top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Como comparar pneus na hora de comprá-los? O que conferir e dicas!

Atualizado: 2 de mai.

A escolha dos pneus é uma parte muito importante na hora de equipar o carro. Isso porque essa é uma peça que está diretamente relacionada com o desempenho e a performance do veículo, bem como a segurança e controle do motorista. Nenhum carro pode rodar sem o pneu, e é exatamente por isso que a troca e a compra de novos pneus é um momento que traz tantas dúvidas ao consumidor. 


Como comparar os pneus na hora da compra?

Entenda quais são as principais características a serem observadas sobre como comparar pneus na hora da compra, quais as principais diferenças entre eles e como elas se aplicam no cotidiano. Garanta uma viagem segura, eficiente e econômica através de uma boa escolha de pneus. 


Nesse artigo você vai ler:


Quais são os tipos de pneus disponíveis e como comparar os pneus mais adequados?

Existe uma grande variedade de modelos e marcas de pneu hoje em dia, por isso pode ser um tanto quanto desafiador entender todas as características de cada fabricante, bem como de seus produtos. Por isso, oferecemos um guia rápido para os tipos de pneus e suas particularidades.


Pneu HT: O pneu HT (sigla para Highway Terrain), também conhecido como “pneu liso” é um equipamento que tem uso predominante em estradas, rodovias e outras vias devidamente pavimentadas. No asfalto, apresenta bom desempenho e aderência, assegurando uma direção segura e eficiente.


Pneu MT: São extremamente resistentes e usados especialmente para trilhas onde há muitos obstáculos e buracos no percurso. Geralmente contam com blocos mais robustos na banda de rodagem e um aspecto maior, por isso também são chamados de “pneu borrachudo”. Desempenham muito bem em estradas de chão, apresentando boa tração. 


Pneu AT: Esse tipo de desenho é para pneus com bom desempenho tanto em pistas asfaltadas e estradas pavimentadas quanto trilhas e outras superfícies de terra, ou irregulares. A sigla significa All Terrain e por isso também são chamados de “pneus mistos”. Embora não tenha o mesmo desempenho que os modelos especializados, é extremamente versátil e competente em todo tipo de superfície, garantindo segurança em uma grande variedade de situações.


Pneus de carga: Os pneus de carga são um caso um pouco diferente. Eles podem ser lisos, borrachudos ou mistos, mas eles possuem uma característica especial que os difere dos demais: sua capacidade de carga. Esses pneus são desenvolvidos com lonas adicionais na sua composição e com reforço adicional, tudo com o objetivo de suportar mais peso sem interferir na estabilidade do veículo ou na segurança do motorista. 


👉 Confira outras matérias do nosso blog que podem te ajudar:


Como encontrar o tamanho correto do pneu para o seu veículo?

É muito importante garantir que o pneu esteja na medida apropriada para o veículo, uma vez que uma dimensão muito maior ou menor pode não caber na roda ou requisitar modificações invasivas na carcaça do veículo. Por conta disso, é uma melhor opção aderir às medidas originais do fabricante ou as mais próximas da mesma possível.


A medida dos pneus originais do veículo podem ser consultadas em alguns lugares, confira abaixo alguns deles:


  • Manual do veículo: O manual do veículo é um dos lugares que contém essa informação, fornecendo as medidas de fábrica do pneu e, em alguns casos, até mesmo o modelo de pneu oficial da montadora para o modelo. Pode consultar tanto o manual físico quanto a versão digital dele, dependendo da distribuição da montadora. 

  • Pneu antigo: Caso esteja realizando a troca de pneus, a peça que está sendo trocada pode oferecer uma melhor noção acerca das dimensões do mesmo. Todo pneu possui marcação lateral com modelo, marca e medida, ótimas informações a serem consideradas na hora da troca.

  • Parte interna do carro: Isso pode variar entre modelos de carro, mas existem alguns lugares onde comumente essa informação pode ser encontrada. Alguns carros oferecem esses dados no batente da porta do motorista, outros no porta-luvas ou até mesmo na parte interna da tampa do tanque de combustível. 


Depois de encontrar a medida, poderá procurar modelos de pneus que atendam às suas necessidades com mais facilidade, sem arriscar ter dores de cabeça na hora da instalação. Caso tenha dúvida sobre como realizar a leitura dessa medida, nosso blog conta com um artigo específico para auxiliar nessa situação:



Passo a passo de como fazer a comparação dos pneus

Com o tipo de pneu e a medida correta que você precisa para o seu carro em mãos, é hora de escolher o melhor pneu conforme seu gosto pessoal e, principalmente, seu bolso!


Vamos ao passo a passo do que comparar entre pneus da mesma medida (tenha sempre esse primeiro critério de seleção em mente)!


1. Pesquise as marcas de pneus

Se você é um motorista que tem um certo apreço pelas marcas de pneus, provavelmente você vai optar pela que sempre utiliza ou a que veio original de fábrica. Agora, se você é um motorista que não é apegado com esse critério, avalie tanto as marcas nacionais quanto as importadas, que estão se destacando no mercado automotivo!


2. Escolha um modelo de pneu

Após definir a marca de sua preferência, você deve pesquisar sobre as linhas fabricadas por ela para a medida que você precisa. Cada linha conta com tecnologias diferentes e isso impacta diretamente na performance e preço dos pneus! 


Um ponto muito importante é a quantidade de pneus a ser trocada por vez. O ideal seria trocar todos os quatro pneus juntos, mas, se no momento você não quiser optar pela troca total, para a sua segurança é necessária a troca de ao menos dois, sendo recomendado que sejam utilizados da mesma marca/modelo! 


Aqui, você pode comparar também a estética do pneu, que pode ser diferente de modelo para modelo, um pneu na medida 265/60R18 utilizado em caminhonetes e SUVs, possui uma banda de rodagem diferente para versões. Veja nas imagens abaixo como a mesma medida tem aspectos diferentes conforme o modelo.


Diferentes modelos para comparar na hora de escolher

2.1 Analise os extras em cada pneu/tecnologia 

Se o seu carro possui opções para novas tecnologias dos pneus como o uso de pneus run flats você pode considerar olhar esses modelos na hora da seleção do pneu. O mesmo serve para os pneus auto selantes (que não precisam de uma tecnologia extra no veículo e podem ser utilizados por qualquer carro).


3. Defina um valor de gasto

Embora não precise ser o definidor final da sua compra, o quanto você está disposto a pagar em um jogo de pneus novo impacta diretamente na escolha final do produto. Com o valor definido, avalie as condições de pagamento e compare os valores do parcelamento com relação ao pagamento com desconto à vista (que pode ser muito vantajoso no fim da compra).


Além disso, compare os preços em relação aos pneus avaliados e veja qual está dentro do seu valor pretendido de gasto.


4. Compare seu pneu nas lojas

Por fim, após escolher o pneu que mais se encaixa com as suas necessidades, é hora de compará-los nas lojas de pneus! Avalie a loja, se for online, avalie a veracidade do site e a reputação e recomendação de outros compradores. 


Aqui na Achei Pneus você encontra diversas marcas e modelos, com uma compra segura. Somos um site confiável que está em atuação há oito anos no mercado online. Acesse nosso site oficial e saiba mais detalhes: www.acheipneus.com.br.


Veja também nossa reputação e opiniões dos clientes que compraram conosco.


Opinião de diferentes compradores sobre os pneus

Como avaliar a performance dos pneus em diferentes critérios?

Caso você não tenha nenhum conhecimento sobre os pneus e é sua primeira vez trocando os pneus do seu carro, fique tranquilo! Vamos apresentar quais opções de indicadores você pode olhar e como interpretá-las!


ETIQUETA INMETRO

O primeiro critério que você pode analisar está na Etiqueta Inmetro do pneu, que traz informações sobre a economia de combustível, aderência em pistas molhadas (esse é ponto a ser analisado em especial) e o ruído do pneu. Mas atenção! Essa etiqueta serve para a grande maioria em pneus de passeio! 


Uma vez que os pneus mistos e off-road terão índices altos ou até mesmo isentos na etiqueta e, consequentemente, você poderá interpretá-los como índices ruins e não é bem assim! Na Etiqueta Inmetro, avalia-se de A a G os tópicos de resistência ao rolamento (ou economia de combustível) e aderência em piso molhado, sendo A o melhor e G o menos eficiente.


👉 Se você busca em um pneu estabilidade em pistas molhadas e ter melhor performance em aquaplanagem, olhe a aderência em piso molhado buscando as melhores notas.


👉 Se você busca um rolamento sem tanto esforço para o pneu, olhe a resistência ao rolamento pensando nas notas mais altas. Agora, se você quer um pneu mais "pé no chão", as notas mais medianas neste ponto serão mais indicadas, pois uma maior resistência gera um grip mais forte.


👉 Se você busca um pneu silencioso, o nível de ruído mostrará o índice sonoro que esse pneu atinge.


Independente da nota que estiver na etiqueta, se o pneu contê-la, é porque ele é um pneu aprovado pelo Inmetro e apto para rodar no Brasil!


TESTES INDEPENDENTES

Os testes independentes ajudam você a ter um critério maior. São, na maioria das vezes, realizados por revistas e empresas do setor automotivo, com especialistas que entendem muito do assunto!


Nesses testes, critérios de dirigibilidade, conforto, durabilidade e muitos outros pontos podem ser analisados, assim como a performance como um todo na estrada.


Busque por testes independentes confiáveis e assegurados como das próprias fabricantes de pneus, de revistas brasileiras como Carro Online, evo, Quatro Rodas e até mesmo avaliações internacionais como: AutoBild, ADAC, AutoMotorSport, Vi Bilägare, Quattroruote e etc.


ORIENTAÇÃO DE UM ESPECIALISTA

A orientação de um especialista é sempre muito assertiva, pois além de trazer opções que se encaixam dentro da suas necessidades como economia, custo-benefício, qualidade e assim por diante, ele irá te auxiliar em todas as suas dúvidas em relação aos pneus, seja ela qual for, tudo para auxiliar no pneu certo para seu veículo além de evitar que você compre o pneu errado!


Se você tem alguma dúvida sobre modelos ou marcas específicas, entre em contato com nossos especialistas através da nossa central de atendimento: Telefone (47) 3512-8484 ou WhatsApp (47) 9 9999-5584.




O conteúdo te ajudou?


Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que auxiliamos você. 😃


📱 Não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram

336 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 bình luận


Khách
23 thg 4

Não aparece o pneu q pesquisei 265 70 16 Goodyear

Thích
Achei Pneus
Achei Pneus
23 thg 4
Phản hồi lại

Olá! Tente pesquisar no nosso site oficial. Deixei um link para você a seguir, é só clicar que será redirecionado para nossos pneus Goodyear nessa medida: https://www.acheipneus.com.br/pneu/265/70/16?marca=61 😉

Thích
bottom of page