Conheça a tecnologia que diz quando seu pneu apresenta alguma falha

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, se une à Microsoft e lança sistema de monitoramento inteligente de pneus para maior segurança do usuário.



Em parceria com a Microsoft, a Bridgestone desenvolveu um exclusivo Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus, usando a Microsoft Connected Vehicle Platform (MCVP). O sistema visa aumentar a segurança rodoviária e reduzir os acidentes causados ​​por falhas técnicas.


O sistema detecta eventos que afetam a superfície e a carcaça do pneu e que podem ser causados, por exemplo, por buracos na via ou por meio-fio. Isso é possível pelo uso conjunto da estrutura de nuvem da MCVP e os dados existente do sensor do hardware já instalado no pneu.


São danos que podem ocorrer a qualquer momento e geralmente só podem ser detectados em uma inspeção manual cuidadosa. Pneus danificados podem gerar acidentes. Eles também podem afetar negativamente outros componentes do veículo, como, por exemplo, causar danos às rodas e, assim, criar uma fonte adicional de perigo potencial para os motoristas.


Com essa tecnologia, o motorista pode ser imediatamente notificado do perigo e agir para remediar a situação. Atualmente, não há outro sistema de monitoramento equivalente disponível no mercado e alternativas exigiriam a instalação de hardware extra.


“O digital é uma parte tão grande do que fazemos hoje na Bridgestone, é essencial que trabalhemos com parceiros líderes do mercado que suportem as nossas necessidades hoje e no futuro. Ao nos associarmos à Microsoft, temos a oportunidade de levar nosso Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus a milhões de motoristas, oferecendo-lhes mais segurança e tranquilidade”, afirma Laurent Dartoux, CEO e Presidente da Bridgestone EMEA.


A colaboração com a Microsoft faz parte da jornada da Bridgestone para se tornar líder global em soluções de mobilidade sustentáveis ​​e avançadas. Atualmente, o novo Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus da Bridgestone está disponível para frotas e veículos equipados de fábrica com o MCVP. A parceria com a Microsoft também permite que a Bridgestone desenvolva sua solução para atender aos requisitos de frotas e montadoras parceiras em todo o mundo.


Outras possibilidades para o uso da tecnologia


Este sistema de monitoramento de danos nos pneus tem outras aplicações. Ele não apenas entende quando o dano ocorreu, mas também onde. Dessa forma, permite uma visão mais ampla das condições e infraestrutura das estradas. Esses dados podem ser usados para alertar os órgãos responsáveis ​​pela gestão das vias sobre a presença e localização de buracos e outros perigos.


Futuros veículos autônomos também poderão se beneficiar, à medida que o sistema passa informações sobre riscos locais nas proximidades, bem como armazena dados na nuvem.


Uma parceria digital pelo futuro da mobilidade


A Microsoft Connected Vehicle Platform (MCVP) fornece uma consistente plataforma em cenários digitais, conectada à nuvem. Com ela, várias soluções voltadas ao cliente podem ser construídas. Isso inclui navegação avançada, direção autônoma, serviços de telemática e previsão, entre outros. Ela inclui a disponibilidade e escala globais que acompanham o Microsoft Azure.


A plataforma fornecerá à Bridgestone uma infraestrutura digital que vai acelerar o fornecimento de soluções de mobilidade conectadas, permitindo acesso a uma infinidade de recursos de nuvem, IA e IoT do Microsoft Azure. Por sua vez, trabalhar com a Bridgestone ajuda a Microsoft a expandir seu ecossistema de parceiros e permite que os clientes da MCVP integrem as soluções desses parceiros em suas próprias ofertas.


Texto: Assessoria Bridgestone Edição: Achei Pneus