Os carros elétricos são veículos com um funcionamento muito distinto dos carros convencionais, que trabalham com um motor a combustão e necessitam da queima de combustível para manter o sistema funcionando. Já os carros elétricos, rodam com um sistema de alimentação de energia através de baterias, tornando dispensável o uso de combustíveis, como a gasolina ou etanol.
Existe uma série de outras diferenças e uma grande variedade de desvantagens e vantagens entre esses dois tipos de veículo, por isso separamos alguns desses pontos no nosso artigo. Confira abaixo!
Carro elétrico: o que são e como funcionam?
Esse tipo de veículo se encontra cada vez mais presente no mercado nacional, por isso é importante entender um pouco mais sobre as características únicas do carro elétrico. O funcionamento dele é muito especial, com uma série de diferenças com relação aos carros que usam motores de combustão interna. Isso, evidentemente, também traz vantagens e desvantagens entre esses dois tipos de modelo, mas antes de elencar esses pontos individualmente, vale a pena falar um pouco mais sobre os carros elétricos de maneira geral.
Ao invés de usar um motor a combustão interna, que necessita de gasolina e da queima desse combustível para que o carro funcione, o carro elétrico conta com uma série de células de energia elétrica, que são recarregáveis. Um inversor é responsável por converter a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor de indução, permitindo que o carro possa se locomover usando apenas eletricidade das baterias, ou células de energia.
Conforme essa tecnologia se torna mais acessível, o número de pessoas aderindo aos carros elétricos também tende a aumentar, uma vez que apresenta características únicas e que não podem ser encontradas nos veículos convencionais. Entenda as vantagens e desvantagens do carro elétrico logo abaixo.
Quais são as vantagens e as desvantagens dos carros elétricos?
Por se tratar de uma tecnologia completamente diferente dos motores convencionais, os carros elétricos tem funcionalidades únicas, que trazem pontos positivos e negativos também. Vamos comentar um pouco sobre esses prós e contras.
Vantagens do carro elétrico:
Economia: Por conta de não ter a necessidade de combustíveis fósseis para rodar, o carro elétrico apresenta uma grande economia na hora de abastecer, uma vez que a energia elétrica é muito mais barata e abundante. Também oferece menores custos de manutenção, uma vez que o veículo movido a energia elétrica apresenta menor desgaste para as peças internas do veículo em comparação aos motores de combustão interna.
Silencioso: Outra vantagem referente aos mecanismos internos do veículo elétrico é a baixa quantidade de ruído que emite quando está em funcionamento. Os componentes do carro elétrico são muito mais silenciosos, entregando uma viagem confortável e tranquila. Essa é uma preocupação tão grande com esses modelos que até mesmo os pneus usados em carros elétricos apresentam baixa emissão de ruídos para não prejudicar essa experiência.
Descontos: Como uma forma de incentivo a essa tecnologia e o impacto positivo da mesma na emissão de gases poluentes no meio ambiente, alguns estados oferecem benefícios para os carros elétricos. Em estados como São Paulo, pode ser a liberação do veículo para o rodízio de veículos na cidade, enquanto outros estados podem chegar até a oferecer a isenção do IPVA para os modelos elétricos.
Desvantagens do carro elétrico:
Autonomia: A quilometragem dos carros elétricos ainda não é tão eficiente quanto a dos modelos à combustão. Isso acontece porque a queima de gasolina, diesel e outros combustíveis são capazes de produzir muito mais energia, permitindo que os veículos convencionais apresentem uma maior autonomia.
Veículos convencionais conseguem rodar até 500 quilômetros com o tanque cheio, embora muitos fatores influenciam nessa conta (eficiência do veículo, qualidade do combustível, trânsito, etc). Um carro elétrico apresenta uma autonomia média de 100 quilômetros em carga máxima, sendo consideravelmente menor.
Pontos de recarga: Além da autonomia reduzida, outra grande desvantagem dos modelos elétricos é a falta de infraestrutura para pontos de recarga de bateria. Por se tratar de uma nova tecnologia e de uma tendência recente, não é tão fácil encontrar locais onde é possível recarregar a energia do veículo. Isso é um incômodo real na hora de realizar viagens mais longas, uma vez que os pontos de reabastecimento podem estar muito distantes durante o trajeto.
Por mais que existam ferramentas como carregadores de emergência e outras tecnologias, a ausência de um ponto dedicado pode ser uma frustração recorrente para quem pretende ter um carro elétrico.
Investimento: O carro elétrico também é um produto de maior valor agregado, por se tratar de uma tecnologia mais sofisticada e especializada que os motores à combustão. Por conta disso, o valor de aquisição de um carro elétrico também é muito maior do que um veículo convencional.
Outro fator que aumenta o preço e investimento necessário para aderir aos modelos elétricos é o fato de que a maioria dos modelos contam com peças importadas, com modelos que não são completamente fabricados em solo nacional, tornando os carros ainda mais caros quando em comparação com os modelos produzidos nacionalmente.
Carros elétricos versus carros a combustão: prós e contras
Ao comparar os prós e contras entre carros elétricos e carros a combustão, é perceptível que ambos possuem vantagens e desvantagens, dependendo das necessidades e prioridades do consumidor.
Carros elétricos oferecem benefícios claros em termos de eficiência mecânica, menor custo de manutenção, isenção de impostos e economia no dia-a-dia, sendo uma escolha atrativa para quem busca conforto e economia a longo prazo. No entanto, ainda enfrentam desafios como maior custo inicial, infraestrutura limitada de recarga e autonomia reduzida em relação aos veículos a combustão.
Os carros convencionais, embora mais acessíveis e com infraestrutura consolidada, tendem a ser menos eficientes e mais poluentes, além de acarretarem maiores custos com combustível e manutenção. A escolha entre um modelo elétrico ou a combustão depende do estilo de vida do motorista, suas necessidades de mobilidade e o quanto está disposto em investir no seu veículo.
É muito importante pesquisar não só sobre os carros na hora de fazer essa escolha, mas se o estilo de vida do motorista é compatível com esse perfil de veículo, desde os pontos de recarga mais próximos até a frequência de viagens mais longas para fora da cidade. Todos esses aspectos precisam ser considerados antes de se adquirir um carro elétrico.
Gostou do conteúdo?
Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que auxiliamos você. Ou, se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (47) 9999-5584 e converse com um de nossos especialistas!
Kommentare