top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Pneus importados valem a pena? Saiba tudo sobre esse tipo de pneu

Ao procurar por pneus, uma das principais perguntas dos motoristas é se vale ou não a pena comprar pneus importados (muitas vezes apenas associado à China) comparados ao custo-benefício, performance e durabilidade em relação aos nacionais.


Mas a verdade é que é um erro comparar apenas esses pontos e, principalmente, o local onde esse pneu foi fabricado! Neste artigo, vamos trazer para você: o que são pneus importados, o que analisar em um pneu importado para ver se atende às suas expectativas/necessidades e ainda mostrar por que vale a pena investir em um pneu desse tipo sem medo!


Veja o que você encontrará no artigo referente aos pneus importados:


O que são pneus importados

mapa com importação de pneus

Pneus importados são aqueles que não são fabricados no Brasil, mas em outros países, geralmente vindos da Ásia ou da Europa. Eles podem ser de marcas reconhecidas mundialmente, como Michelin, Pirelli, Bridgestone e etc., ou de marcas menos populares como Linglong, Atturo Tires e Saferich.


É comum classificarmos as marcas mais conhecidas como “nacionais” devido às suas popularidades, mas apenas são classificados como nacionais os pneus produzidos dentro do nosso território, independentemente da marca. Há, ainda, a classificação internacional. Entenda as duas:


Pneus nacionais: são aqueles produzidos no Brasil, seguindo as normas e os padrões do Inmetro, que é o órgão responsável pela certificação e fiscalização dos pneus no país. Os pneus nacionais podem ser de marcas internacionais, como Michelin e Bridgestone, que possuem fábricas no território nacional, ou de marcas nacionais, como Firestone e Dunlop, etc. Os pneus nacionais devem atender aos requisitos mínimos de qualidade, segurança e desempenho estabelecidos pelo Inmetro.



Pneus internacionais: são aqueles produzidos em outros países, mas que são destinados ao mercado global, ou seja, que podem ser vendidos em vários países, inclusive no Brasil. Eles também devem seguir as normas e os padrões do Inmetro, caso contrário, não podem ser comercializados no país. Os pneus internacionais podem ser de marcas mais conhecidas, como Pirelli, Continental, Hankook e etc., ou de marcas que estão se construindo no mercado de pneus, como Xbri e Aptany.


Qual a diferença dos pneus nacionais para os importados

A principal diferença entre os pneus nacionais e os importados é a origem de fabricação. Os pneus nacionais são produzidos localmente, muitas vezes atendendo às especificações e demandas do mercado interno. São frequentemente mais acessíveis em termos de preço, além de terem boa disponibilidade.


Por outro lado, os pneus importados são fabricados em outros países e podem oferecer tecnologias avançadas, materiais especiais e uma gama mais ampla de opções de modelos e marcas. Dependendo da marca, os pneus costumam ser reconhecidos por sua qualidade superior, embora sejam, em muitos casos, mais caros — falando em pneus importados vindos da Europa — devido a impostos de importação e logística, além é claro, do peso que a marca carrega no cenário mundial.


Como saber se meu pneu é importado?

DOT do pneu

Existem pneus importados de vários países, como Coreia do Sul, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Turquia, Índia, etc. Além disso, existem pneus importados de países europeus, como França, Itália, Alemanha, Espanha, etc.


A origem dos pneus importados pode ser verificada pelo código DOT (Departament of Transportation” em inglês). É uma sequência padronizada de letras e números que identifica o país, a fábrica, a data e o lote de fabricação do pneu e é adotada por todas as fabricantes no mundo.



Pneu importado é bom?

Assim como todo pneu, a qualidade vai depender de vários fatores: marca, modelo, adequação ao veículo, o uso correto, condições de estrada e etc. A maioria dos pneus comercializados no Brasil é importada, seja da Europa ou Ásia.


O que precisa ser levado em conta é que existem pneus importados de alta qualidade, que oferecem bom desempenho, durabilidade e segurança, e pneus importados que podem apresentar pontos menos vantajosos como desgaste precoce e baixa resistência ao rolamento.


>>> E antes que você pense o contrário, pneus importados são bons, sim!


Desse modo, um índice que você pode ficar atento é a etiqueta Inmetro (que já falamos anteriormente), com ela, você sabe que o pneu comprado atende aos requisitos de qualidade especificados para o Brasil, ou seja, são bons pneus, confiáveis e seguros!


Por isso, pesquise bem antes de comprar pneus, independente da origem, verificando as avaliações dos consumidores, dos especialistas e dos órgãos reguladores.


Qual marca de pneu importado é boa?

A escolha de uma boa marca de pneus importados depende do perfil do motorista, das condições de estrada e das preferências individuais. O que pode ser um bom pneu para você e seu carro, outro motorista pode ter uma experiência diferente.


Podemos afirmar que toda marca de pneus comercializada no Brasil é boa, se aprovada pelo Inmetro e outros órgãos reguladores, atendendo certificações como ISO 9001 e ISO TF.


Talvez você esteja se perguntando “vale a pena comprar pneu importado?”.

Logo, a resposta é sim, vale a pena comprar pneus importados!


No aspecto custo-benefício, os pneus importados são uma ótima alternativa. Eles geralmente vêm ao Brasil com preço mais acessível — considerando pneus importados vindo da Ásia — do que os nacionais.


Procurando bem em vendedores confiáveis como nós da Achei Pneus, que já possuímos mais de 40 anos de experiência no ramo de pneus e sete com a expertise em venda online você encontra marcas tão boas quanto ou até melhores que as nacionais com condições facilitadas e preço justo.


+ Encontre as melhores marcas nacionais e importadas em nosso site, clique aqui e compre o seu pneu!


Pneu importado é seguro?

Sim, pneus importados são seguros! Como já comentamos por aqui, para que os pneus sejam comercializados no Brasil, é preciso que passem por testes e avaliações de parâmetros de segurança, durabilidade, resistência e demais métricas. Dessa forma, os pneus precisam ser aprovados pelos órgãos fiscalizadores do Brasil.


As fabricantes tendem a investir em tecnologia e testes rigorosos para garantir a segurança de seus pneus. No entanto, é crucial verificar se os pneus estão em conformidade com as regulamentações brasileiras, já que cada país pode ter exigências específicas para garantir a segurança dos veículos.


Importados x nacionais: quais os melhores pneus?

Pneus nacionais x importados

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois o melhor pneu pode variar de acordo com o tipo de veículo, o tipo de terreno, o estilo de condução, entre outros. Além disso, o melhor pneu vai depender da preferência pessoal de cada motorista, pois alguns podem priorizar o conforto, outros a economia, outros a esportividade e por aí vai.


No entanto, alguns critérios que podem ajudar a escolher o melhor pneu são:

  • A reputação da marca;

  • A certificação do Inmetro;

  • A adequação às especificações do fabricante do veículo;

  • A garantia do produto;

  • Os testes nos pneus e indicações de outros motoristas;

  • As avaliações e recomendações de especialistas.


Se tem alguma dúvida sobre pneus nacionais ou importados, entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp que auxiliamos você! 📱


Qual pneu dura mais nacional ou importado?

A durabilidade de um pneu é resultado de um conjunto de vários fatores, incluindo a maneira como são usados, a pressão correta dos pneus, alinhamento e balanceamento, essenciais para maximizar a vida útil de todos os pneus, independentemente de serem nacionais ou importados.


É difícil apontar uma quilometragem exata da duração ou desgaste de um pneu, pois ela pode variar muito!


Quantos km dura um pneu importado?

Podemos dizer que a durabilidade ou desgaste dos pneus importados não vai ser impactada pelo fator “onde foi fabricado” e sim, fatores como os compostos aplicados nesse pneu, as tecnologias adotadas pelas fabricantes e o uso desse pneu no dia a dia, conforme cada motorista, além das manutenções regulares que abrangem calibragem constante e rodízio de pneus periodicamente.



Qual o melhor pneu importado?

Há várias marcas de pneus importados de renome mundial. Entre eles; a Michelin se destaca por sua tecnologia inovadora e durabilidade; a Bridgestone é conhecida por seu desempenho em condições variadas; a Pirelli é reconhecida por seus pneus esportivos; e a Continental por sua segurança e conforto.


Outras marcas que estão ganhando espaço entre as opções importadas são as asiáticas Aptany e Saferich com suas variedades de pneus, a Linglong entre as maiores fabricantes de pneus do mundo, a XBri com fornecimento de pneus para todos os tipos de veículos e entre outras marcas.


Pneu importado marcas

Aqui em nosso blog já destacamos diversas marcas de pneus nacionais e importados. Separamos cinco opções para marcas europeias e cinco asiáticas para você conhecer algumas das marcas que temos disponíveis em nosso site!


Para saber mais sobre cada uma delas, é só clicar no botão correspondente!


Aptany: Uma marca de pneus chinesa, pertencente à Wanli Tire Corporation Limited, que projeta e fabrica pneus para carros e caminhões. Oferece pneus de baixo custo, com qualidade elevada e ótimo acabamento. Utiliza tecnologia de ponta e inteligência artificial para garantir a confiabilidade de seus produtos.

Marca Aptany

Bridgestone: A líder mundial em pneus e borracha, com origem no Japão. Produz pneus para uma ampla gama de veículos, desde carros de passeio até aviões comerciais. Tem como compromisso oferecer soluções seguras, eficientes, inteligentes e ecológicas para a mobilidade.

Marca Bridgestone

Continental: Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, com sede na Alemanha. Oferece soluções para diversos tipos de veículos, como carros, motos, caminhões e bicicletas. Destaca-se pela inovação, sustentabilidade e qualidade de seus produtos.

Marca Continental

Forceland: Uma marca de pneus de Singapura, que possui excelentes opções de pneus para veículos de passeio até off-road. Seus pneus possuem qualidade, durabilidade e preço acessível. Conta com o uso de altas tecnologias e um sistema totalmente automatizado na fabricação de seus pneus.

Marca Forceland

Goodyear: Uma das principais marcas e líderes em inovação tecnológica na indústria de pneus, com sede nos Estados Unidos. Fornece pneus para carros, SUVs, caminhões, ônibus e veículos fora de estrada. Tem como objetivo oferecer a melhor experiência de condução, com conforto, desempenho e segurança.

Marca Goodyear

Hankook: Uma marca de pneus coreana, que é uma das líderes globais em inovação e tecnologia de pneus. Oferece uma variedade de produtos para diversos tipos de mobilidade, como carros, SUVs, caminhões, ônibus e veículos elétricos. Busca oferecer soluções seguras, eficientes, inteligentes e sustentáveis para a mobilidade.

Marca Hankook

Michelin: Uma das mais renomadas e respeitadas marcas de pneus do mundo, com origem na França. Fabrica pneus para carros, motos, SUVs, caminhões, tratores e bicicletas. É reconhecida pela sua excelência em tecnologia e design, bem como pela sua atuação na gastronomia, com o famoso Guia Michelin.

Marca Michelin

Pirelli: Uma das mais antigas e prestigiadas marcas de pneus do mundo, com origem na Itália. Produz pneus para carros, motos, SUVs, caminhões e veículos esportivos. É conhecida pela sua tradição e paixão pelo automobilismo, sendo a fornecedora exclusiva da Fórmula 1.

Marca Pirelli

Saferich: Uma marca de pneus do grupo Shandong Energy, um dos maiores conglomerados da China, especializada nos segmentos de caminhões leves UHP e On/Off Road. Oferece uma ampla gama de opções, desde pneus de uso urbano para todas as estações até pneus de tração para todo terreno. Usa uma variedade de tecnologias e materiais para garantir a segurança de seus pneus.

Marca Saferich

XBri: Uma marca de pneus chinesa, que faz parte da Sunset Tires Corporation, uma empresa que está presente desde 1988 no ramo das exportações, importações e distribuição de pneus. Oferece pneus de alta qualidade e seguros e possui uma ampla variedade de modelos e medidas.

Marca Xbri

Em nosso site você confere todas as marcas e medidas disponíveis para seu veículo. Acesse www.acheipneus.com.br.



Portanto, ao escolher entre pneus importados ou nacionais, é essencial ponderar suas necessidades específicas, pesquisar sobre a confiança da marca e considerar o custo-benefício a longo prazo.


Consultar um especialista da área também pode ajudar na tomada de decisão, garantindo que os pneus escolhidos atendam às demandas do veículo e suas necessidades de direção.


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais! Por lá, você fica sabendo de promoções e conteúdos novos. 📲 Siga a Achei Pneus no Facebook e Instagram.

3.499 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Guest
Dec 05, 2023

Top!!! faltou apenas falar da marca Itaro... talvez é pq ela é vendida somente pela concorrência, a marca não foi abordada; sem mais delongas, não é a origem que define e sim a qualidade do pneu.

Like
Achei Pneus
Achei Pneus
Dec 29, 2023
Replying to

É muito importante conhecer as qualidades de cada modelo, independente da marca ou origem, por isso a Achei Pneus está sempre disposta a auxiliar clientes com dúvidas! 😉

Like

Guest
Dec 04, 2023

Parabéns pelas indicações é muito importante para pessoas que tem dúvidas! Gostei

Like
Achei Pneus
Achei Pneus
Dec 29, 2023
Replying to

Qualquer outra dúvida, nossos canais de atendimento estão sempre dispostos a auxiliar! Inclusive perguntas mais técnicas. 😉

Like
bottom of page