Ao comprar um carro zero-quilômetro, a ansiedade em colocar o veículo na estrada é grande, mas, antes disso, é fundamental que alguns aspectos sejam verificados.
Por isso, as concessionárias contam com uma lista de revisões para fazer no automóvel e ter certeza que está tudo de acordo para entregar ao novo dono com segurança.
Porém, mesmo que tudo seja seguido à risca, é fundamental conferir outros pontos importantes. Neste texto, iremos destacar o alinhamento das rodas, pois nem sempre esse serviço está previsto no checklist da inspeção.
Você pode pensar que isso é “apenas um detalhe”. Afinal, o carro é novo, 0km, e todos os outros aspectos podem estar em perfeito estado. Mas, continue conosco, vamos explicar a seguir por que é tão importante conferir o alinhamento de um carro novo!
Veja o que você vai encontrar no artigo:
Alinhamento: o que é e para que serve?
O alinhamento é realizado por meio da medição e ajuste dos ângulos das rodas em relação ao solo e à linha central do carro. Esse processo tem o objetivo de assegurar que os pneus estejam alinhados uns com os outros e perpendiculares - ou seja, com um ângulo de 90º - à superfície da estrada.
Além disso, ele trabalha para adequar as forças envolvidas no funcionamento do automóvel. É o que explica o gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, Rafael Astolfi.
“Corrigir o alinhamento significa equilibrar todas as forças que atuam no veículo, tais como gravidade e força centrífuga, entre outras. O desequilíbrio gera um desgaste adicional no pneu, encurtando a sua vida útil, além de comprometer a segurança”, destaca.
Por fim, o serviço de alinhamento das rodas contribui para uma condução mais estável, proporcionando uma experiência de direção mais segura tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Por que é importante fazer o alinhamento em um carro novo?
Após a compra do carro novo, a concessionária realiza uma revisão, mas nem sempre o serviço de alinhamento está incluso. É fundamental confirmar essa informação. Afinal, depois disso, a conferência provavelmente será feita apenas com 10.000km rodados, quando muitos fabricantes recomendam a primeira revisão.
A descoberta tardia do desalinhamento pode resultar em um desgaste irregular e permanente nos pneus, gerando instabilidade na direção e mais custos para o bolso.
Como saber se o carro precisa de alinhamento?
Além de conferir ao comprar um carro novo, o alinhamento, assim como outros serviços de manutenção do automóvel, devem ser realizados, em média, a cada 10.000 km rodados. É importante seguir a recomendação do fabricante.
Geralmente, o desalinhamento é causado pelas condições das pistas ou a troca de componentes do carro. Então, se for trocar os pneus, sendo o veículo novo ou não, é necessário fazer o serviço.
Contudo, alguns sinais podem indicar a necessidade do alinhamento antes dessa marca, como a sensação de que o volante está puxando para um lado enquanto conduz em linha reta ou um comportamento instável do carro, que seja difícil de controlar, principalmente em curvas.
Outro indício de desalinhamento é o desgaste irregular dos pneus, com o consumo rápido das bordas ou um lado mais gasto que outro. Algumas linhas de pneus da Continental e da General Tire contam com o Indicador Visual de Alinhamento (VAI), que ajuda a identificar esse tipo de problema, para que um profissional possa resolver antes de resultar em problemas maiores.
Neste conteúdo, conferimos a importância de verificar o alinhamento das rodas ao comprar um veículo novo. Cuidados simples podem garantir a durabilidade dos pneus e uma condução segura e confortável, além de preservar o investimento no carro zero-quilômetro.
Referências
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