque elevados, garantindo um bom desempenho nas acelerações e retomadas. Nesse quesito, o Polo se destaca, pois tem o motor mais potente do trio, com 150 cv e 25,5 kgfm, sempre acompanhado de câmbio automático de seis marchas. O HB20 vem logo atrás, com 120 cv e 17,5 kgfm, também com transmissão automática. O Onix, apesar de ter o motor menos potente, com 116 cv, tem o mesmo torque do HB20, com 16,8 kgfm, e pode vir com câmbio manual ou automático.


Portanto, os três carros são bem equilibrados nesse aspecto, mas o Polo leva uma ligeira vantagem por ter o motor mais forte e o câmbio mais bem escalonado.


Conforto

O conforto é mais um aspecto importante na escolha de um carro, pois reflete o espaço e a comodidade dos ocupantes. Os três hatches têm dimensões semelhantes, mas com algumas diferenças.


O Polo tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O carro tem um porta-malas de 300 litros e um tanque de combustível de 49 litros. O carro tem um bom espaço interno, com bancos confortáveis e ergonômicos.


O Onix tem 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O carro tem um porta-malas de 303 litros e um tanque de combustível de 44 litros. O carro tem um espaço interno razoável, com bancos macios.


E, por último, o HB20, que possui 4,01 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. O carro tem um porta-malas de 300 litros e um tanque de combustível de 50 litros, o maior entre os três. O carro tem um espaço interno limitado, com bancos mais estreitos.


Tecnologia

A tecnologia é outro aspecto importante na escolha de um carro, pois reflete os recursos e as funcionalidades do veículo. Os três hatches têm itens de série interessantes, mas com algumas diferenças.


O Polo tem como principais itens de tecnologia: painel de instrumentos digital de 10,25”, Sistema multimídia "VW Play" tela de 10,1" touchscreen e App-Connect, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento e de chuva, faróis com acendimento automático e rodas de liga leve de 18”.


O Onix tem como principais itens de tecnologia: ar-condicionado digital, central multimídia de 8” com espelhamento de celular e conexão wi-fi, bluetooth para dois celulares simultaneamente, carregador de celular por indução, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e rodas de liga leve de 16”.


O HB20 tem como principais itens de tecnologia: ar-condicionado digital automático, carregador de celular por indução, detector de Fadiga (DAW), Freios ABS com EBD e Assistente de partida em rampa (HAC) e rodas de liga leve de 16”.


Consumo

O consumo de combustível é um fator importante na hora de escolher um carro, principalmente em tempos de gasolina e etanol caros. Nesse aspecto, os três carros também apresentam números parecidos, mas com algumas diferenças.


Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Onix é o mais econômico na estrada, com médias de 14.9 km/l com gasolina e 10.4 km/l com etanol. O HB20 é o mais econômico na cidade, com médias de 12,7 km/l com gasolina e 9,0 km/l com etanol, o Polo fica no meio termo, com médias de 11.6 km/l com gasolina e 8.1 km/l com etanol na cidade, e de 13.8 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol na estrada.


Portanto, o Onix é o mais indicado para quem roda mais na estrada, o HB20 é o mais indicado para quem roda mais na cidade, enquanto o Polo é uma boa opção para quem busca um equilíbrio entre os dois cenários. Vale lembrar que o consumo pode variar de acordo com o estilo de condução, o trânsito, a manutenção e a qualidade do combustível. Todos esses dados podem ser alterados conforme os itens citados anteriormente.


Preço

O preço é um dos fatores mais decisivos na hora de comprar um carro, pois envolve o orçamento, o custo-benefício e a relação entre o valor pago e o produto recebido. Nesse aspecto, os três carros têm uma grande variação de preços, dependendo da versão, do motor e dos equipamentos escolhidos. O Onix é o mais barato, com preços na faixa de R$115.170,00. O Polo é o mais caro, com preço de R$149.990,00. O HB20 fica no meio, com preço a partir de R$120.390,00.


Os hatches mais vendidos do país têm seus prós e contras, e a escolha depende do gosto e da necessidade de cada motorista. O Polo é o mais potente, o Onix é o mais espaçoso e o HB20 se destaca por bons itens de série e tecnologia.


Polo, Onix e HB20: os carros mais emplacados de 2023

Não é atoa que o Polo, Onix e o HB20 ocuparam as primeiras colocações dos emplacamentos de cada mês no ano de 2023 (considerando o período de janeiro a outubro). Para entender melhor, vamos trazer os números apresentados pela Fenabrave mês a mês sempre considerando os dez carros mais emplacados* no mês.


* Ao falar sobre um modelo, consideramos uma somatória de todas as versões do mesmo.

tabela veículos vendidos em 2023

Ao menos um dos hatchs compactos mais vendidos do Brasil aparece entre as primeiras posições de novos emplacamentos, o que nos diz muito sobre a preferência dos brasileiros na hora de comprar o primeiro carro ou ainda, trocar o antigo!


Já tem ideia de qual dos três modelos é o mais emplacado?


Entre as primeiras dez posições dos mais emplacados mês a mês, aparecem 17 modelos de oito montadoras diferentes. Reunindo todos os números, temos o resultado dos mais emplacados, com o Volkswagen Polo em primeiro lugar - um total de 83.051 unidades. Para ver quais modelos ocupam as primeiras cinco posições, veja o gráfico abaixo.

Gráfico hatches mais vendidos em 2023

Conseguiu compreender um pouco mais sobre os modelos queridinhos do brasileiro? Qual é o seu preferido?


Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os amigos e deixe seu comentário abaixo. 💬


📲 Siga a Achei Pneus (Facebook e Instagram).

3.722 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page