top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Alinhamento em carro novo: por que é importante conferir?

Atualizado: 17 de out. de 2023


Alinhamento em carro novo: por que é importante conferir?

Ao comprar um carro zero-quilômetro, a ansiedade em colocar o veículo na estrada é grande, mas, antes disso, é fundamental que alguns aspectos sejam verificados.


Por isso, as concessionárias contam com uma lista de revisões para fazer no automóvel e ter certeza que está tudo de acordo para entregar ao novo dono com segurança.


Porém, mesmo que tudo seja seguido à risca, é fundamental conferir outros pontos importantes. Neste texto, iremos destacar o alinhamento das rodas, pois nem sempre esse serviço está previsto no checklist da inspeção.


Você pode pensar que isso é “apenas um detalhe”. Afinal, o carro é novo, 0km, e todos os outros aspectos podem estar em perfeito estado. Mas, continue conosco, vamos explicar a seguir por que é tão importante conferir o alinhamento de um carro novo!


Veja o que você vai encontrar no artigo:


Alinhamento: o que é e para que serve?

O alinhamento é realizado por meio da medição e ajuste dos ângulos das rodas em relação ao solo e à linha central do carro. Esse processo tem o objetivo de assegurar que os pneus estejam alinhados uns com os outros e perpendiculares - ou seja, com um ângulo de 90º - à superfície da estrada.


Além disso, ele trabalha para adequar as forças envolvidas no funcionamento do automóvel. É o que explica o gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, Rafael Astolfi.


“Corrigir o alinhamento significa equilibrar todas as forças que atuam no veículo, tais como gravidade e força centrífuga, entre outras. O desequilíbrio gera um desgaste adicional no pneu, encurtando a sua vida útil, além de comprometer a segurança”, destaca.


Por fim, o serviço de alinhamento das rodas contribui para uma condução mais estável, proporcionando uma experiência de direção mais segura tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Por que é importante fazer o alinhamento em um carro novo?

Por que é importante fazer o alinhamento em um carro novo?

Após a compra do carro novo, a concessionária realiza uma revisão, mas nem sempre o serviço de alinhamento está incluso. É fundamental confirmar essa informação. Afinal, depois disso, a conferência provavelmente será feita apenas com 10.000km rodados, quando muitos fabricantes recomendam a primeira revisão.


A descoberta tardia do desalinhamento pode resultar em um desgaste irregular e permanente nos pneus, gerando instabilidade na direção e mais custos para o bolso.



Como saber se o carro precisa de alinhamento?

Além de conferir ao comprar um carro novo, o alinhamento, assim como outros serviços de manutenção do automóvel, devem ser realizados, em média, a cada 10.000 km rodados. É importante seguir a recomendação do fabricante.


Geralmente, o desalinhamento é causado pelas condições das pistas ou a troca de componentes do carro. Então, se for trocar os pneus, sendo o veículo novo ou não, é necessário fazer o serviço.


Contudo, alguns sinais podem indicar a necessidade do alinhamento antes dessa marca, como a sensação de que o volante está puxando para um lado enquanto conduz em linha reta ou um comportamento instável do carro, que seja difícil de controlar, principalmente em curvas.


Outro indício de desalinhamento é o desgaste irregular dos pneus, com o consumo rápido das bordas ou um lado mais gasto que outro. Algumas linhas de pneus da Continental e da General Tire contam com o Indicador Visual de Alinhamento (VAI), que ajuda a identificar esse tipo de problema, para que um profissional possa resolver antes de resultar em problemas maiores.

Pneu Altimax One S, da General Tire, com o Indicador Visual de Alinhamento - VAI
Pneu Altimax One S, da General Tire, com o Indicador Visual de Alinhamento - VAI

Neste conteúdo, conferimos a importância de verificar o alinhamento das rodas ao comprar um veículo novo. Cuidados simples podem garantir a durabilidade dos pneus e uma condução segura e confortável, além de preservar o investimento no carro zero-quilômetro.


Quer conferir mais dicas? Siga e acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page