top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Cuidados essenciais para evitar o superaquecimento do motor

Quando o motor superaquece, o veículo está sujeito a uma série de problemas e danos aos demais componentes. Por conta disso, pode assustar os motoristas que têm medo de uma despesa muito grande para consertar o motor. Para evitar uma situação desagradável como essa e para entender as principais causas do superaquecimento, preparamos um artigo que vai ajudar a se prevenir e como remediar esse tipo de situação.


homem verificando motor de carro

O que você vai ler sobre superaquecimento do motor:


Como evitar o superaquecimento do motor: dicas e precauções indispensáveis

Evitar o superaquecimento é uma medida muito importante para garantir a segurança na hora de dirigir, mas também a durabilidade e bom estado das peças e componentes internos do motor. Isso é importante para evitar surpresas desagradáveis no futuro, mas também para tornar os custos de manutenção do carro mais acessíveis e econômicos, uma vez que serviços envolvendo o motor podem ser mais sofisticados e complexos, acarretando em uma despesa maior na hora de repor peças danificadas.


Para evitar que isso aconteça com o motor, são necessárias algumas precauções e cuidados, bem como atenção para alguns detalhes. Confira alguns pontos importantes para observar na hora de realizar manutenção do motor:


Líquido de arrefecimento: Esse é o componente que vai ajudar a manter a temperatura do motor estável e refrigerada. Por conta disso, é muito importante que ele esteja sempre em boa condição, mas que também seja reposto sempre que estiver abaixo do recomendado. 


Manutenção preventiva regular: É necessário manter alguma periodicidade na hora de realizar a manutenção preventiva do veículo. O acúmulo de sujeira e outros pequenos problemas que vêm com o tempo podem acarretar em danos muito maiores quando não detectados e remediados em tempo. 


Bomba de água: Outra peça fundamental para a refrigeração do veículo. A bomba da água, além de necessitar de uma reposição caso esteja abaixo dos níveis recomendados, também precisa de atenção especial sobre a sujeira nela. É essencial que a bomba d’água esteja sempre limpa, para não contaminar outros componentes e causar acúmulo de sujeira em partes importantes do motor.


Existem outros sinais mais aparentes e perceptíveis na hora de identificar o superaquecimento do motor, mas essas são formas preventivas de impedir que haja um superaquecimento danoso ou perigoso, por isso precisam de atenção constante.  


Superaquecimento do motor: o que pode causar e como identificar

Muitos fatores podem levar o motor do carro a superaquecer, nem todos eles são perceptíveis rapidamente, inclusive. Por causa disso, damos tanto enfoque para as medidas preventivas, que ajudam a evitar de chegar em uma situação tão crítica e extrema. Ainda assim, é importante reconhecer as principais causas desse fenômeno no motor, de forma a entender exatamente que peças olhar e o que precisa estar em ordem para que não aconteça o superaquecimento do motor com facilidade.


Baixo nível do líquido de arrefecimento: Como já explicitado anteriormente, esse líquido é uma peça muito importante para refrigeração adequada do motor. Por conta disso, é importante que ele se encontre sempre em boa quantidade, de forma que não falte no momento em que for extremamente necessário.


Problemas na correia dentada ou ventoinha: Um mau funcionamento da correia dentada ou da ventoinha é o suficiente para causar atrito desnecessário no funcionamento do motor ou uma má refrigeração dos seus componentes internos. Isso leva ao superaquecimento precoce do motor, aumentando o desgaste das peças consideravelmente. 


Baixo nível de óleo no motor: Caso os níveis de óleo no motor estejam abaixo do recomendado, ele não funciona da maneira correta ou devida. Por conta disso, os mecanismos não conseguem operar em sua maior capacidade, causando problemas de refrigeração, atrito e desgaste interno do motor, que leva ao superaquecimento. 


óleo de motor

Vazamentos na mangueira e no radiador: A mangueira interna e o radiador são peças muito importantes para realizar a refrigeração adequada do motor. Caso eles não operem de maneira correta, por causa de vazamentos, a água pode se misturar com peças e sistemas onde ela pode causar uma série de problemas, enquanto os mecanismos que precisam da água para refrigeração permanecem aquecendo cada vez mais até que o motor superaqueça, junto de uma série de outros problemas. 


Esses são alguns dos problemas que podem levar ao superaquecimento do motor, junto de uma série de outras falhas que podem trazer danos e avarias custosos para o motor. Por conta disso, é importante sempre se certificar de que essas peças estão em bom estado através de uma manutenção preventiva e constante, como já mencionado anteriormente.


Dicas para evitar o superaquecimento do motor

Para evitar os riscos e os custos associados ao superaquecimento do motor, é preciso tomar alguns cuidados simples e eficazes. As medidas preventivas, como já comentamos anteriormente, são extremamente importantes na hora de evitar chegar nesse tipo de situação.


água para motor de carro

Algumas medidas que podem ser implementadas para tornar o superaquecimento um problema menos recorrente são:


  • Inspecionar o nível do líquido de arrefecimento constantemente

  • Coloque aditivos além de somente água no reservatório do líquido de arrefecimento

  • Na hora de formar o líquido de arrefecimento, use água desmineralizada

  • Observe o termostato do veículo e seu comportamento. Caso ele esteja com alta temperatura e a ventoinha não esteja funcionando, procure manutenção.

  • Limpeza do sistema de refrigeração e arrefecimento do veículo, uma vez que pode haver grande acúmulo de sujeira e detritos neles.


Um sistema de refrigeração bem cuidado e adequado é uma ferramenta muito importante para evitar problemas de motor esquentando, embora existam outras preocupações que merecem atenção na hora da manutenção cotidiana. Os canais de arrefecimento do veículo serão responsáveis por manter o motor em bom funcionamento quando estiver quente demais ou em situações de emergência.


Apesar da importância desse mecanismo dentro do funcionamento do automóvel, também é necessário entender as principais causas que levam ao superaquecimento do motor, uma vez que existem diversas peças e componentes que são importantes na hora de impedir que o motor opere em temperaturas altas demais. 


O que fazer em caso de superaquecimento do motor?

Caso todos os sistemas de arrefecimento e refrigeração integrados no veículo deixem de funcionar e aconteça que o motor superaqueça, existem cuidados especiais que precisam ser tomados para quando essa situação acontecer. 


Primeiramente, é importante manter o carro desligado e esperar cerca de 40 minutos para que o motor esfrie. Manuseá-lo enquanto ainda estiver quente ou abrir o radiador a temperaturas muito altas pode ser fatal! Isso acontece pois essas partes são onde há grande concentração de calor, então precisam de maior cautela. 


Depois de dar tempo para o motor esfriar, verifique o nível de água presente no sistema e no radiador, completando-o se estiver vazio ou com pouca água. Lembre-se que essa é uma medida emergencial, então não se esqueça de parar na oficina o mais rápido possível para que líquido de arrefecimento adequado seja administrado ao veículo.


Se, na hora de colocar água no radiador, detectar que há vazamento do líquido, não insista e nem tente andar com o carro, pois a água pode entrar em contato com as peças erradas e causar danos ainda maiores ao carro. Nessa situação, a melhor solução é o acionamento do seguro ou solicitação de uma ajuda profissional de um mecânico de confiança. 


Através desses passos simples, estará preparado para agir de maneira adequada caso se encontre em uma situação emergencial com o motor superaquecido. Mesmo sem conhecimento avançado sobre mecânica, é possível realizar reparos emergenciais, permitindo chegar até a oficina, ou impedir que mais danos aconteçam ao motor. Além disso, mantenha sempre as medidas preventivas em mente, para que o funcionamento do sistema de refrigeração e do motor estejam sempre em alta performance. 



Gostou do conteúdo?


Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que auxiliamos você. Ou, se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (47) 9999-5584 e converse com um de nossos especialistas!


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page